Funarte lamenta morte da atriz Yoná Magalhães

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lamenta a morte da atriz Yoná Magalhães, ocorrida nesta terça, 20 de outubro, no Rio de Janeiro. Carioca do bairro do Lins de Vasconcelos, a atriz tinha 80 anos e estava internada desde setembro devido a problemas cardíacos.

Yoná Magalhães começou a carreira no rádio em 1954 e, no mesmo ano, foi para a extinta TV Tupi. Ao longo de sua trajetória, interpretou mais de 60 papéis. Além do rádio e da TV, atuou também no teatro e no cinema. Entre os trabalhos de destaque está a participação no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, considerado um dos marcos do Cinema Novo. Na televisão, somente na TV Globo, foram mais de 30 novelas: Eu Compro Esta Mulher (1966), Uma Rosa com Amor (1972), Roque Santeiro (1985), entre outras. A última novela em que atuou foi Sangue Bom, em 2013.

Em entrevista ao projeto Brasil Memória das Artes, da Funarte, a atriz Yoná Magalhães relembrou a participação em uma das montagens da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. Em 1965, ela interpretou a protagonista Alaíde e conta como conheceu o dramaturgo.

Leia aqui a entrevista da atriz ao projeto Brasil Memória das Artes, da Funarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *