Roberto Bomtempo e Miriam Freeland apresentam ‘Tomo suas mãos nas minhas’ no Teatro Glauce Rocha

Reconhecido pela crítica especializada como um dos melhores espetáculos de 2010 e indicado ao Prêmio Shell de Teatro de 2011 em quatro categorias (ator, atriz, cenário e iluminação), Tomo suas mãos nas minhas tem curta temporada – de 12 a 15 de novembro, no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio (RJ). A montagem faz parte da programação do projeto Em Cena Para Todos, vencedor do edital de ocupação do teatro da Funarte.

A peça conta a história de amor entre o dramaturgo russo Anton Tchekhov e Olga Knipper. O texto é baseado na correspondência amorosa dos dois: ela, uma jovem atriz iniciante; ele, um escritor renomado mais velho e já doente de tuberculose. O casal se conhece em uma leitura de A Gaivota, no Teatro de Arte de Moscou. Devido ao clima gélido daquela cidade, Tchekhov passava uma boa parte do ano em Ialta, longe de Olga, que precisava permanecer em Moscou por conta dos seus compromissos com o teatro. Esta situação gerou uma intensa troca de correspondência entre os dois. Ao todo, foram mais de 400 cartas durante o período de seis anos de convivência que se encerra com a morte prematura do autor.

O espetáculo mostra uma faceta da vida de um dos maiores dramaturgos da história do teatro. Essa obra possui várias camadas de compreensão, podendo ser interpretada tanto como uma história de amor, passando pelo processo de angústia e criação do autor, como um revival dos ensaios e representações do Teatro de Arte de Moscou, fundado e dirigido por Constantin Stanislavski e Vladimir Niemirovitch-Dantchenko, figuras mitológicas da dramaturgia mundial.

Estrelado pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo, Tomo suas mãos nas minhas é um espetáculo delicado e emocionante, que tem sido extremamente bem acolhido pela crítica e pelo público. Na época da estreia, no Rio de Janeiro em 2010, Bomtempo afirmou: “Estou vivendo um momento muito especial: o desafio de interpretar um personagem com o qual me identifico completamente. É um privilégio personificar Tchekhov, que era querido, digno e ético”.

A crítica teatral Bárbara Heliodora, falecida em abril deste ano, classificou Tomo suas mãos nas minhas como “um espetáculo comovente e apaixonante, realizado com toda a dedicação que Tchekhov merece“.

Sobre a ocupação Em Cena Para Todos
Idealizado pela produtora carioca Ymbu Entretenimento, o projeto Em cena para Todos visa à ocupação e promoção do Teatro Glauce Rocha, com espetáculos e artistas renomados, além de novos talentos das artes cênicas no país. O projeto prevê, ainda, oficinas de Artes Cênicas, Teatro para Jovens, Expressão corporal e dramaturgia. O objetivo é dar oportunidade a artistas já formados e, ainda, novos candidatos a seguir a profissão de ator/atriz. Um diferencial é a oficina de Teatro para Jovens, com diretores especializados e com sucessos em cartaz dentre o público.

FICHA TÉCNICA:
Texto: Carol Racamora
Direção e Adaptação: Leila Hipólito
Elenco: Miriam Freeland e Roberto Bomtempo
Iluminação: Maneco Quinderé
Cenário: Fernando Mello da Costa
Figurino: Kika Lopes
Produção: Movimento Carioca

SERVIÇO:

Tomo suas mãos nas minhas

De 12 a 15 de novembro
Quinta, sexta e sábado, às 19h e domingo, às 18h

Ingresso: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia entrada e clientes Metrô Rio)

Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos
Gênero: Drama
Capacidade: 202 Lugares

Local: Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
(Próximo à Estação Carioca do Metrô Rio)
(21) 2220-0259

Projeto contemplado pelo edital de Ocupação do Teatro Glauce Rocha 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *