Neste sábado, 7 de novembro, o Grupo Instante ingressa na dramaturgia infantil com o espetáculo A Primeira Palavra, que permanecerá em cartaz na Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural da Funarte até 20 de dezembro.
A montagem é a segunda estreia do grupo na Funarte, dentro da Ocupação Razões 25 Anos, organizada pela Cia. Razões Inversas. Outra peça inédita, A Espera Dela, dirigida ao público adulto, também está em temporada na Carlos Miranda até 20 de dezembro.
Com texto de Maria Claudia Mesquita e direção de Dayane Porto, A Primeira Palavra é, segundo, elas, “uma história sobre a inspiração para se criar uma nova história”. Em uma grande biblioteca cheia de livros de todas as formas, tamanhos e cores, três meninas brincam de ler e escrever e, “de tanto brincarem com as palavras, mundos fantásticos se abrem a partir da imaginação”.
Durante a aventura, imaginário e memória levam à compreensão de como nascem os personagens, como eles ganham vida e como são criadas as narrativas. A trilha sonora é executada ao vivo por Maria Claudia Mesquita, que compôs as duas canções tema do espetáculo.
No elenco estão as atrizes Ana Carolina Godoy, Indy Tavares e Renata Maia. A diretora Dayane Porto também participa ao vivo das apresentações, narrando partes do texto. A supervisão artística é de Paulo Marcello, ator fundador da Cia. Razões Inversas ao lado do diretor Márcio Aurélio.
“A Primeira Palavra é um convite ao amor à leitura, ao exercício da imaginação e à criação”, resumem os atristas do grupo.
Sobre:
Maria Cláudia Mesquita: escritora, cursa pós-graduação em Roteiro e Dramaturgia na Escola Superior de Artes Célia Helena. Participou de oficinas de escrita criativa com Noemi Jaffe (Casa do Saber – 2015 e 2010) e Marcelino Freire (B_arco – 2012/2013). Em 2012 e 2013, integrou as antologias Tatuagem e Proibido Para, coordenadas por Marcelino. Em dezembro de 2012, dentro da Ressaca da Balada Literária, apresentou seu show em parceria com o violonista Rudy Arnaut no Centro Cultural B_arco. Fundou e integra o Grupo Instante, onde escreveu textos, em colaboração com o grupo, que compõem a peça A Espera Dela. É autora do texto do espetáculo infantil A Primeira Palavra.
Renata Maia: formada pelo Teatro Escola Célia Helena com especialização no Gitis- Faculdade de Artes de Moscou, atua como atriz desde 2005. Atualmente está se apresentando em quatro espetáculos: os infantis A Primeira Palavra (Grupo Instante), Chapeuzinho Vermelho e João e Maria (Cia. Le Plat du Jour); e o adulto Roteirizados- Nossa Vida por Escrito, no Teatro Augusta. É também bailarina, cantora, palhaça e publicitária.
Ana Carolina Godoy: atriz, graduada pela UNICAMP em 2004. Em 2006 protagonizou o espetáculo Leonce e Lena, de George Buchner, dirigida por Gabriel Vilella, e na peça de dança-teatro Wottan, dirigida por Fabio Mazzoni e coreografada por Sandro Borelli. Atuou nas novelas televisivas Eterna Magia (direção de Ulysses Cruz) e Vende-se um Véu de Noiva (dirigida por Leo Rangel). Em 2012 e 2013 trabalhou com Cacá Carvalho na Casa Laboratório das Artes do Ator, onde também trabalhou com diversos artistas como Gey Pin e Silvia Pasello (da Fundazione Pontedera) da Itália, Luis Alberto Alonso, (do Odin Theater) Laila Garin e Celina Sodré.
Indy Tavares: bailarina e atriz. Como atriz formou-se no curso técnico profissionalizante do Teatro Escola Celia Helena. É bailarina do Grupo Scala Mi com Isabel Mano e do Espaço Obra Prima. Atualmente leciona balé para crianças na Casa de Cultura Tendal da Lapa e integra o Grupo de teatro Instante, que estreou dois espetáculos inéditos no ano de 2015: A Espera Dela, em julho, e agora em novembro o infantil A Primeira Palavra.
Dayane Porto: atriz e cantora, graduada pela Escola Superior de Artes Célia Helena, onde também se formou no curso profissionalizante para ator. Recebeu formação em canto popular pela Universidade Livre de Música Tom Jobim entre os anos de 1992 e 1996. Atuou no espetáculo São Paulo Chicago, com direção e texto de Francisco Carlos, de abril a junho de 2014. Fez mais de 370 apresentações como atriz e produtora, incluindo turnê por todo o Brasil, no espetáculo Luis Antonio-Gabriela, com a Cia Mungunzá de Teatro, de 2010 a 2013. Ainda em 2013, fez a preparação vocal e de canto dos espetáculos Anatomia Woyzeck, da Cia Razões Inversas (direção de Marcio Aurélio) e Lou & Leo, (direção de Nelson Baskerville). No cinema, atuou no curta-metragem Ópio (2012), e ganhou o prêmio de Melhor Atriz, júri oficial e júri popular, na Mostra de Cinema Independente de Porto Alegre. Foi professora assistente de Interpretação na Escola Superior de Artes Célia Helena de 2009 a 2012.
Paulo Marcello: ator e produtor, é formado em Interpretação Teatral pela UNICAMP. Desde 1990 vem atuando na Cia. Razões Inversas, onde é fundador junto ao premiado diretor Marcio Aurélio. Seus mais recentes trabalhos, todos sob a direção de Marcio, são Anatomia Woyzeck, A Ilusão Cômica, Anatomia Frozen (Prêmios APCA e CPT), A Metafísica do Amor, Agreste (Prêmios APCA e Shell), Os Lusíadas, Arte da Comédia (Prêmio Shell), e Senhorita Else (Prêmios APCA e Shell), entre outros. Trabalhando com teatro desde 1982, fez sua estreia no espetáculo Prometeu Libertado, de Miroel Silveira. Em 1987 recebeu o prêmio de Melhor Ator no XI Festival de Teatro do SESC por sua interpretação no espetáculo Escorial, com direção de Cristiane Paoli-Quito. Como assistente do diretor Marcio Aurélio, trabalhou em espetáculos realizados pelo Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo e pelo Coral Infanto-Juvenil do Mackenzie em turnês realizadas pela Alemanha, Holanda e França nos anos de 96, 97 e 98, e nos espetáculos Os Lusíadas e Sossego e Turbulência no Coração de Hortência. Em 2006, fez sua estreia como diretor com o espetáculo Antes do Baile Verde, uma adaptação do conto de Lygia Fagundes Telles.
Ocupação Razões 25 anos
Projeto contemplado com edital público da Funarte em 2015
Espetáculo: A Primeira Palavra
De 7 de novembro a 20 de dezembro | Sábados e domingos, às 16h
Direção: Dayane Porto | Texto: Maria Cláudia Mesquita | Supervisão artística: Paulo Marcello | Elenco: Ana Carolina Godoy, Indy Tavares e Renata Maia | Cenografia: Lu Grecco | Figurino e visagismo: Marichilene Artisevskis | Trilha sonora original: Maria Cláudia Mesquita e Daniel Maia | Direção musical: Daniel Maia | Violão, voz e sonoplastia ao vivo: Maria Cláudia Mesquita | Narração: Dayane Porto | Fotos: Andreia Machado | Luz: Paulo Marcello | Assistente de iluminação: Silviane Ticher | Animação: Alex Fecchio | Costureira: Judite Gerônimo de Lima | Assessoria de imprensa: Ofício das Letras – Adriana Monteiro | Produção executiva: Jean Carlo Cunha | Direção de produção: Paulo Marcello | Realização: Razões Inversas Marketing Cultural e Grupo Instante
Duração: 50min | Classificação etária: recomendado para crianças a partir de 4 anos
Ingressos: R$10 (meia: R$5,00). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa. Não aceita cartão.
Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3662-5177