Projeto Conexões divulga programação de novembro do Galpão 3 da Funarte MG

A estreia de dois espetáculos – Controle de Estoque, nos dias 21 e 22 de novembro, e Madre, em cartaz a partir do dia 26 – está entre os destaques da programação no segundo mês de ocupação do projeto Conexões no Galpão 3 da Funarte MG, em Belo Horizonte. As duas montagens serão apresentadas, respectivamente, por duas companhias mineiras, o Coletivo Taz e a Zula Cia. de Teatro.

Ainda nesta semana, na próxima sexta, dia 13, será realizado o Seminário: Teatro e gênero, com Will Soares, Nina Caetano e Marina Viana. A partir das experiências com espetáculos que tratam de temas como performances de gênero e o universo trans, o ator Will Soares e a atriz e dramaturga Marina Viana lançam, em consonância com a performer e pesquisadora Nina Caetano, um olhar sobre as maneiras com que as questões de gênero vêm sendo pensadas na cena teatral. E, nos dias 14 e 15, a Cia Senhas de Teatro, do Paraná, apresenta seu espetáculo-instalação Homem Piano – Uma instalação para a memória, de Luiz Bertazzo e Sueli Araújo, inédito na capital mineira.

As atividades formativas do projeto também prosseguem em novembro, com a permanência de dois ateliês, além da realização do Seminário 3 – O Convivial, com Luciana Romagnolli. O Ateliê do Espectador convida o público para uma conversa sobre teatro com artistas, interessados, críticos e curiosos. Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 19h, e são coordenados por Soraya Belusi e Luciana Romagnolli. O objetivo é estimular a reflexão do espectador sobre arte, além de propor discussões sobre os espetáculos em cartaz. A atividade é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail horizontedacena@gmail.com O Ateliê de Dramaturgia Colaborativa, coordenado por Assis Benevenuto e Vinicius Souza, permanece como uma espécie de residência para que jovens dramaturgos da cidade possam construir, colaborativamente, um novo texto teatral.

Serviço

Ocupação Conexões

Data: até 22 de dezembro

Ingressos para os espetáculos: R$10 (inteira) e R$5 (meia)

Demais atividades: entrada gratuita

Inscrição para ateliês e oficinas: horizontedacena@gmail.com

Funarte MG

Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte (MG)

Informações: (31) 3213-3084

Programação de novembro

Espetáculo O Homem Piano
Cia Senhas (PR)
14 e 15 de novembro – sábado, às 21h; domingo, às 18h e às 20h

Sinopse: Neste espetáculo-instalação, ator e público compartilham o espaço-tempo do aqui e agora e tecem, juntos, a memória de um homem cuja história se constrói a partir de esquecimentos e lembranças coletivas. O trabalho foi iniciado em 2008 no projeto ‘Narrativas Urbanas: interferências e contaminações’, no qual os atores investigavam fatos reais com repercussão na mídia.  Uma criação compartilhada de Luiz Bertazzo e Sueli Araujo.

Ficha técnica
Dramaturgia e Direção: Sueli Araujo
Ator: Luiz Bertazzo
Preparação Corporal: Cinthia Kunifas e Mônica Infante
Desenho de Som: Ary Giordani
Desenho de Luz: Fábia Regina e Victor Sabbag
Ambientação do Espaço Cênico: Paulo Vinícius
Figurino e Consultoria Visual: Amábilis de Jesus
Direção de Produção: Marcia Moraes
Assistência de Produção: Lígia Oliveira
Design Gráfico: Adriana Alegria
Fotografia: Elenize Dezgeniski
Consultoria de Imagem: Luciana Barone
Realização: CiaSenhas de TeatroClassificação indicativa: livre

Espetáculo Controle de Estoque (estreia)
Coletivo TAZ (BH)
21 e 22 de novembro – sábado, às 20h; e domingo, às 19h

Sinopse: Controle de Estoque apresenta ao público a rotina do setor de recursos humanos de uma grande organização em que todos os funcionários se chamam Sandra. Testemunhas oculares da demissão de uma dessas Sandras, os integrantes do público têm a oportunidade de ocupar seu lugar, desde que mostrem capacidade e, sobretudo, disposição para fazê-lo.

Ficha técnica
Direção e dramaturgia: Daniel Toledo
Atuação: Alexandre de Sena, Daniel Toledo, Ludmilla Ramalho e Regina Ganz
Direção de arte: André Hallak, Daniel Toledo e Leandro Aragão
Criação audiovisual: André Hallak
Direção coreográfica: Guilherme Morais
Preparação vocal: Amanda Prates
Iluminação: Rodrigo Marçal
Produção: Aline PereiraRealização: TAZ

Espetáculo Madre (estreia)
Zula Cia. de Teatro (BH)
De 26 de novembro a 6 de dezembro – quinta, sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 19h

Sinopse: A partir de histórias reais de mulheres e mães, recolhidas através de entrevistas, cartas e depoimentos virtuais, este espetáculo coloca a figura da “mulher-mãe” como protagonista da história. Como as mulheres contemporâneas têm lidado com esta transformação em suas vidas? Algumas mulheres desejam viver esta experiência, outras não a querem mais e outras, enfim, nunca a quiseram. Quais as renúncias e consequências destas experiências? Qual o espaço que a mulher tem para expressar seus anseios, conflitos e vivências que fogem do socialmente aceitável? Através do encontro com diversas mulheres, a Zula Cia. de Teatro entra em contato com o universo da maternidade, para abordar este tema de uma forma mais humana e menos idealizada.

Ficha técnica
Realização: Zula Cia. de Teatro
Direção: Grace Passô
Assistência de Direção: Cristiano Araújo
Elenco: Andréia Quaresma e Talita Braga
Dramaturgia: Assis Benevenuto
Criação de luz: Cristiano Araújo
Cenografia: Eduardo Félix
Preparação Corporal: Joaquim Elias
Direção e edição de audiovisual: André Veloso
Psicanalista workshop “Mãe, mulher?”: Elisa Massa
Fotografia do espetáculo: Guto Muniz

Encontros, Seminários e Ações Formativas

Ateliê de Dramaturgia Colaborativa
Será realizado durante todo o projeto de ocupação, com encontros semanais (exceto em dias em que houver espetáculos), sempre às quintas-feiras, às 19h.
Coordenação: Assis Benevenuto e Vinicius Souza.

O Ateliê de Dramaturgia é um projeto gestado por Vinicius Souza e Assis Benevenuto como um espaço criativo de interlocução e prática de escrita teatral autoral. Iniciado em 2013, na Funarte MG, desde então vem fomentando a criação de textos teatrais contemporâneos por jovens autores de Belo Horizonte. O projeto chega ao terceiro ano com a proposição de experimentar outras formas de escritura cênica, que contemplem os modos de produção colaborativos fortemente presentes no teatro contemporâneo, ancorado na pesquisa de uma criação textual compartilhada. Em encontros quinzenais, os participantes formarão núcleos de trabalho, estabelecendo parcerias criativas para a elaboração de textos teatrais inéditos.

Vagas: 15
Público-alvo: Novos escritores e dramaturgos e pessoas interessadas em processos criativos dramatúrgicos
Inscrições:
horizontedacena@gmail.com

Ateliê do espectador
Será realizado durante todo o projeto de ocupação, com encontros semanais (exceto em dias em que houver espetáculos), sempre às quintas-feiras, às 19h.
Coordenação:
Soraya Belusi e Luciana Romagnolli.

A partir do entendimento de que o espectador é parte essencial do acontecimento cênico, a quem cabe também uma função criativa – a criação receptiva, conforme denominada por Jorge Dubatti (2007) –, propomos a realização de um ateliê continuado onde os espectadores possam partilhar experiências de fruição dos espetáculos vistos na programação do Conexões na Funarte, e em outros contextos, e serem estimulados para a elaboração do pensamento crítico e criativo sobre as obras, durante encontros quinzenais ao longo do semestre de realização do projeto. O objetivo é acompanhar as apresentações artísticas do período do projeto de ocupação, desenvolver a formação artística do cidadão, sua relação com as artes cênicas, a sensibilidade e o exercício critico, além de ampliar seu repertório. Os encontros acontecerão quinzenalmente, às quintas- feiras, em formato informal de debate entre os participantes, sob a orientação das críticas Luciana Romagnolli e Soraya Belusi, que contribuirão para provocar discussões e partilhar conceitos que aprofundem as relações de fruição de cada obra.

Vagas: 15
Público-alvo:
espectadores interessados, alunos e professores de escolas profissionalizantes e universidades de teatro e comunicação de Belo Horizonte
Inscrições:
horizontedacena@gmail.com

Seminário: Teatro e gênero, com Will Soares, Nina Caetano e Marina Viana
Data
: 13 de novembro
Horário
: 19h

O ator Will Soares (de Não Conte Comigo para Proliferar Mentiras) e a atriz e dramaturga Marina Viana, a partir das experiências com espetáculos que tratam de temas como performances de gênero e o universo trans, e a performer e pesquisadora Nina Caetano lançam um olhar sobre as maneiras como as questões de gênero vêm sendo pensadas na cena teatral.

Nina Caetano é pesquisadora da cena contemporânea, performer e dramaturga. Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP. Atualmente, coordena o Núcleo de Investigações FEminIstAS – NINFEIAS, no qual desenvolve o projeto ‘Corpos Estranhos, Espaços de Resistência’, centrado nas discussões sobre performatividade de gênero. É integrante do OBSCENA, agrupamento independente de pesquisa cênica, no qual atua como pesquisadora e performer.

Seminário 3: O Convivial, com Luciana Romagnolli
Data: 20 de novembro
Horário
: 19h

Luciana Romagnolli é jornalista, crítica de teatro e mestre em Artes/ Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG, com a pesquisa “Convívio e Presença como Dramaturgia”. Inscrições: horizontedacena@gmail.com

Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte no Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *