No ação, que alcança oito estados, programa de oficinas de capacitação do CCPF tem seu conjunto de temas ampliado
A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do Centro de Programas Integrados (Cepin) e do seu Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF), realiza, em Roraima e no Acre, a segunda e a terceira oficinas do Ciclo Fotografia, Periferia e Memória na Região Norte, no período de 9 a 18 de novembro. As aulas são gratuitas.
A iniciativa tem apoio da Representação Funarte Norte e Nordeste e da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura – RRN/MinC; das Secretarias de Estado de Cultura dos Estados de Roraima e Acre; e ainda dos dos outros estados envolvidos.
Fotografia, Periferia e Memória – A experiência de Américo Junior (Coletivo Pandilla) é o tema do segundo curso, ministrado pelo próprio fotógrafo, de 9 a 14/11, das 9h30m às 17hs, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi – Centro de Boa Vista (Roraima). As inscrições devem ser realizadas no local – no Departamento de Produção Cultural. Já a oficina Fotografia, Periferia e Memória – A experiência de A.F. Rodrigues, será realizada pelo próprio professor, de 14 a 18/11, das 9h às 18hs, na Biblioteca da Floresta, no Centro de Rio Branco (Acre). As inscrições devem ser realizadas através do envio por e-mail de formulário próprio, disponibilizado abaixo.
A carga horária dos dois cursos é de 45 h/aula. Há 30 vagas disponíveis para cada oficina.
Na Região Norte, o programa é também apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura do Tocantins; da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Centro Cultural Brasil Estados Unidos – Belém (PA).
Sobre o Ciclo Fotografia, Periferia e Memória
Iniciado no dia 3/11/2015, o Ciclo Fotografia, Periferia e Memória reúne onze oficinas gratuitas de capacitação, em oito estados das regiões Norte e Nordeste do país, O principal eixo temático tem como meta democratizar o acesso à linguagem fotográfica. Nele, será oferecido ao público o acesso a diversas técnicas. A ideia é capacitar os alunos a desenvolver trabalhos autorais de registro dos espaços populares, valorizando suas histórias e as práticas culturais de suas comunidades. O registro da memória surge através da captação dessas realidades – da seleção do que documentar; e de quais momentos decisivos e que características peculiares devem ser preservados.
No Nordeste, o programa conta com o apoio das Secretarias de Estado de Cultura dos Governos do Maranhão, Piauí e do Rio Grande do Norte; da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Sobre as oficinas
Oficina Fotografia, Periferia e Memória – A experiência de Américo Junior (Coletivo Pandilla)
Ministrante: Prof. Américo Junior
O objetivo da oficina é discutir a fotografia produzida nas periferias como meio de afirmação de uma singularidade ou coletividade, produzindo um caminho, desde a imagem, como geradora da memória desses espaços, até a fotografia, que pressupõe o imaginário como memória – e, portanto, é construtora de outros universos. Os participantes realizarão coletivamente, ao longo da oficina, uma releitura fotográfica da lenda de Macunaíma.
Américo Júnior é fotógrafo integrante do Coletivo Pandilla e da Agência Imagens do Povo. Pela agência, concluiu os cursos de Formação de Educadores em Fotografia Popular, Escola de Fotógrafos Populares e Fotografia, Arte e Mercado. Nos últimos anos, expôs, com o Coletivo, alguns trabalhos, como Ausência, Memórias Desenterradas e Perimetral.
Período: de 9 a 14/11, das 9h30 às 17h
Curso destinado a iniciantes
Carga horária: 45 h/aula
Nº de vagas: 30 – Inscrições gratuitas
Acessibilidade para idosos e pessoas que utilizam cadeiras de rodas
Local: Palácio da Cultura Nenê Macaggi
Praça do Centro Cívico, 84 – Centro – Boa Vista (RO)
Apoio Institucional: Secretaria de Estado de Cultura, Governo do Estado de Roraima
Inscrições: presenciais, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi/ Departamento de Produção Cultural (endereço acima)
Mais informações: tel. (95) 3621 3763
Oficina Fotografia, Periferia e Memória – A experiência de A.F. Rodrigues
Ministrante: Prof. A. F. Rodrigues
O Objetivo da oficina é discutir a fotografia que é produzida nas periferias brasileiras, enquanto produtora de memória e afirmação de singularidade. Ao longo de 30 horas aula será apresentado um painel sobre a chamada “fotografia popular”, com ênfase nos dez primeiros anos do Programa Imagens do Povo e na ação estético-política dos fotógrafos que por lá passaram, em relação aos seus projetos individuais.
A. F. Rodrigues é fotógrafo, formado pela Escola de Fotógrafos Populares em 2006. No mesmo ano, formou-se também na Escola Popular de Comunicação Crítica (Espocc), desenvolvida pelo pelo Observatório de Favelas. Graduado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UfrRJ) e licenciado em Geografia pela UFF. Compôs a equipe da Coordenadoria Especial de Comunicação da Cidade do Rio de Janeiro, atuando como fotógrafo. Em 2008 ministrou aulas de fotografia no projeto Juventude Cidadã do Ministério do Trabalho, em Nova Iguaçu, e nas Oficinas de Pinhole do Imagens do Povo/Observatório de Favelas. Participou de várias exposições, dentre as quais se destacam: “Olhar Cúmplice”, na Caixa Cultural RJ; Esporte na favela, no Centro Cultural Banco do Brasil – RJ (ambas também exibidas no Palácio do Planalto, em 2008); Mostra Belonging: an inside story from Rio´s favelas, Canning House, em Londres; Jogos visuais – Arte brasileira no PAN, na Caixa Cultural RJ, todas em 2007; As Muitas faces de Jorge, no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular RJ; e Prazer, sou do povo, no CCMLSL, em Santa Teresa (Rio de Janeiro – RJ), ambas em 2011.
Período: De 14 a 18/11, das 9h às 18hs
Curso destinado a iniciantes
Carga horária: 45 h/aula
Nº de vagas: 30
Acessibilidade para idosos e pessoas que utilizam cadeiras de rodas
Inscrições via internet
Baixe aqui o formulário de Inscrição,
Atenção: por motivos técnicos, este arquivo somente é acessível através dos navegadores Firefox Mozilla e Internet Explorer. Caso não utilize um destes, acesse o arquivo em PDF, abaixo, para preenchimento manual e escaneamento.
Acesse aqui o formulário em PDF
Os formulários devem ser enviados para o e-mail: preencha-o e o envie envie para o e-mail: marcia.fecury@gmail.com.
Local: Biblioteca da Floresta
Via Parque da Maternidade, S/N – Centro – Rio Branco (AC)
Apoio Institucional: Secretaria de Estado de Cultura, Governo do Estado do Acre
Ciclo Fotografia, Periferia e Memória
Roraima e Acre
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte – Centro de Programas Integrados/Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF)
Apoio institucional
Funarte – Representação Norte e Nordeste
Representação Regional Norte – Ministério da Cultura – RRN/MinC
Secretarias de Estado de Cultura de Roraima
Secretarias de Estado de Cultura do Acre
Mais informações
Funarte/Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF)
ccpf@funarte.gov.br