Ceará recebe segunda etapa de oficinas do ‘Cena em Construção’

"Flyer". Programação visual Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Secretaria de Cultura do Crato realiza a segunda etapa do ciclo de oficinas do Cena em Construção – Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas 2015 no Ceará.

As atividades, no período de 23 a 27 de novembro, serão: a Oficina de figurino, com Bia Junqueira (RJ), no Teatro Municipal Salviano Arraes; e a Oficina de montagem e operação de som, com Filipe Magalhães (SP), na Galeria da RFFSA. Ambos ficam no Centro. As inscrições estão abertas até o dia 21 e são gratuitas.

O novo programa na área de formação da Funarte leva as a doze estados das cinco regiões brasileiras. A iniciativa vem renovar o compromisso da Fundação com o resgate, a reciclagem e a difusão dos conhecimentos relacionados à composição da cena – iluminação, montagem cênica, caracterização, som e novas mídias. A primeira etapa das atividades no Crato foi de 9 a 13 de novembro.

Cena em Construção e seus objetivos

O programa Cena em Construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte e é Realizada pelo seu Setor de Formação, Pesquisa e Memória. A ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. São 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente.

A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 12 cidades visitadas. Seu objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Fundação pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho. Por meio do Cena em Construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, com vistas ao seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.

Os eixos temáticos

Cena em Construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015 é dividido em quatro eixos temáticos:

1. Montagem cênica – inclui: Cenografia; Oficina de segurança em montagem de palco; Cenotécnica e contrarregragem; Direção de palco; e Montagem cênica.

2. Som e novas mídias – inclui: Montagem e operação de som; Composição de trilha sonora para espetáculo cênico; Criação de vídeo para espetáculo cênico; e Montagem e operação de vídeo para espetáculo cênico.

3. Iluminação – inclui: Montagem e operação de luz; Criação de luz1 e 2; e Outras estratégias de iluminação para cena.

4. Caracterização – inclui: Criação de figurino1 e 2; Maquiagem; e Criação de adereços

O programa Cena em Construção é realizado em parceria com secretarias, fundações municipais e estaduais de cultura e universidades; e com o Serviço Social do Comércio (SESC). Outros municípios alcançados pelo programa também em novembro são: Rio Branco (AC), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Manaus (AM), Dourados (MS), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS). Consulte o cronograma abaixo e acompanhe a programação através do Portal da Funarte –www.funarte.gov.br.

Local: Galeria da RFFSA, localizada à Rua Ratisbona, s/n – Largo da RFFSA

Cena em Construção
Oficinas no Município do Crato (CE)

2ª ETAPA: 23 a 27 de novembro de 2015

Público-alvo: estudantes, profissionais e interessados em artes cênicas.

Inscrições: até 21 de novembro de 2015

Como se inscrever: os interessados preencher a ficha de inscrição online (http://goo.gl/forms/b6s3xjx0tY) ou realizar inscrição presencial, na sede da Secretaria de Cultura do Crato

Endereço: Rua Ratisbona, s/n – Largo da RFFSA

Horário de inscrições: das 8h às 14hs

Mais informações: (88) 3523 2365 ou culturacrato@gmail.com – Procurar Yarley Lima

Apoio: Secretaria de Cultura do Crato

Oficina de cenografia

Instrutor: Bia Junqueira (Rio de Janeiro – RJ)

Período: 23 a 27 de novembro

Horário: das 14h às 18h

Local: Hall do Teatro Municipal Salviano Arraes.

Rua José de Alencar (Calçadão), Centro – Crato (CE)

Nº máximo de participantes: 20

Objetivos:

– Os participantes vão pensar e estudar a cenografia como elemento criador e que oferece base para a construção de um espetáculo, de um evento, de uma exposição, ou de outra manifestação criativa – ou direcionada à comunicação de massa.

– Será desenvolvida nos alunos a sensibilização e percepção do seu entorno – desde as dimensões, proporções, objetos, cores, até os movimentos – como pesquisa e base da composição e do desenvolvimento de uma poética fundamentada num conceito e/ou uma dramaturgia.

– A importância do foco criativo sobre o espaço cenográfico e as novas abordagens da sua interação com as artes visuais, a arquitetura e o urbanismo.

Qualificação técnica da ministrante: Bia Junqueira é diretora de arte, cenógrafa e ciretora artística, especializada em conceituar e criar espaços, em múltiplas linguagens e aplicações: teatro, cinema, exposições e eventos. Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Artes Cênicas, obteve seu mestrado pela Univesité de la Sorbonne Nouvelle – Paris III (França). Morou na capital francesa por 11 anos. Lá trabalhou com diretores renomados, como Bob Wilson, Tadeuz Kantor e Patrice Chéreau, entre outros; e Lecionou na École Superieure du Spectacle. No Brasil, trabalhou com os diretores: Wolf Maia, Daniel Herz, Caco Ciocler, Michel Melamed, Guel Arraes, Walter Lima Jr e outros. É curadora e diretora do Tempo Festival – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro.

Oficina de montagem e operação de som

Instrutor: Filipe Magalhães (São Paulo – SP)

Período: 23 a 27 de novembro

Horário: 14h às 18h

Local: Galeria da RFFSA. Centro Cultural do Araripe, Centro. Crato (CE).

Nº máximo de participantes: 30

Objetivos da oficina: Ensinar o uso de equipamentos básicos, microfones e cabos;  diferenças entre as mesas digitais e analógicas; a leitura de mapa de palco; o teste de 20Hz_to_20kHz__Audio_Spectrum; montagem básica de caixas amplificadas; além de sonorizações em teatros e apresentações de rua. Despertar o conhecimento para o “foley” e as “paisagens sonoras”* aplicadas ao teatro.

Qualificação técnica do ministrante: Filipe Magalhães é produtor audiovisual, formado em organização e gestão de eventos. É técnico de áudio, especialista em som direto e captações externas, “foley” e “paissagens sonoras” *(composições de sonoplastia para cena). Como engenheiro de áudio e assistente de estúdio já gravou com: Duo Moviola; Juçara Marçal, Rita Maria, Manu Maltez, Projeto B, Estrambelhados, Zimbo Trio, Dulce Auriemo, Pano pra Manga, Romahals, Naná Vasconcelos, Dominguinhos, Swami Jr, Benjamim Taubkin, Paulo Gusmão, Octagom, Chico Saraiva, Quintal Brasil, Ricardo Hertz, Giana Viscardi, Barbatuques, Artmanha do Som, Roberto Sion, Sizão Machado, Edson Natale, Sergio Molina, Gil Jardim, Aquilo Del Nisso, Paulo Padilha, Ana Paula Lopes, Bob Cupini, Ana Fridman, Lincoln Antonio, A Barca, Lea Freire, Amilton Godoy, Incrível Mundo do Nada, Itamar Vidal, Marcelo Preto, Miguel Briamonte, Gilberto Assis, Maria Preá, Celso Mojola, Kiko Dinucci e SomoS, entre outros, ganhou o Proac 2013 para gravação de disco.
O artista realizou gravações externas dos seguintes nomes: Quintal Brasileiro, Maestro Zubin Mehta e Orquestra de Israel (Sala São Paulo), Gil jardim e Naná Vasconcelos (Teatro Santa Cruz) CD Dona Lindú (Garanhuns), Estrambelhados, Dudé Casado e manifestações populares como a Festa do Boi no Maranhão, Congadas, Moçambique, Maneiro Pau, Cavalhadas, Calango, Ciranda, Passaroas, Marujada, Festa do Divino, Carimbó, as bandas Cabaçal, Reisado, Coco e Os Penitentes – em diversos locais do País, com São Luiz do Paraitinga, Terreiradas, Cariri, Barbalha e no Pará.

Cena em Construção
Programa Funarte de oficinas de capacitação técnica em artes cênicas 2015

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas
Setor de Formação, Pesquisa e Memória

Acesse abaixo mais informações sobre outros circuitos de oficinas do Cena em Construção – 2015

Ceará – primeira etapa

Paraíba

Amazonas

Acre

Espírito Santo

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Rio de janeiro

Rio Grande do Sul

Paraná

________________________________________

Mais informações para o público
Fundação Nacional de Artes – Funarte
formacao.ceacen@funarte.gov.br
(21) 2279 8034

Mais informações para a imprensa
Funarte – Assessoria de Comunicação
ascomfunarte@funarte.gov.br