Nos dias 21 e 22 de novembro, sábado e domingo, o espetáculo Guerras Desconhecidas será apresentado, em São Paulo, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. A montagem, contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, conta a história de três guerras brasileiras que não aparecem na história oficial – a Guerra do Pau de Colher, a Guerra de São Bonifácio e a Guerra do Gatilheiro – e é encenada em uma barraca de ferro e lona (teatro mambembe). Além das apresentações gratuitas, a Cia. Estudo de Cena promove uma exposição de fotos, de Fernando Soledade, sobre a temporada do grupo nas cidades de Juazeiro, Canudos, Euclides da Cunha e UaUá, na Bahia (BA); além de registros de Alagoa Grande, Itabaiana e João Pessoa, na Paraíba (PB).
O espetáculo foi inspirado no caderno Guerras Desconhecidas do Brasil, escrito pelo jornalista Leonencio Nossa, e é dividido em atos que são apresentados por líderes latino-americanos que povoam o imaginário social de nosso continente: Lampião, Zapata, Pantera Negra e Santa Dica. O objetivo é remeter o público a alguns conflitos do século vinte e, dessa forma, revisitar a verdadeira história do Brasil ao se apresentar na região onde ocorreram alguns movimentos importantes. A peça também faz alusão a escritos dos palestinos Edward Said e Mahamud Darwich, do peruano Aníbal Quijano e do poeta da Martinica, Aimé Césaire.
Guerras Desconhecidas percorre lugares emblemáticos que foram referência para a composição do projeto e utiliza diferentes recursos, como jogos e brincadeiras populares, pantomimas e cenas bem poéticas, para retratar a história. A montagem já foi encenada em feiras, universidades, praças e ruas das cidades de São Paulo, Bahia, Paraíba e, agora, retorna à capital paulista, onde iniciou sua circulação, para encerrar a temporada, na UNESP. Em São Paulo, a Cia. se apresentou em locais como o Largo de São Bento, a Praça do Patriarca, a IX Mostra de Teatro de Rua de São Miguel Paulista e II Feira Antropofágica de Opinião – realizada no Memorial da América Latina – além do Clube Escola Tatuapé.
A proposta do grupo é levar o público a participar desse momento de troca e de valorização da memória e da cultura brasileira, por muitas vezes esquecidas. O espaço em que as apresentações acontecem foi criado pelo grupo em 2013. A chamada Barraca de Cena consiste em uma estrutura de ferro e lona, de trinta e seis metros quadrados, que difunde a experiência artística da companhia e tem o propósito de expandir sua arte mambembe para diferentes cidades do país.
Serviço:
Espetáculo de teatro mambembe Guerras Desconhecidas e exposição de fotos, da Cia. Estudo de Cena
Apresentações: Dia 21 de novembro – sábado, às 20h; e 22 de novembro, domingo, às 19h
Duração: 1h30
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita
Local: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (Estacionamento do Instituto de Artes) – Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda – São Paulo (SP)
Ficha Técnica
Concepção e produção: Companhia Estudo de Cena
Direção e dramaturgia: Diogo Noventa
Elenco: Anderson Oliveira, Cau Peracio; Juliana Liegel; Marilza Batista; Nei Gomes e Roberto Kroupa
Produção Executiva: Juliana Liegel
Direção musical: Iraci Tomiato; Juh Vieira; Lucas Vasconcellos, Vinícius Hoffman e Roberto Kroupa
Direção de Arte: Valter Mendes
Assistente de Arte: Danielly Abreu
Confecção do painel histórico: Marina Moll
Arte gráfica: Marcelo Berg
Xilogravura: Eduardo Ver
Registro foto/vídeo: Fernando Soledade
Apoio: Engenho Teatral
Projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014