Funarte recebe o ’10º Festival Brasília de Cultura Popular’

Foto: Tatiana Reis

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, será realizado, na Capital Federal, o 10º Festival Brasília de Cultura Popular. O evento anual celebra a singularidade e a riqueza cultural brasileira – com grupos do Distrito Federal, Pernambuco e São Paulo. A abertura, na sexta-feira, será no Centro Tradicional de Invenção Cultural (no Sul). Nos dias 28 e 29, sábado e domingo, as festas são no Complexo Cultural da Funarte, na área externa.

A Funarte receberá um dos grandes destaques do Festival: a Chegada do Calango Voador, no sábado. O CTIC é Ponto de Cultura e é reconhecido por suas “terreiradas”, noites de festa e troca de experiências entre grupos, com o público e com parceiros convidados.

Na edição comemorativa de 10 anos da programação do Festival Brasília de Cultura Popular, foram incluídas atividades culturais em 10 escolas da rede pública de Ensino do DF.

Realizado na forma de um encontro de união de culturas típicas do DF e dos outros estados, num grande festejo, a ação tem como principal objetivo o fortalecimento de uma tradição local e a promoção da cultura popular. Mas a proposta do Festival é ser mais do que isso, mas também tornar-se um festejo próprio da cidade – para seu povo, numa celebração a seus mitos, ritos e símbolos. a Pichaim Produções e a Cultura e Criatividade, parceiros na realização, dizem que os artistas participantes mostrarão a força das tradições populares no evento, que comemora “a tradição e a modernidade da cidade, através de ritmos, cores, danças, símbolos e mitos” – acrescentam.

Para a abertura (dia 27) está programada a Terreirada, no Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, que apresentará seu espetáculo O Amor é rio sem margem. Também haverá a apresentação do Maracatu Carneiro Manso (PE).

Mas o grande destaque do Festival é a apresentação Chegada do Calango Voador, no dia 28, na Funarte. “É um momento ritual, em que recebemos no festejo o ser sagrado do Cerrado, filho do Sol com a Terra, o Calango Voador. Criatura mística e encantada, é símbolo nascido e criado em Brasília, que vai chegar nas batidas do intenso som da Orquestra Alada Trovão da Mata”. Descrevem os organizadores. Vários artistas convidados vão se reunir para a encenação e se apresentar. Entre eles estão o grupo Casa Moringa (DF), Renata Rosa (PE), As Caixeiras (DF), Maracatu Carneiro Manso (PE), Coco Amazucado Raio de Luz (PE), Coco de Oyá (SP), Boi de Seu Teodoro (DF) além do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, com sua tradição tipicamente brasiliense. “O espetáculo promete maravilhar o público presente. com muita alegria e encantamento”, avisam os organizadores.

A proposta do Festival é mostrar a força das tradições populares do Brasil, além de instigar o imaginário popular local, com símbolos e criaturas fantásticas, da cidade e do cerrado. “Brasília, cidade mestiça fruto de um sonho que se edificou no Planalto Central, traz em sua essência a fúria criativa de um povo, inventada para acolher toda diversidade brasileira e unificar esse País, com dimensões continentais. A Capital se faz síntese cultural do país.”

Festival Brasília de Cultura Popular – 10ª edição

De 27 a 29 de novembro de 2015

Locais

  • Centro Tradicional de Invenção Cultural
    Endereço: 813 Sul (ao lado da Embaixada da China)
  • Complexo Cultural Funarte – área externa
    Endereço: Eixo Monumental, Setor Divulgação Cultural – Brasília (DF
    Tel.: (61) 3322 2076
    O ingresso para as atividades na Funarte é 1Kg de alimento não perecível.

Haverá ainda atividades em dez escolas Públicas do DF.

Programação

Dia 27/11 (sexta-feira) – Abertura

Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural (sede do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro) – Ponto de Cultura

21h – Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro – A Roda (DF)
23h – Maracatu Carneiro Manso (PE)

28/11/2015 (sábado)

Chegada do Calango Voador

Em evento público na área externa Complexo Cultural da Funarte, o Festival recebe diversos convidados e acontece a aguardada Chegada do Calango Voador.

15h – Causos e feitura de pé de moleque com as brincantes Luciana Meireles e Thabata Lorena (DF)
16h – Mamulengo Fuzuê (DF)
18h – Maracatu Carneiro Manso (PE)
19h – Coco de Oyá (SP)
20h – Boi de Seu Teodoro (DF)
21h – As Caixeiras – Coisas de Mulher (DF)
21h – Renata Rosa (PE)
22h – A Chegada do Calango Voador (DF)

29/11/2015 (domingo) – Encerramento

Convidados:
15h – Causos e feituras na cozinha caipira com a Boneca Flor (DF)
16h – As Caixeiras (DF)
18h – Coco Amazucado Raio de Luz (PE)
19h – Afoxé Alafin Oyó (PE)
20h – Maciel Salú (PE)
21h – Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro – Sambada (DF)

Projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e no Edital Oi Futuro
Patrocínio: Grupo Santa (hospitais Santa Lúcia, Prontornorte, Maria Auxiliadora e Santa Helena)

Apoio
Ministério da Cultura/Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretária de Cultura do Distrito Federal
Palco e Locação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *