Brasília recebe últimos shows do ‘Contemporâneos na Funarte’ em 2015

Imagem de vídeo do Projeto Amplifica - 2015

Realizado pela Fundação Nacional de Artes, em Brasília, o Contemporâneos na Funarte recebe, nos dias 15 e 16, terça e quarta-feira, às 21h, os últimos shows musicais do projeto, na Sala Cassia Eller – Complexo Cultural Funarte Brasília, em 2015. Na terça, Léo Cavalcanti se apresenta. Na quarta, é a vez do Duo Fernando Grilo e Rodrigo Maré Souza  A entrada é gratuita.

Artistas e bandas com perspectivas e concepções artísticas as mais distintas são reunidos no programa, criado em 2015, pelo Centro da Música da Funarte. A série de shows expressa tendências representativas da inovação musical no Brasil e também é realizada no Rio de Janeiro, na Sala Funarte Sidney Miller.

Contemporâneos na Funarte – Brasília

Dezembro de 2015 – próximas apresentações

Dia 15 Léo Cavalcanti
Dia 16 Duo Fernando Grilo e Rodrigo Maré Souza

Sobre os artistas

Dia 16, quarta – Fernando Grilo e Rodrigo Maré Souzashow Mulambo Jazzagrário

O flautista, multi-instrumentista, educador musical e arranjador carioca Fernando Grilo é criador do projeto instrumental Mulambo Jazzagrário, que atualmente desenvolve. Realiza residências artísticas, ocupações e apresentações, direcionadas ao estímulo e à popularização da música instrumental. Como educador, desenvolveu o método Música-Criativa, após experiências com o som no cotidiano; e depois de realizar trabalhos na Baixada Fluminense e em diversos outros locais da periferia do Rio. É estudioso de diversas linguagens musicais. “Acredito no resgate como a principal forma de construção do novo”, declara o artista. No Mulambo Jazzagrário, ele  busca experimentar “uma sonoridade contemporânea e original” e utiliza elementos da música tradicional com “insumos criativos e percepções sonoro-cotidianas, através da linguagem do Jazz”.
Rodrigo Maré Souza é percussionista e ator, em exercício desde 2006. Atualmente, toca na banda Los Chivitos. Foi integrante dos grupos Reciclasom, Partido Leve e Musik Fabrik. Ministra oficinas, em escolas públicas e no âmbito de projetos sociais da comunidade da Maré e em outros bairros da Zona Norte do Rio. No teatro, integra a Cia. Marginal, no Rio, desde 2008, compondo o elenco dos espetáculos Qual é a nossa cara?, Ô,Lili e In_Trânsito – e colaborou para a criação das trilhas sonoras desses últimos trabalhos. Foi ator do espetáculo Salve os prazeres, da Cia. dos Prazeres (Rio). Atuou também em várias montagens geradas na Oficina de teatro e interpretação do Programa Criança Petrobras, realizado na Maré.
Mais informações sobre o Mulambojazzagrário: https://www.facebook.com/mulambojazza
Mais informações sobre Rodrigo Maré Souza: https://pt-br.facebook.com/rodrigo.souza.1232760

Leia sobre alguns dos shows anteriores

Dia 15, terça – Léo Cavalcanti – Concerto voz e violão

O cantor, compositor, instrumentista, arranjador e produtor musical Léo Cavalcanti lançou seu primeiro trabalho solo, Religar, em 2010. O álbum recebeu elogios de consolidados nomes da nossa música, como Arnaldo Antunes e Adriana Calcanhoto. É considerado pela revista Manuscrita o melhor disco de música brasileira do ano. Com este álbum, sai em turnê pela Europa e por inúmeras cidades brasileiras. Ganhou o primeiro lugar no Festival da Semana da Canção Brasileira (2009), em São Luís do Paraitinga (SP). Ficou entre os melhores no Prata da Casa (SESC Pompéia). Foi convidado ao Abril pro Rock, por duas vezes. Participou dos programas Vozes do Brasil, de rádio FM, e do televisivo Som Brasil. Já se apresentou nos mais diversos espaços culturais, do Instituto Goethe ao Mundo Pensante (ambos em SP), e realizou muitas outras atividades – como, uma residência artística na Alemanha, em 2012, onde, posteriormente, gravou um videoclipe da música Get a heart. Em 2014, gravou seu segundo álbum, Despertador.
Leia mais sobre Leo Cavalcanti: http://www.leocavalcanti.com.br

Dia 10, quinta – César Lacerda – Paralelos & Infinitos – lançamento do disco em Brasília
Leia notícia em: https://sistema.funarte.gov.br/noticias-antigas/musica/cesar-lacerda_2015

Dia 11, sexta – Bruno Cosentino – apresentação de repertório do álbum Amarelo

O cantor e compositor Bruno Cosentino acabou de lançar o seu primeiro álbum solo: Amarelo, com apresentações em diversas casas de shows do país – especialmente nas cidades do Rio de Janeiro; no Ceará, em Fortaleza e no Cariri; em Recife (PE), Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo, capital, e Nova Iorque. Teve sua obra analisada por alguns dos principais jornais em circulação no país. Tem atuado também em outros projetos, como o Panapana, com as cantoras SaraHana, Pedrinhu Junqueira e Julia Shimura, entre outros.
Acesse aqui o release do artista
Mais informações: https://pt-br.facebook.com/BrunoCosentinoOficial
Sobre o disco Amarelo: http://www.brunocosentino.com/

Dia 12, sábado – Romulo Fróes – show de lançamento do álbum Por elas/sem elas

O trabalho do cantor e compositor paulistano Rômulo Fróes coleciona elogios da crítica: em 2012, seu grupo Passo Torto é contemplado como o melhor da MPB, no 23º Prêmio da Música Popular Brasileira. Em 2010, o jornal Folha de São Pauloconsiderou seu primeiro álbum como um dos cinquenta mais importantes da música brasileira da primeira década deste século: o disco Calado (2004). Foi apontado como um dos mais importantes artistas da nova geração em matéria de capa da revista Trip. Em 2008, foi anunciado pela revista Bravo! Como um dos nomes mais influentes de sua geração.
Leia mais sobre Romulo Fróes: http://www.romulofroes.com.br

Dia 13, domingo – Rico Dalasam – apresentação Fervo do Dalasam

Rico Dalasam é considerado por muitos como um dos artistas mais importantes da mais nova geração do hip hop – por sua personalidade e desempenho artístico; e pelo papel que tem ocupado no debate sobre cultura. Seu primeiro trabalho foi o EP Modo diverso (2015) – com algumas canções que já vinham sendo apresentadas, como Aceite-C e Riquíssima. Fez shows com o repertório desse disco, em diversos festivais e casas de show pelo Brasil. Já se apresentou nas principais capitais de mais de dez estados do país – isso quando contava pouco mais de um ano de carreira. A crítica especializada de alguns dos principais jornais e revistas de cultura – e de crítica social e política – do país tem destacado a força com que o rapper tem-se apresentado; sua expressividade e amplitude e a forma como sua música alcança diversos públicos. É o caso de matérias nas revistas Carta Capital, Veja e Rolling Stone; no jornal O Dia (RJ), no Diário de Pernambuco e no Jornal de Brasília; e nas emissoras de TV – como TV Brasil e Cultura (EBC), entre outras – nelas, o artista tem participado de programas, como o Esquenta e o Manos e Minas.
Acesse aqui o release do artista
Leia mais sobre Rico Dalasam: https://www.facebook.com/ricodalasam

Contemporâneos na Funarte – Brasília

Até o dia 16 de dezembro de 2015, sempre às 21h

Sala Funarte Cássia Eller
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – lote 2
Brasília (DF)
Tel.: (61) 3322 2025

Entrada franca
Distribuição de convites a partir das 19h. Sujeito a lotação.
Duração: 1h20

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música

cemus@funarte.gov.br

________________________________________

Informações para a imprensa
Funarte – Assessoria de Comunicação
ascomfunarte@funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *