Funarte MG apresenta o espetáculo ‘Ignorância’

O Quatroloscinco retorna com seu mais recente espetáculo, Ignorância, que marca os oito anos de trabalho do grupo. A peça fica em cartaz de 9 a 17 de janeiro, na Funarte MG, em Belo Horizonte, com sessões de quarta a sábado, às 20h e domingo, às 19h. Escrita e dirigida por Marcos Coletta e Assis Benevenuto, a peça discute a ignorância humana a partir de diversos aspectos que vão do âmbito cotidiano ao macrossocial.

Esta é a terceira vez que o Quatroloscinco participa do festival Verão Arte Contemporânea, o grupo já esteve no evento com os espetáculos É só uma formalidade (2010) e Outro Lado (2012).

O discurso de Ignorância se propõe político, em diálogo direto com a realidade atual, evita o senso comum e convida o espectador a se questionar sobre suas certezas. Os atores apresentam cinco breves situações, ora ironicamente cômicas, ora dramáticas, que expõem os contrastes da ignorância que acompanha a civilização. A encenação se pauta em uma estética simples, mas sofisticada, focando na performance dos atores, no jogo físico e visual com a cenografia e na relação direta com o espectador.

Ignorância é o quinto espetáculo de repertório do Quatroloscinco e continua a sua pesquisa em criação coletiva e dramaturgia autoral. Pela primeira vez, o grupo se dividiu nas funções criativas e se propôs a um processo de curta duração (cinco meses). Montado de forma independente, Ignorância contou com a parceria de diversos artistas mineiros, alguns trabalhando pela primeira vez com o grupo, como o iluminador Rodrigo Marçal, a bailarina Rosa Antuña, a pesquisadora vocal Ana Hadad, a figurinista Lira Ribas e o produtor musical Barulhista. O grupo também repete parcerias, como o cenógrafo Ed Andrade, agora com o reforço de Cristiano Cezarino, e os designers Filipe Costa e João Emediato, da Lampejo. O processo também incluiu uma série de ensaios abertos para artistas convidados como o dramaturgo Vinícius Souza, a diretora Sara Rojo, o ator Paulo André, o diretor Eid Ribeiro, entre outros.

No dia 13 de janeiro, após a sessão da peça, o Quatroloscinco lançará o livro de Ignorância. Editado em parceria com a Editora Javali e a Lampejo, a obra contará com o texto do espetáculo, imagens, críticas e textos de artistas que participaram do processo de criação. O grupo vem investindo na publicação de seus textos desde 2013, como maneira de fomentar a produção e difusão da dramaturgia contemporânea nacional.

Ignorância
Espetáculo teatral

De 9 a 17 de janeiro
De quarta a sábado, às 20h. Domingo, às 19h

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68, Floresta – Belo Horizonte (MG)

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

*Classificação indicativa: 14 anos

Equipe de Criação:
Texto e Direção: Marcos Coletta e Assis Benevenuto
Atuação: Rejane Faria e Italo Laureano
Orientação Vocal: Ana Hadad
Orientação Corporal: Rosa Antuña
Cenografia: Eduardo Andrade e Cristiano Cezarino
Figurino: Lira Ribas
Iluminação: Rodrigo Marçal
Trilha Sonora Original: Barulhista
Observadores de criação: Eid Ribeiro, Graziella Medrado, Paulo André, Sara Rojo e Vinícius Souza
Projeto Gráfico: Filipe Costa e JM Emediato – Lampejo
Fotografia de Divulgação: Felipe Messias
Fotografia de Cena: Guto Muniz – Foco in Cena
Video: Janaína Patrocínio – JPZ Comunicação
Produção: Maria Mourão
Realização: Quatroloscinco – Teatro do Comum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *