‘Ato de Comunhão’, com Gilberto Gawronski, circula pelo Nordeste

O ator Gilberto Gawronski (RJ) apresenta o monólogo Ato de Comunhão no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE), nesta sexta, 8 de janeiro e no sábado, dia 9, às 19h30.  Em sua passagem pelo Ceará, o espetáculo poderá ser visto, também, no Teatro Municipal Dorian Sampaio, em Maracanaú (CE), no domingo (10), às 18h. Todas as sessões têm entrada gratuita, e o trabalho não é recomendado para menores de 18 anos. Em circulação pelo Nordeste do país, Gawronski segue de Fortaleza para João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Natal (RN) e Mossoró (RN).

Em cena, um homem relembra três momentos de sua vida: o aniversário de oito anos, a morte da mãe e um jantar bastante peculiar com outro homem que conhecera pela internet. Livremente baseada num fato real que ficou conhecido na mídia como o do “canibal alemão”, a peça coloca no palco, com elaborada delicadeza, algumas complexidades perturbadoras da vida contemporânea. Tecnologia, conexão, solidão, instinto e civilização permeiam esta história verídica que oscila entre o moderno e o arcaico.

A performance de Gilberto Gawronski impressiona pela frieza e meticulosidade com que leva ao palco o relato feito pelo protagonista. O ator desenha traços psicológicos da figura representada, mantendo quase sempre o mesmo tom de voz e a mesma cadência rítmica, tanto nas passagens mais horripilantes quanto naquelas em que o humor predomina. O uso de recursos audiovisuais, operados em cena por ele, também tem recebido elogios da crítica especializada pelo refinamento na técnica.

O texto do argentino Lautaro Vilo, com tradução de Amir Harif, é inspirado na história real de Armin Meiwes que, em 2001, na Alemanha, foi condenado à prisão perpétua após confessar e relatar seu crime. A montagem estreou em 2011, no Rio de Janeiro, e tem direção assinada por Gawronski em parceria com Warley Goulart.

Ato de Comunhão fala de encontros ocasionais, solidão contemporânea e reflete sobre o uso de ferramentas virtuais para encontros afetivos”, explica o ator. A dramaturgia foi buscar na primeira infância cheia de traumas do personagem não uma justificativa, mas ao menos uma explicação para que ele chegasse a fazer o que fez. Meiwes, o “Canibal Alemão”, considera ter feito um favor à sua vítima, já que o outro desejava ser devorado.

Oficina

Contemplado pelo Prêmio de Teatro Myriam Muniz (2014), da Fundação Nacional de Artes – Funarte, o espetáculo Ato de Comunhão vai passar pelos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, nesta circulação. Além das apresentações, Gilberto Gawronski realiza uma oficina sobre  técnicas de oralidade e adaptação de noticiário midiático para a dramaturgia.

SERVIÇO:
Ato de Comunhão
Circulação Nordeste
De 8 a 23 de janeiro


Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza (CE)
Rua Conde D´Eu, 560 – Centro
De 8 a 9 de janeiro, às 19h30

Teatro Municipal Dorian Sampaio – Maracanaú (CE)
Rua Edson Queiroz, 5
10 de janeiro, às 18h

Centro Cultural Piolin – João Pessoa (PB)
R. Prof. Sizenando Costa, s.n
14 e 15 de janeiro, às 20h

Cine Teatro São José – Campina Grande (PB)
Rua Lino Gomes da Silva, s.n – São José
17 de janeiro, às 19h

Barracão Clowns de Shakespeare
Av. Amintas Barros, 4661 – Nova Descoberta
20 e 21 de janeiro, às 19h

Espaço Espetáculo – Mossoró (RN)
Rua Inácio Vale,187 – Planalto 13 de Maio
23 de janeiro, às 19h

Classificação: 18 anos
* Todas as apresentações são gratuitas.

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz (2014)

Trecho: https://www.youtube.com/watch?v=1RcRX9OLRnU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *