Solo de dança questiona relação corpo-sexualidade

Leandro Rivieri interpreta 'Efêmer@' na Funarte SP. Foto: João Maria

Efêmer@, o espetáculo-solo de dança contemporânea que a Cia. Domínio Público apresenta dia 28 de janeiro (quinta), no Complexo Cultural Funarte SP, soma linguagens à composição coreográfica. De caráter intimista, o espetáculo expõe pelo movimento da dança, pela palavra da cena teatral e pela linguagem videográfica “um corpo que se quer livre das categorizações impostas”.

A obra, que em 2014 recebeu o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), levanta questionamentos sobre a relação corpo-sexualidade, ao mesmo tempo em que incita o desejo de discussão e de debate, num diálogo direto com o público.

Ao confundir e desconstruir signos do masculino e do feminino, a performance do criador-intérprete Leandro Rivieri abre espaço para aflições, dúvidas, revolta e desamparo, em busca “de um corpo da alteridade”. Ou, como define o grupo, um ser que “não é masculino, nem feminino, nem gay, nem monstro”.

Com direção da bailarina e coreógrafa Holly Cavrell, “Efêmer@” surge como uma pergunta, uma imagem que “se mostra e se apaga para deixar inquietações”, revelando “as contradições existenciais de um ser humano constrangido pelas convenções e conveniências sociais, mas que simplesmente não pode negar seus impulsos internos , que desconhecem as regras de um mundo normativo”.

Sobre a Cia. Domínio Público: Criada em 1995 pela bailarina, coreógrafa e hoje professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Holly Cavrell, a Cia. Domínio Público tem o seu foco voltado à pesquisa em dança contemporânea. Busca desenvolver e aprofundar novas expressões de linguagem corporal, estimulando a criação, produção e circulação de espetáculos artísticos. O grupo é composto por profissionais graduados e mestres em Artes da Cena, vindos de áreas artísticas diversas, como a dança, música, teatro e cinema. Desde a sua criação, a cia. produziu 21 espetáculos (quatro deles em repertório) e duas videodanças, com os quais foi premiada em várias mostras, festivais e bienais de dança. Foi também contemplado por diversos editais de incentivo cultural de prefeituras municipais, Secretaria de Cultura do Estado de SP, Funarte, SESI, SESC e outras instituições, com destaque para o Prêmio Caravana Funarte Sudeste e Sul em 2005, ProAC – Produção e Circulação de Espetáculos em 2006, 2008, 2010, 2011, 2012 e 2013, Fundo de Investimento de Cultura de Campinas (FICC)em 2011 e Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012.

Espetáculo de dança contemporânea: Efêmer@
Dia 28 de janeiro | Quinta, 21h
Com: Cia. Domínio Público (Campinas, SP) | Direção: Holly Cavrell | Intérprete-criador: Leandro Rivieri | Concepção de iluminação: Rogério Cândido | Concepção de vídeo: João Maria | Arte gráfica: Julio Giacomelli

Duração: 45min | Classificação etária: 16 anos

Gratuito

Sala Arquimedes Ribeiro do Complexo Cultural Funarte São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *