Com o lançamento de Memória a dois, no dia 2 de março, quarta-feira, às 19h30, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro (RJ), a Fundação Nacional de Artes – Funarte presta homenagem a um dos grandes nomes do teatro brasileiro, o ator e diretor Sergio Britto.
Escrito entre abril e maio de 2011, meses antes da morte do artista, o livro é uma espécie de diálogo entre ele e o sobrinho, Paulo Brito. As lembranças, muitas vezes, se confundem com a luta de Sergio Britto pela vida e sua busca intensa para manter a lucidez e a esperança. A publicação de 184 páginas traz também fotos, a maioria do acervo da família do ator.
Memória a dois foi lançado também em São Paulo (SP), no dia 7 de março, segunda-feira, às 18h30, na Livraria da Vila, em Vila Madalena.
Acesse abaixo o “book trailer” do livro.
Memória a dois
Em Memória a dois, Sergio Britto exercita sua memória, relembra momentos de sua vida como a adolescência, os estudos de medicina, parte de sua trajetória profissional, além de movimentos importantes do teatro brasileiro e artistas com quem compartilhou experiências marcantes, como Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Nathalia Timberg, entre outros.
Quem assina o prefácio do livro é o médico e analista junguiano Walter Boechat, a quem o ator recorreu em 2005 para ajudá-lo com os conceitos da psicologia de Carl Gustav Jung para a peça Jung e eu. O monólogo, de Domingos de Oliveira e Giselle Kosovski, rendeu a Sergio, naquele ano, uma indicação ao Prêmio Shell de melhor ator.
Para Boechat, Sergio Britto surpreende a todos com sua força criativa ao buscar, em momento de extremo sofrimento, um caminho inesperado de resgate de sua memória, de suas imagens internas e de sua identidade. “Depois de legar para a cultura brasileira esses importantes diálogos, Sergio Britto nos deixou órfãos de sua rica presença. Este Memória a dois é sua derradeira obra criativa, uma mensagem de otimismo, força criativa e crença no poder espiritual da vontade. A reflexão que Sergio Britto faz para si mesmo ao terminar serve também para todos nós que o acompanhamos em sua trajetória de estrela fulgurante: ‘Agora é hora de esperar com calma e tentando não sofrer as próximas palavras’”.
Sergio Britto
Carioca de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, Sergio Pedro Corrêa de Britto nasceu no dia 29 de junho de 1923 e morreu em dezembro de 2011, aos 88 anos. Formado em medicina, ele trocou a carreira pelos palcos e dedicou sua vida ao teatro e à arte brasileira. Sua estreia foi em 1945, interpretando Benvoglio na montagem de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, no Teatro Universitário.
Ator, diretor e produtor, Sergio Britto fez parte de importantes companhias do teatro brasileiro, como Teatro do Estudante de Paschoal Carlos Magno, Teatro dos Doze, Cia. Maria Della Costa, Teatro de Arena, Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Foi também um dos fundadores do Teatro dos Sete, nos anos 1950, e um dos sócios do Teatro dos Quatro, na década de 80.
Durante sua carreira, recebeu os mais importantes prêmios de atuação e direção teatral, entre os quais três prêmios, como diretor, por Os Veranistas, de Gorki; Prêmio Molière Especial por Rei Lear, de Shakespeare; e Prêmio Mambembe por A cerimônia do Adeus, de Mauro Rasi. Dirigiu algumas óperas, como La Traviata e O Guarani.
Na televisão, foi pioneiro do teleteatro como criador, diretor e ator do Grande Teatro Tupi, que produziu mais de 450 peças. Participou de novelas, minisséries e especiais. Na TV Brasil, escreveu, dirigiu e apresentou o programa Arte com Sergio Britto, dedicado ao teatro e à arte de interpretar.
Em 2010, lançou sua biografia, O Teatro & Eu – Memórias, publicada pela editora Tinta Negra. O livro recebeu o Prêmio Jabuti 2011 na categoria Biografia.
Serviço
Memória a dois
Sergio Britto e Paulo Brito
Lançamento no Rio de Janeiro: 2 de março, quarta-feira, às 19h30
Livraria da Travessa – Shopping Leblon
Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon – Rio de Janeiro (RJ)
Lançamento em São Paulo: 7 de março, segunda-feira, às 18h30
Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo (SP)
Aquisição do livro
RJ – a partir do dia 2/03
Livrarias da Travessa e Livraria Mário de Andrade – Funarte – Rua da Imprensa 16 –
Centro, Rio de Janeiro
SP – a partir do dia 7/03
Livraria da Vila (SP)
A compra também pode ser solicitada através do e-mail: livraria@funarte.gov.br
Preço: R$ 30