A segunda etapa do Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira foi realizada no período de 23 a 25 de fevereiro, pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Associação Nacional de Violeiros do Brasil (ANVB). Os debates e apresentações musicais ocorreram no Complexo Cultural Funarte Brasília e na Pousada dos Angicos, em Brazlândia – também na Capital Federal.
Cerca de cem artistas, produtores musicais, pesquisadores e outros agentes ligados à música de viola caipira, de várias partes do país, participaram do evento. A principal proposta da iniciativa é fortalecer nacionalmente os diversos segmentos da produção da música de viola capira desse segmento, o que inclui a elaboração de um documento que reivindica uma política pública para o setor. Nomes como Zé Mulato & Cassiano, Roberto Corrêa e Fábio Miranda, que participou de uma mesa sobre cadeia produtiva, entre outros, participaram do Seminário – que incluiu debates sobre formação e educação, cultura caipira, difusão e distribuição, pesquisas e comunicação. O encontro marcou o início da preparação para o 1º Congresso Nacional de Viola Caipira, planejado para o segundo semestre de 2017, na Capital.
O Seminário foi idealizado pela (ANVB). A organização foi coordenada por Volmi Batista, integrante da Associação e presidente do Clube do Violeiro Caipiras de Brasília. A Sala Funarte Cássia Eller recebeu o único evento aberto ao público da programação: um ato público, com autoridades do Governo, no qual as propostas debatidas foram apresentadas. A seguir, foi apresentada uma roda de viola. Pereira da Viola, Arnaldo de Freitas, ex-integrante da banda que acompanhava Inezita Barroso e de Zé Mulato & Cassiano.
Um movimento pelo cultivo da música de viola caipira
Volmi Batista destacou, no Correio Braziliense, que a associação Nacional de Violeiros do Brasil está sempre fomentando o debate acerca do movimento da música e da viola caipira no país. “Em dezembro, tivemos um seminário mais regionalizado, desta vez vamos levantar debates em âmbito nacional. O objetivo é fazer um mapeamento dessa cadeia e produzir um documento para o poder público em prol de políticas públicas”, acrescentou o presidente do Clube do Violeiro. Ele comentou que os shows do Seminário foram uma “imersão na cultura popular”. Volmi lembrou que a entidade resgata a tradição da viola e que Brasília é pioneira de um curso de Viola Caipira, oferecido pela Escola de Música da cidade. Criada por Roberto Corrêa, a atividade hoje se estende à Escola Raphael Rabello.
Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira
23 a 25 de fevereiro de 2016
Sala Cássia Eller – Complexo Cultural da Funarte
Pousada dos Angicos (Incra 8, próximo a Brazlândia)
Realização: Associação Nacional de Violeiros do Brasil (ANVB) e Fundação Nacional de Artes – Funarte
Mais informações
https://www.facebook.com/cadeiaprodutiva
http://www.seminarioviola.blogspot.com.br/2016/03/carta-proposta-do-seminario-nacional.html
Blog da ANVB: https://anvbrasil.wordpress.com/