Coreografias do Balé Capão Cidadão enfocam ‘A Melhor Família do Mundo’

Jovens do Balé Capão Cidadâo se apresentam na Funarte São Paulo. Foto: divulgação

Sessenta integrantes do Balé Capão Cidadão, braço artístico da ONG Associação Capão Cidadão, apresentam sábado, 2 de abril – com reprise única no domingo (3) -, o espetáculo A Melhor Família do Mundo, inspirado no conto infantil de mesmo nome da escritora espanhola Suzana López. Nas duas apresentações haverá a participação especial da cantora Jordana, que nos últimos meses divide seu tempo entre shows, estudos e a gravação de seu segundo CD, O Sabor da Vida.

A Melhor Família do Mundo traz um repertório de coreografias criadas durante as aulas de ballet clássico, dança-teatro e dança de rua do Balé Capão Cidadão, que há mais de 10 anos leva as diferentes linguagens desta arte a jovens e crianças dos seis aos 16 anos de idade na região do Jardim Valquíria, em Capão Redondo – bairro da periferia de São Paulo.

O espetáculo compartilha com o público uma reflexão sobre o verdadeiro significado de viver em família. A narrativa se desenvolve em torno das ideias de quatro crianças que, estimuladas pela professora, questionam se assim como Carlota – a protagonista do conto de Suzana López – elas também têm a melhor família do mundo. As crianças percebem, então, que “o mais importante não é o grau de parentesco entre as pessoas, mas sim o amor que as une e permeia suas relações”. No livro, Carlota é uma menina órfã que está para ser adotada e passa a noite a imaginar como seria a sua família ideal.

Tanto no sábado como no domingo, a Associação Capão Cidadão chega mais cedo ao Complexo Cultural da Alameda Nothmann, a partir das 14 horas, para realizar o primeiro evento do Circuito de Saraus e Batalhas promovido pelo Centro de Música da Funarte, com atividades gratuitas (veja mais detalhes aqui).

Jordana
Mineira da cidade de Ubá, a cantora Jordana iniciou sua carreira aos 11 anos apresentando-se em bares, bailes e shows. Aos 14, já integrava algumas bandas de sua cidade natal e região, ao mesmo tempo em que iniciava os estudos de violão, canto coral e técnica vocal no conservatório musical Theodolindo José Soares, em Visconde de Rio Branco (MG). Em 2008, muda-se para São Paulo para participar de um quadro de jovens talentos numa importante emissora de televisão. Ingressa no circuito musical paulistano e começa os estudos de canto popular na Universidade Livre de Música da Fundação Tom Jobim. Com o show Jordana e Banda percorreu, pelo projeto Música e Cidadania, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, as cidades paulistas de Ubatuba, Guairá, Piraju, Francisco Morato, Registro, São Caetano do Sul, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Araçatuba e Birigui. Em Ubá, encerrou ao lado de Luiz Melodia o festival Prêmio Ari Barroso de Música. Atualmente, grava seu segundo CD, O Sabor da Vida, com músicas de autoria própria (como a que dá nome ao álbum) e composições de Zeca Balero, Ademir Assunção e Sabotage, além de uma obra inédita de Di Melo e Geraldo Vandré.

Espetáculo: A Melhor Família do Mundo
Dias 2 e 3 de abril | Sábado e domingo às 18h

Inspirado no conto A Melhor Família do Mundo, de Suzana López | Com: Balé Capão Cidadão | Participação especial: Jordana
Duração: 120min | Classificação etária: livre

Ingressos: R$40 (meia: R$20). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Um ingresso por pessoa. Não aceita cartão

Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *