Começa nesta terça-feira, 5 de abril, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, no Recife, a segunda edição do DDDança, uma co-realização de artistas da dança, do Governo de Pernambuco (Secult/Fundarpe) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC). A abertura será às 19h30 com a apresentação do espetáculo Terra em outras terras, da dançarina pernambucana Maria Paula Costa Rêgo, do Grupo Grial. A programação, ao longo deste mês, inclui debates políticos, performances, aulas, consultorias, intercâmbios, espetáculos, mostra de fotografia, intervenções visuais, entre outras ações. No dia 29 de abril, quando se comemora o Dia Internacional da Dança, os participantes pretendem entregar um documento oficial com as pautas do setor ao ministro da Cultura, Juca Ferreira.
Para o representante da Funarte Norte-Nordeste, Naldinho Freire, trata-se de um momento importante para a dança no país porque o DDDança culminará no Encontro Nacional da Dança, quando artistas entregarão uma proposta de política pública a representantes políticos envolvidos com a cultura do país. “É um momento histórico que está se construindo no Recife porque contaremos com a presença de pessoas que não só fazem a dança nos palcos e nas ruas, mas que também pensam o setor politicamente. Trata-se de um projeto que tem o apoio completo do Ministério da Cultura e da Funarte, principalmente devido ao nosso interesse por construir marcos legais para o setor”, explica Naldinho Freire. O secretário estadual de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, também ressalta que o DDDança “é um momento oportuno para a pactuação de políticas públicas que fomentem toda a cadeia produtiva do setor e também de intercâmbio entre os grupos”.
As inscrições para participar do evento estarão abertas até o dia 12 de abril e podem ser feitas através do site www.dddanca.wordpress.com.