Como a água e o óleo, a subjetividade da arte e a precisão da ciência não se misturam… Será mesmo? O Núcleo Arte Ciência no Palco e o escritor cubano radicado na Itália Ítalo Calvino (1923-1985) mostram exatamente o contrário. Entre sábado, 9 de abril, e 22 de maio, a companhia apresenta na Funarte a peça Histórias do Calvino, inspirada em dois contos calvinianos que partem de teorias científicas para tecer uma ficção bem-humorada e irônica sobre a vida social.
Fundado em 1998 pelo ator Carlos Palma, o Arte Ciência no Palco nasceu da convicção de que “os canais de dominação e/ou libertação da humanidade passam pelo conhecimento científico, e a arte não deve se omitir”. Desde então, o grupo cumpre a missão pioneira de trazer para o palco uma dramaturgia que investiga as possíveis relações entre a arte e o ramo da ciência.
Também Calvino, certo de que a literatura deve abarcar o grande leque de visões do mundo colocadas na vida real, dedicou-se, de 1965 a 1985 – ano de sua morte -, a um projeto que ficou conhecido como “escritas cosmicômicas”, em que transformava fragmentos de complexas teorias científicas em ficção literária, numa clara articulação entre estes dois mundos nem tão paralelos assim. “Calvino parte de teorias e proposições científicas para traçar um universo de pura imaginação, abrindo espaço para a curiosidade e o livre pensar”, explica o grupo.
A montagem Histórias do Calvino, em temporada na Funarte, é inspirada em dois contos do autor cubano que integram este projeto e foram extraídos do livro As Cosmicômicas (1965): A Distância da Lua , uma história de amor que narra o tempo em que a Lua esteve quase grudada na Terra; e Tudo num Ponto, texto que brinca com a origem do Universo e a teoria do Big Bang.
Na peça, um senhor fala enquanto dorme, incomodando os moradores do edifício onde mora. Suas duas netas encarregam-se, então, de juntar suas falas noturnas e de contá-las na reunião de condomínio.
Espetáculo: Histórias do Calvino
De 9 de abril a 22 de maio | Sábados e domingos, às 16h
Inspirado na obra As Cosmicômicas, de Italo Calvino | Direção: Carlos Palma | Com: Adriana Dham, Monika Plöger e Rogério Romera
Duração: 60min | Classificação etária: 5 anos
Ingressos: R$20 (meia: R$10) | Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa. Não aceita cartões.
Sala Arquimedes Ribeiro
Fontes: Teatropedia e Núcleo Arte Ciência no Palco