O baterista, percussionista, cantor, compositor e produtor Rafael Rocha apresenta, na Sala Funarte Sidney Miller , no Centro do Rio de Janeiro, no dia 13 de abril, quarta-feira, o show da turnê de lançamento de seu primeiro trabalho solo, o álbum Pirâmide. O espetáculo conta com participação especial do cantor Ney Matogrosso.
O show traz em seu repertório músicas como Rio Derradeiro, Olhos Apontam e Gota que Inunda, entre outras, como Canto da Força – que ganhou um clipe, gravado em Lisboa.
Rafael Rocha se apresenta acompanhado por dois grandes amigos, Fabio Lima (guitarra, sampler e sax de pvc) e Pedro Dantas (baixo e bolsa “bass”). O palco recebe ainda projeções da artista visual Cristina Amazonas.
No último disco de Ney Matogrosso, Atento aos sinais, o cantor gravou duas músicas de Rafael. O show também conta com a presença do parceiro do artista no grupo Tono, Bruno Di Lullo; e de seu irmão, Felipe Rocha (companheiro de outras épocas na performática banda Brasov). Está na pauta uma música inédita do disco novo que Rocha está gravando, com produção de Rodrigo Campello.
Sobre Pirâmide
Totalmente autoral e transitando entre a música pop, a canção e o experimentalismo, Pirâmide foi produzido por Rocha junto com os músicos Bernardo Pauleira (Binario) e Fabio Lima (Letuce e Abayomi). Inspirado em “sonhos e rituais”, através dos tambores, o trabalho “irradia continuamente os sons difusos, harmonias, contrapontos e mistérios” dos toques do seu tambor.
As músicas têm influência de rituais e de sons asiáticos, “impressionistas e expressionistas”
“É a presença do Oriente, do Egito, da Ásia, de São Paulo e Rio de Janeiro. Um mistério de maravilhas e batuques, que exaltam alegria apesar do sofrimento”, diz o site do autor.
O álbum contou com participações inusitadas: um telefonema gravado de Moreno Veloso; um encontro registrado na rua com Negro Léo; um telefonema para o consultório de do dentista de Rafael; e frases, criadas originalmente para o disco por Jards Macalé e Paulo César Pereio – todos falando, cada um da sua forma, sobre a pirâmide. “Ela é um arquétipo da humanidade”, diz o artista.
O trabalho, que está disponível para audição e download, em diversas plataformas digitais, e no site oficial (links abaixo), agora também é lançado como disco físico, à venda nas lojas, e também no local do show.
A trajetória do artista
Rafael Rocha toca bateria e percussão desde criança. Pesquisou sonoplastia e usa interfaces eletrônicas. Com mais de 20 anos de estrada, destacou-se na cena musical carioca nos últimos 15 anos quando lançou vários discos e fez muitos shows. Criou coletivos autorais e colaborou com outros, como Brasov, Binario, Rabotnik e Tono. Com eles, Rocha pesquisou diferentes abordagens da relação entre palco e platéia.
Como instrumentista, produtor, compositor ou performer, o artista transita em diversas vertentes musicais, e trabalha com nomes de diferentes gerações, dos consagrados aos novos músicos independentes. Já colaborou com Gal Costa, Adriana Calcanhotto, Jorge Mautner, Gilberto Gil, Arto Lindsay, Cibelle, Rubinho Jacobina, Moreno Veloso, Cícero, Ney Matogrosso, Brunno Monteiro, Mãeana (Ana Claudia Lomelino), Bruno Cosentino, Abayomi Afrobeat Orquestra e muitos outros. Também faz música para dança, teatro, cinema e “live art”. “A Pirâmide canaliza essa multiplicidade”, diz Rafael.
Atualmente o músico ensaia o terceiro show e prepara o disco do projeto Partimpim, da cantora e compositora Adriana Calcanhotto – dedicado ao universo infantil.*
A programação da Sala Funarte Sidney Miller é realizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do Centro da Música.
Rafael Rocha – Pirâmide
13 de abril, quarta-feira, às 19h30
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Ingressos: R$20 e R$10 (meia-entrada)
Classificação etária: Livre
(21) 2279-8087. Bilheteria: (21) 2279-8104
Mais informações
Site oficial www.rafaelrocha.mus.br
Canal de vídeo: www.youtube.com/channel/UC6aLVfdhMqx8…
Outros links
http://spoti.fi/1NqS7ZV
http://on.rdio.com/1M6cUEu
http://bit.ly/1iTJTBp
http://bit.ly/1WRtsTp
Mais informações sobre a Sala Funarte Sidney Miller: cemus@funarte.gov.br
*Com informações de http://heyevent.com/ e do site oficial do artista