O trabalho de Nina Giovelli traduz sua procura na dança por espaços de investigação e de experimentação. Nina, que desde 2010 é integrante do Núcleo Artérias de dança contemporânea, revela ter urgência de “desestabilizar certezas para se aprofundar como artista e realizar ações poéticas”. Com esta percepção, ela criou e interpreta o espetáculo solo Desviante (ou Glory Box) – estudos para uma dança inadequada, que será apresentado na Funarte SP a partir de quarta-feira, 20 de abril.
Em Desviante… “o corpo vibra na contramão da sua idealização”, define Nina. As certezas que a obra propõe desestabilizar são aquelas “impostas, grudadas, aderidas aos corpos femininos”. Para a coreógrafa, o espetáculo é “uma dança-resposta às inquietudes provocadas por uma cultura de adequação”.
Nina Giovelli descreve, em publicação recente nas redes sociais, as raízes do seu projeto – contemplado em 2014 com o Programa de Ação Cultural (ProAC) Primeiras Obras, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo: “A inquietação é provocada pelas forças que moldam a construção de identidade da mulher, pelos pensamentos e ações de formação e regulação dessa identidade de gênero. Acredito que as brasileiras, por exemplo, vivem uma verdadeira crise de identidade: um dos momentos de maior independência e liberdade é também aquele em que há um alto grau de controle sobre o corpo feminino, que é prisioneiro de normas e encontra-se submetido a coerções estéticas cada vez mais imperativas e geradoras de ansiedade.”
Glory Box, de acordo com a intérprete e criadora do espetáculo, é um termo usado na Austrália para uma caixa em que as mulheres reuniam artigos para a “noite de núpcias”, “Aqui propomos uma atualização e uma subversão dessa caixa. Nessa construção performática ela é composta por roupas, sapatos, acessórios, equipamentos de beleza, cosméticos, utensílios de ginástica, imaginários, sons, vozes, luzes, olhares, gestos e danças que criam corpo”, completa ela.
Programa Cena Aberta Funarte 2016
Espetáculo: Desviante (ou Glory Box)
De 20 a 28 de abril | Quartas e quintas, às 19h30
Concepção, criação e performance: Nina Giovelli | Trilha sonora: Otávio Carvalho | Iluminação: Cauê Gouveia | Provocações: Monica Lopes e Patrícia Árabe | Arte gráfica, foto e vídeo: Pedro Ivo Carvalho | Produção: Thaís Rossi
Duração: 45min | Classificação etária: 12 anos
Gratuito