Dentro do Programa Cena Aberta da Funarte, o coletivo teatral Bobik e Sofotchka homenageia, com espetáculo no Teatro de Arena, os 400 anos da morte do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 1564-1616). Mas atenção: assim como o ciclo da vida, a temporada de E, com um beijo… eu morro, no Arena, tem curtíssima duração: só até domingo, 24 de abril.
Contrariado com a falsa ideia que poderia causar a comemoração de uma perda – aquela do autor considerado o maior da língua inglesa de todos os tempos –, o grupo concebeu o espetáculo a partir da pergunta: “Como celebrar a morte?”. E a resposta encontrada pelo Bobik e Sofotchka foi literalmente avassaladora: “Com a morte”.
O coletivo mergulha profundamente na obra de Shakespeare e cria uma performance pós-dramática em que a plateia testemunha todos os 115 passamentos criados pelo dramaturgo em suas peças. Tudo isso em uma celebração, no espírito do Soneto 71 daquele autor, que diz: “Não lamente por mim quando eu morrer”.
O espetáculo é uma sucessão de vidas interrompidas em cena, totalmente descontextualizadas. Os personagens vão sendo identificados por seus nomes, e as palavras finais de cada um deles (como a célebre despedida de Romeu, que dá nome à peça) surgem em cena.
E, com um beijo… eu morro busca provocar e intrigar o espectador, fazendo nascer nele o desejo de conhecer mais da obra de um dos maiores artistas que a humanidade já produziu.
Programa Cena Aberta 2016
Espetáculo: E, com um Beijo… Eu morro
De 21 a 24 de abril | Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h
Texto base: William Shakespeare | Direção e escrita cênica: Márcia Nemer-Jentzsch | Performers: Samira Lochter, Vitor Amato e Márcia Nemer-Jentzsch | Iluminação: Tiago Zanotta |
Realização: Bobik & Sofotchka
Duração: 40min | | Classificação etária: 14 anos
Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Um ingresso por pessoa.
Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr Teodoro Baima, 94, Vila Buarque