Sala Guiomar Novaes recebe Iara Rennó em show gratuito

Iara Rennó canta dia 6 de maio na Funarte. Foto: Alexandre Eça

A música brasileira contemporânea toma conta da Sala Guiomar Novaes nesta primeira semana de maio. Sexta-feira (6), é a compositora e cantora Iara Rennó quem sobe ao palco trazendo uma seleção de trabalhos já conhecidos do público – e muito mais. Com a participação especial de Gustavo Cabelo na guitarra, a artista apresenta em primeira mão algumas das faixas de seu futuro lançamento, os álbuns gêmeos Arco e Flecha.

O show de Iara Rennó na Guiomar Novaes faz um passeio por Macunaíma Ópera Tupi (2008), disco que deu origem ao espetáculo multimídia Macunaíma no Oficina – Ópera Baile, no Teatro Oficina Uzina Uzona (2010), e Iara (2013).

Arco e Flecha tem lançamento previsto ainda para este semestre. Serão dois discos com identidades diferentes, pensados para se complementarem e se potencializarem. O trabalho foi produzido de forma independente em sistema de crowdfunding (financiamento coletivo) – uma decisão que a artista considera política e importante no contexto atual.

Arco, composto por nove canções, tem um discurso marcado pela poética feminina e feminista do livro Língua Brasa Carne Flor, estreia literária de Iara em 2015. Não por acaso, a banda aqui é só de mulheres: ao lado da compositora (guitarra, voz e produção musical) estão Mariá Portugal (bateria) e Maria Beraldo Bastos (clarone).

Flecha, também com nove faixas, tem no time Curumin (bateria, teclado, MPC e produção musical), Maurício Badé (percussão), Lucas Martins (baixo e violão), Gustavo Cabelo (guitarra), Maurício Fleury (teclados), Daniel Gralha (trompete e fluguelhorn) e Cuca Ferreira (sax barítono).

As composições do projeto são, em sua maioria, assinadas pela cantora com diferentes parceiros, como Paulo Leminski, Alice Ruiz, Gustavo Galo, Alzira E e um toque de Eduardo Viveiros de Castro.

Sobre Iara Rennó: artista polivalente, Iara Rennó nasceu numa família musical – o clã Espíndola. Como compositora, teve músicas gravadas por dois dos maiores intérpretes da música brasileira, Elza Soares e Ney Matogrosso. Realizou projetos como Macunaíma no Oficina – Ópera Baile, no Teatro Oficina Uzina Uzona, em 2010, baseado em seu disco Macunaíma Ópera Tupi, e Oriki in Corpore – Instalação Sonora. no Museu Afro Brasil (2009). Participou de diversos festivais e, no início dos anos 2000, formou a DonaZica, banda com a qual lançou dois discos. Em 2012, com o coletivo A.B.R.A. Pré-Ca lançou o disco homônimo, de marchinhas carnavalescas autorais contemporâneas. No fim de 2013, apresentou Iara, álbum com produção de Moreno Veloso e banda formada por Ricardo Dias Gomes (banda Cê, de Caetano Veloso, e Do Amor) nos sintetizadores e Leo Monteiro (Orquestra Imperial e Duplexx) na bateria. Iara iniciou sua carreira cantando com sua mãe, Alzira E, além de ter integrado a banda de Itamar Assumpção por três anos.

Show: Iara Rennó
Dia 6 de maio | Sexta-feira, às 21h

Duração: 70min | Classificação etária: livre

Gratuito

Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *