Primeira ‘stand-up’ umbandista do País vai à Funarte Brasília

Paulo Mansur na 'stand-up' 'Humor de Santo'. Foto: Carol Vianna

Incomparável é pouco para definir o espetáculo que o Teatro Plínio Marcos apresenta domingo, 14 de agosto, pelo Programa Cena Aberta Funarte 2016. Humor de Santo, do comediante alemão criado em Brasília Paulo Mansur, é a primeira stand-up comedy do Brasil – e talvez do mundo – com foco na Umbanda e suas peculiaridades.

Apesar do tema, Mansur avisa que a stand-up não é só para os umbandistas. Ao contrário, o autor conta que tomou o cuidado de transportar este complexo universo religioso para uma linguagem simples e acessível a todos. A proposta do trabalho é conduzir o público, seja qual for seu background religioso, numa “viagem cômica pela imensa riqueza que a Umbanda oferece”, explica o humorista. Porque comédia, lembra ele, é “a arte que ensina com o riso”.

Com cenário simples e música ao vivo, Humor de Santo convida à gargalhada enquanto reverencia a Umbanda, para Mansur “a mais brasileira das religiões”. Em qualquer ponto do país as tradições, comidas, vocabulário e crenças umbandistas fazem parte do cotidiano dos brasileiros.

Humor de Santo surgiu do canal de humor umbandista Papo da Banda, que já contabiliza, desde que foi criado pelo ator nas redes sociais, 12 mil seguidores. O espetáculo estreou em maio, em Brasília, e em seguida viajou a Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Paulo Mansur trabalha nas três áreas da comédia: peças convencionais, com roteiro, personagens e figurinos, stand-up comedy e improviso. É, também, cocriador (junto à Cia de Comédia Setebelos) do show Setebelos Convida, apresentado há cinco anos em bares do Brasil.

Com quase 20 anos de carreira no teatro e 10 como comediante, Paulo Mansur já trabalhou com grandes nomes do teatro, como Hugo Rodas, Ricardo Blat e os Irmãos Guimarães – todos vencedores do Prêmio Shell de teatro. Atualmente, o humorista integra o elenco fixo da casa de comédia Comedians e participa do canal Comedy Central.

Para suas performances, Mansur traz a precisão de movimentos que adquiriu como ex-ginasta de artes marciais e ex-integrante da Seleção Brasiliense de Ginástica Olímpica.

Programa Cena Aberta Funarte 2016

Stand-up Comedy: Humor de Santo
Dia 14 de agosto | Domingo, às 19h

Texto, direção e atuação: Paulo Mansur | Iluminação e sonorização: Carol Vianna

Duração: 70min | Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$40 (meia: R$20). Bilheteria abre no dia do espetáculo, às 16h. Não aceita cartão

Teatro Plínio Marcos do Complexo Cultural Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília, DF. Tel. (61) 3322-2032

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *