Funarte apresenta a 18ª edição do Festival do Teatro Brasileiro, no Rio

Montagem "Brevidades" - Foto Bruno Vinelli

De 16 a 21 de agosto, o Teatro Dulcina, no Centro do Rio, recebe a 18ª edição do Festival do Teatro Brasileiro que traz artistas do Distrito Federal e de outros três estados: Pará, Paraíba e Rio Grande do Sul. Com temas ligados à terceira idade, a programação é gratuita e inclui oficinas; rodas de conversas com grandes nomes da arte cênica, como Amir Haddad e Maria Alice Vergueiro; espetáculos teatrais inéditos e lançamento de livro. O Festival foi contemplado pela Mostra Funarte de Festivais 2016. Desde a primeira edição, em 1999, o evento itinerante leva o panorama cênico de um estado a outro, focando no viés pedagógico.

Nesta terça, dia 16 de agosto, às 18h, será apresentado o espetáculo Brevidades, da Cia Alfenim, da Paraíba (PB), que tem como tema a doença de Alzheimer. Na montagem, Zezita Matos, de 74 anos, interpreta uma atriz impossibilitada de exercer seu ofício devido à enfermidade. Às 19h30, o musical brasiliense Ensaio Geral ocupa o espaço e brinca com o ambiente de ensaio de um grupo de teatro. No roteiro do espetáculo, textos de autores como Charles Chaplin, Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Carlos Drummond de Andrade e Eduardo Galeano. A direção é de Hugo Rodas, diretor teatral e coreógrafo,  de 76 anos. Das 20h30 às 21h30, Amir Haddad, Maria Alice Vergueiro, Hugo Rodas e Zezita Matos participam de uma roda de conversa com o público. Na parte da manhã, das 10h às 13h, aconteceu a oficina Corpo-Instrumento, do diretor Hugo Rodas.

Outras duas edições dessa mesma oficina – Corpo-Instrumento, de Hugo Rodas – serão ministradas por ele também na quarta-feira, dia 17, e na quinta, dia 18, das 10h às 13h. Já o espetáculo Brevidades, com Zezita Matos, pode ser visto também na quarta (17), às 18h. Nesse mesmo dia, o público ainda pode conferir a montagem Ensaio Geral em dois horários: 18h30 e 20h30.

Na quinta-feira, dia 18 de agosto, às 17h, o dramaturgo Nazareno Tourinho, de 82 anos, natural de Belém (PA) vai lançar seu livro Peças Teatrais de Nazareno Tourinho. Segundo Bene Martins, organizadora do livro, a ideia da obra é coletar, reunir, organizar, tratar e divulgar textos que foram escritos por dramaturgos da região, construindo um acervo com materiais que estavam dispersos. Só de Nazareno são 14 peças, entre elas: Nó de quatro pernas, Fogo cruel em lua-de-mel, Lei é lei e está acabado e Severa Romana.

Ainda na quinta (18) e na sexta (19), o espetáculo Esparrela, de Fernando Teixeira, é encenado no Dulcina, às 19h. Além de assinar o texto e a direção da montagem paraibana, Teixeira, de 73 anos, também atua no espetáculo, realizado pelo Grupo de Teatro Bigorna, do Distrito Federal (DF). Esparrela mostra a relação do urubu Arquimedes e seu adestrador Manuel que, para entrar na cidade da qual foi expulso, resolve ensinar a ave a dançar para impressionar as pessoas daquele lugar. Dessa relação surge uma amizade que se encerra com a morte de Manuel e o ressurgimento dele em sua ave adestrada. Após a apresentação, entre 19h50 e 20h30, o ator e os integrantes da cia. participam de um bate-papo com a plateia.

Já o espetáculo Brasil Pequeno Itinerante, do Rio Grande do Sul (RS) será apresentado no sábado, dia 20 de agosto, às 17h. A peça é encenada na área externa do teatro e no foyer e reúne histórias recolhidas pela palhaça e bonequeira Genifer Gerhardt durante pesquisa em povoados do Nordeste ao Sul do Brasil. A montagem promove o diálogo entre teatro de bonecos, miniaturização e circo a partir do ponto de vista de uma senhora, Dona Bil, figura representativa da narrativa interiorana brasileira.O público também interage com a atriz, ajudando a criar a sonoplastia do espetáculo.

Dando continuidade à programação de sábado (20), às 19h, o espetáculo de dança-teatro Fio a Fio retrata, com muita poesia, o período da vida em que é preciso lidar com a ação do acúmulo dos anos sobre o corpo, o envelhecimento. O texto e a interpretação ficam por conta dos atores Giselle Rodrigues e Édi Oliveira. Serão abordados os seguintes questionamentos: “O que representa viver com um corpo que perde capacidade e, ao mesmo tempo, ganha sabedoria com o acúmulo das experiências vividas? Como aceitar ou lutar com o fato de que, quando estamos mais prontos para a vida, nosso corpo mais precisa de trégua?”. Os atores vão tratar de temas como: a intuição da morte, a perda da memória, a fragilidade física e a solidão, mas também o afeto, o companheirismo e a serenidade que permeiam, entre outras questões, uma atmosfera onde o tempo é sentido por meio da dilatação e da contemplação e onde a velhice é revelada em dureza e doçura, ao mesmo tempo. Ao fim da apresentação, por volta das 20h, os atores vão promover um bate-papo com a plateia.

A programação do XVIII Festival do Teatro Brasileiro se encerra no domingo, dia 21 de agosto. Às 16h, será encenado o espetáculo Brasil Pequeno Itinerante com a palhaça e bonequeira Genifer Gerhardt. Logo após, às 17h, os atores Giselle Rodrigues e Édi Oliveira apresentam a montagem Fio a Fio.

Saiba mais sobre o XVIII Festival do Teatro Brasileiro aqui

Serviço:

XVIII Festival do Teatro Brasileiro
Projeto integrante da Mostra Funarte de Festivais 2016

Programação gratuita

Dia 16 de agosto (terça-feira)
10h às 13h – Oficina Corpo-Instrumento, do diretor Hugo Rodas
18h – Espetáculo Brevidades, da Cia Alfenim (PB), com Zezita Matos
19h30 – Musical Ensaio Geral, da Cia. Agrupação Teatral Amacaca (DF)
20h30 – Conversa com Amir Haddad, Maria Alice Vergueiro, Hugo Rodas e Zezita Matos

Dia 17 de agosto (quarta-feira)
10h às 13h – Oficina Corpo-Instrumento, do diretor Hugo Rodas
17h – Espetáculo Brevidades
18h30 e 20h30 – Montagem Ensaio Geral

Dia 18 de agosto (quinta-feira)
10h às 13h – Oficina Corpo-Instrumento, do diretor Hugo Rodas
17h – Lançamento do livro Peças Teatrais de Nazareno Tourinho
19h – Espetáculo Esparrela, de Fernando Teixeira
19h50 – Bate-papo dos integrantes da Cia. com a plateia

Dia 19 de agosto (sexta-feira)
19h – Espetáculo Esparrela
19h50 – Bate-papo com o público

Dia 20 de agosto (sábado)
17h – Montagem Brasil Pequeno Itinerante com a palhaça bonequeira, Genifer Gerhardt
19h – Espetáculo de dança-teatro Fio a Fio com Giselle Rodrigues e Édi Oliveira
20h – Bate-papo com a plateia

Dia 21 de agosto (domingo)
16h – Espetáculo Brasil Pequeno Itinerante
17h – Espetáculo de dança-teatro Fio a Fio

Local: Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 2240-4879