Bonecos alegram programação cultural das Paralimpíadas

As atrações de setembro. Fotos: produção

Em setembro, mais três espetáculos de teatro de bonecos integram o roteiro cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da Cultura nas Paralimpíadas Rio 2016. Com entrada franca, as atrações fazem parte do Projeto Bonecos e Mamulengos – Animando as Olimpíadas do Rio, apresentado no Teatro Duse – Casa Funarte Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa, aos sábados e domingos, sempre às 11h, de 9 de agosto a 25 de setembro.

A iniciativa reúne catorze apresentações de sete montagens diferentes, vindos de várias regiões do país. Nos dias 10 e 11, a Companhia Papa Vento Bonecos apresenta O menino e o jacaré, indicado para crianças de três a sete anos de idade. No fim de semana seguinte – dias 17 e 18 – uma homenagem ao Rio de Janeiro, o espetáculo Cidade Maravilhosa, em que bonecos de fios fazem um passeio pela capital fluminense, será apresentada pelo Grupo Universo dos Bonecos. Já nos dias 24 e 25, a famosa história Os Três porquinhos será contada de modo bem alegre, pela companhia Bonecos Divertidos.

Revista Móin Móin: nova data de apresentação

No dia 1º de outubro, sábado, serão lançadas duas novas edições da Revista Móin Móin – cujo tema é a prática de formação dos artistas de teatro de animação, em vários países –. A publicação, que tem reconhecimento acadêmico, foi editada em diferentes idiomas, com o aval da União Internacional dos Marionetistas (Unima) – entidade vinculada á Unesco. O Prof. Dr. Walmor Nini Beltrame fará a apresentação da revista, ressaltando a importância da coleção. A data desse lançamento havia sido marcada para o dia 24 de setembro, mas foi adiada.

Sobre o projeto

O Projeto Bonecos e Mamulengos incluiu espetáculos de mestres mamulengueiros nordestinos, especialmente convidados. Foi uma tributo ao recente registro do teatro popular de bonecos do Nordeste como patrimônio imaterial da cultura brasileira, pelo Iphan/MinC. As apresentações foram acompanhadas por um especialista nessa linguagem: Fernando Augusto Gonçalves – que fez breves exposições sobre o tema, em diferentes idiomas, levando informação à plateia; e também diversão, com os artistas convidados –.

Foram realizadas apresentações extras, que alegraram outras salas públicas e ruas da cidade, como os teatros municipais de Guignol Magda Modesto e Manoel Kobachuck – ambos próximos a locais onde ocorreram eventos olímpicos: respectivamente o Maracanã e o Engenhão – . Houve ainda participações de grupos culturais convidados, como uma oficina de mamulengos e uma orquestra de percussão, entre outras.

Projeto Bonecos e Mamulengos – Animando as Olimpíadas do Rio

De 9 de agosto a 25 de setembro de 2016

Programação integrante da agenda cultural da Funarte/MinC nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016

Sábados e domingos, às 11h. Entrada gratuita.

Próximas atrações – sinopses

Dias 10 e 11 – O Menino e o jacaré
Espetáculo recomendado para crianças de três a sete anos de idade.
Uma das histórias mais solicitadas do Teatro Papa Vento, O Menino e o jacaré tem participação plateia, com muita diversão. Na peça, a Vovó pede a seu neto para secar três roupinhas que acabou de lavar. Quando ele está fazendo isso, um jacaré bagunceiro aparece e pega as roupinhas. A partir daí, para recuperá-las, começam várias brincadeiras, com participação das crianças.
Realização: Cia. Papa Vento Bonecos. Direção: Cristiane Lacerda. Manipulação: Julia Lacerda e Leandro Romano.

Dias 17 e 18 – Cidade Maravilhosa
Uma homenagem à riqueza cultural e à diversidade musical do Rio de Janeiro, o espetáculo conta com 18 marionetes (bonecos de fios), que levam o público a um passeio pela capital fluminense, e por pontos turísticos, como as praias, o Pão de Açúcar e os Arcos da Lapa; e trazem músicas de Tom Jobim, Pixinguinha e João Gilberto.
De Eduardo Mynssen. Realização: Grupo Universo dos Bonecos. Direção e manipulação: Eduardo Mynssen

Dias 24 e 25 – Os Três porquinhos
A peça conta a clássica história dos três porquinhos, de maneira bem divertida, com bonecos. As casinhas dos personagens caem de verdade, quando o Lobo sopra; as crianças ajudam os personagens e participar do início ao fim. Será que os porquinhos escaparão? Ou dessa vez o lobo será mais esperto que eles?
Realização: Cia. Bonecos Divertidos. Direção: Jorge Abreu. Manipulação: Marcos Campacnag, Eline Oliveira e Ygor Lopez

CALENDÁRIO

Setembro

Dias 3 e 4 – Espetáculo – Circo Sinuca – Fanfarra Produções
Dias 10 e 11 – Espetáculo – O Menino e o jacaré – Grupo Papavento
Dias 17 e 18 – Espetáculo – Cidade Maravilhosa – Eduardo Mynssen
Dia 24 – 16h – Lançamento da Revista Móin-Móin – e palestra com o pesquisador Nini Beltrame
Dias 24 e 25 – Espetáculo – Os Três porquinhos – Bonecos Divertidos

Projeto Bonecos e Mamulengos – Animando as Olimpíadas do Rio
De 9 de agosto a 25 de setembro de 2016

Teatro Duse – Casa Funarte Paschoal Carlos Magno
Rua Hermenegildo de Barros, 161
Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 3233-1306

Sábados e domingos, às 11h
Entrada franca

Mais informações
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas
ceacen@funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *