Brasília recebe o projeto “Cidades Transbordadas”, nesta terça, dia 1º

Com apoio da Funarte/Ministério da Cultura, a fundadora e coordenadora artística do  JA.CA (Centro de Arte e Tecnologia), Francisca Caporali, participará de uma conversa nesta terça-feira, 1º de novembro, na Universidade de Brasília. O tema do encontro será o projeto Cidades Transbordadas, contemplado com o Prêmio Funarte Rede Nacional das Artes Visuais 12ª Edição.

A proposta é promover um encontro entre artistas que tenham a cidade como objeto de investigação em suas frentes de trabalho e pesquisa. O encontro vai reunir também demais agentes, como arquitetos, designers e outros profissionais que dialogam com do campo das artes visuais.

O projeto Cidades Transbordadas pretende investigar alguns exemplos de cidades planejadas que, mesmo com o rigor e previsibilidade de seus projetos, não conseguiram conter o improviso e a inventividade em sua implementação e dinâmica cotidiana. Segundo os organizadores, “conhecer e experimentar essas localidades junto a outros artistas que também investigam e pensam a cidade como espaço de criação e experimentação artística ajudará o JA.CA e os residentes e convidados a reconhecerem e ressignificarem as suas respectivas trajetórias e contextos de atuação”.

Três capitais planejadas foram escolhidas por extrapolarem seu traçado inicial, criando outras ocupações imprevistas e originais.  A escolha também considerou diferentes períodos históricos: do tempo do império (Teresina, fundada em 1852), da instauração da república (Belo Horizonte, inaugurada em 1897), da política de incentivo à ocupação e desenvolvimento do interior do país encampada pelo espírito desenvolvimentista e moderno de JK (Brasília, inaugurada em 1960), chegando à recente redemocratização após o período de ditadura militar (Palmas, fundada em 1989).

Sobre o  JA.CA –  O Centro de Arte e Tecnologia se instala, no ano de 2010, no bairro Jardim Canadá, localizado no município de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A escolha pelo local se deu justamente pelo fato do bairro reunir realidades tão distintas que poderiam oferecer elementos para a realização de projetos que lidam com o território como laboratório e que pensam a arte de forma conectada ao cotidiano das pessoas. Desde o início de suas atividades, o JA.CA realizou e fomentou a produção de investigações e pesquisas artísticas desenvolvidas na interface das Artes Visuais com outras áreas como a Arquitetura e o Design e que estivessem aberta à participação e/ou à colaboração da comunidade

Sobre Francisca Caporali
– Fundadora e coordenadora artística do JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia desde sua origem, em 2010, foi professora da Escola Guignard/UEMG de 2012 a 2016 e atualmente leciona na Escola de Design da UEMG. Integrou a equipe curatorial das duas edições do Noite Branca/Fundação Clóvis Salgado. Foi coordenadora do Programa DESEJA.CA – Extensão da Escola de Arquitetura UFMG. Mestre em Artes (MFA) Integrated Media Arts/Hunter College (Nova Iorque – 2006/10) e em Comunicação
Audiovisual para Mídia Interativa MECAD (Barcelona – 2003/04).


Serviço

Projeto Cidades Transbordadas
Projeto contemplado com o Prêmio Rede Nacional das Artes Visuais 12ª Edição

Conversa com a fundadora e coordenadora artística do JA.CA (Centro de Arte e Tecnologia), Francisca Caporali
Artistas convidados: Yana Tamako, André Severo e Beo Schwafaty

Data: 1º de novembro/2016 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Universidade de Brasília/ Depto. de Artes Visuais/ Sala 06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *