Conjunto Época de Ouro recebe Nilze Carvalho na Sala Funarte

Celsinho Silva, Eduardo Neves, Rogerio Caetano e Luis Barcelos

O Conjunto Época de Ouro recebe, na segunda-feira, 31 de outubro, às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller ,– Centro do Rio –, a cantora, cavaquinista, bandolinista e compositora Nilze Carvalho. Com entrada gratuita, o show é destinado ao Programa Época de Ouro, da Rádio Nacional RJ, que o grupo apresenta, ao vivo.

Sobre Nilze Carvalho

Em 2002, Nilze foi indicada ao Prêmio Tim de melhor cantora de samba. Em 2010, seu CD O que é Meu ganhou em duas categorias no Prêmio da Música Brasileira – Samba na Lapa: Melhor CD e melhor cantora. Nos últimos anos, participou de DVDs de Zeca Pagodinho, gravou Acreditar, ao lado de D. Ivone Lara, e teve participações especiais em álbuns de Olívia Hime e Zeca. O conjunto que fundou, o Sururu na Roda, foi eleito o Melhor Grupo de Samba no Prêmio da Música Brasileira 2014. A formação lançou cinco CDs e um DVD. O novo CD da artista, Verde amarelo negro anil, foi indicado ao Grammy Latino 2015, pela categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode. O trabalho conta com a participação de músicos reconhecidos. Ele contém, além de composições próprias de Nilze, releituras de grandes obras, que mesclam samba com outros ritmos brasileiros populares.

Nilze Carvalho é formada em licenciatura em música pela Uni-Rio. Foi apresentadora do programa Cena Musical, da TV Brasil. Já cantou e tocou ao lado de grandes nomes da música popular brasileira e internacional, como: Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Martinália, Olívia Hime, Cristina Buarque, Monarco, Nelson Sargento, Hamilton de Holanda, Hermínio Bello de Carvalho, Dudu Nobre, Zélia Duncan, Fátima Guedes, Roberta Sá, Sadao Watanabe, Stefano Bollani, Marvio Ciribelli e Nicolas Krassik, entre outros.

Aos cinco anos Nilze já tocava cavaquinho e, aos seis, já se apresentava em público, no rádio e na TV. Dos 11 aos 14 anos, gravou, como bandolinista, a série de quatro LPs Choro de menina, sendo que dois deles têm acompanhamento do Época de Ouro. Iniciou sua carreira internacional aos 15 anos, em vários países da Europa, américas, Ásia e Oceania. Na última década, tem feito vários shows pelo Brasil e em diversas nações desses continentes e também no Senegal (África).

Sobre o Programa Época de Ouro e o Conjunto

Toda segunda-feira, às 17h, o Conjunto Época de Ouro apresenta seu programa ao vivo, na Rádio Nacional RJ, com entrada gratuita.

Formado no Rio de Janeiro, o Época de Ouro teve grande importância no chamado movimento de resistência do choro, na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta no cenário musical brasileiro. Com a morte de seu fundador, Jacob do Bandolim, em agosto de 1969, alguns dos compromissos do grupo foram adiados e o conjunto somente retomou suas atividades, em 1973, com o convite de Paulinho da Viola para participar do espetáculo ‘Sarau’, no Teatro da Lagoa, na Zona Sul carioca. Foi desta experiência que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral, e todo um movimento no país que buscava dar maior visibilidade a esse gênero musical.

Atualmente, o conjunto é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas), André Belieni (violão) e Celsinho Silva (pandeiro). O programa é apresentado por Cristiano Menezes.

A utilização da Sala Funarte Sidney Miller resulta de uma parceria entre a Funarte e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Programa Época de Ouro
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada franca
Convites disponíveis a partir das 16h, na bilheteria

Realização: Rádio Nacional AM – RJ/ Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte (Centro da Música)

Mais informações e contatos: www.facebook.com/conjuntoepocadeouro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *