Bonecos urbanos realiza temporada na Funarte SP

Espetáculo 'Ritmos e músicas'. Foto: André Maizena.

De 9 de novembro a 4 de dezembro, a Companhia Bonecos Urbanos ocupa a Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP (Campos Elíseos). O grupo apresenta espetáculos de seu repertório e de grupos convidados – Cia. Truks, Teatro por um Triz, Grupo Sobrevento, Grupo Sorriso Feliz, Mamulengo da Folia, Valdeck de Garanhuns, Teatro de la Plaza, O Casulo BonecObjeto e Palhaço Gelatina. Também serão realizadas oficinas gratuitas de confecção de bonecos, além de encontros e bate-papos com o público.

A temporada de espetáculos começa no dia 11 de novembro, sexta, às 20h, com Samba de boneco. O espetáculo também fica em cartaz no período de 17 de novembro a 1º de dezembro, às quintas-feiras, sempre às 20h. Com músicas interpretadas por personagens inspirados em sambistas da velha guarda, a Cia Bonecos Urbanos homenageia Geraldo Filme, Míriam Batucada, Germano Mathias, Paulo Vanzolini, Toninho Batuqueiro, Dona Inah e Osvaldinho da Cuíca.

Bonecos, ritmos & músicas – em cartaz nos dias 12 e 13 de novembro e no dia 04 de dezembro, às 20h – conta as aventuras de Clarisvaldo Pescador. Recém-chegado do interior, o contador de “causos” é surpreendido com o ritmo acelerado dos moradores da metrópole e pela sua vida pulsante. A Cia Bonecos Urbanos explora a diversidade nos centros urbanos e celebra as diferenças culturais de habitantes vindos das diversas regiões do Brasil. O espetáculo é musical e interativo. Na trilha sonora há ritmos variados, de músicas modernas à tradicional moda de viola.

A fábula da criação também apresenta música ao vivo e trilha sonora incidental. No espetáculo, três atores e dois músicos utilizam bonecos e técnicas circenses para contar a saga de Deus ao criar os animais e os seres humanos. A narrativa fica mais inusitada quando dois palhaços bem brasileiros são levados a ajudar Deus na busca pelo Ser perfeito, que deverá tomar conta da obra mais bela, o Mundo. As apresentações serão nos dias 12 e 13 de novembro, sábado e domingo, às 20h.

BOtecoNECO, do grupo Sorriso Feliz (Cabo Frio – RJ), homenageia Pedro Strimilic, sambista, mestre sala e líder na comunidade da Vila do Sossego. No enredo, o artista enfrenta situações diversas quando tenta conquistar a porta-bandeira Marieta. O cenário tem o formato de um balcão de bar, e os músicos interpretam sambas autorais ao mesmo tempo que manipulam os bonecos. Haverá uma única apresentação, no dia 19 de novembro, sábado, às 16h.

O musical infantil Só sonho samba – apresentado nos dias 19 e 20 de novembro, sábado e domingo, às 20h – traz música ao vivo e marionetes de fio, além de bonecos de vara e de manipulação direta. Enquanto o personagem principal, Ramon, faz peripécias para realizar o sonho de viver de música, as crianças têm oportunidade de ouvir samba enredo, samba de breque, samba canção, umbigada, entre outros ritmos brasileiros.

No dia 20 de novembro, domingo, às 16h, a aventura do boneco de madeira que queria ser gente é narrada pelo Teatro por um Triz no espetáculo infantil Pinóquio Etc e Tal. Ao receber uma encomenda inusitada, quatro marceneiros se lembram do personagem e resolvem contar passagens do clássico de Carlo Collodi, usando madeiras e  ferramentas. A montagem tem a presença de quatro atores, que mesclam técnicas adaptadas do Bunraku (centenário teatro de boneco japonês) ao teatro de objetos e máscaras.

No curso do rio – em cartaz nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro, sábados, às 16h – narra a história de um senhor bondoso, morador do interior do Brasil e respeitado por suas previsões climáticas para pesca. Sua grande amiga é uma canoa, com quem conversa todos os dias. O personagem acaba despertando o interesse de um médico que visita a região e se sente motivado a tratá-lo. O espetáculo é inspirado no livro Rosinha, minha canoa, de José Mauro Vasconcelos, e busca incentivar o interesse pela leitura, além de levar o público a refletir sobre a preservação da natureza.

A comédia Certa entidade em busca de outra é baseada na peça homônima de José Joaquim de Campos Leão, dramaturgo conhecido como Qorpo Santo, que viveu no século XIX. No texto original os personagens cometem deslizes e, pela opressão moral que sofrem, tornam-se atemporais. A Cia Bonecos Urbanos transpõe essa temática para a exclusão social que atinge as grandes cidades do século XXI. O espetáculo será apresentado nos dias 26 e 27 de novembro, sábado e domingo, às 20h.

A Folia no terreiro de seu Mané Pacaru, do grupo Mamulengo da Folia (Canhotinho – PE), traz personagens da cultura popular que se parecem com tipos da Commedia Dell`Arte, como o valentão, a mocinha, o policial e o coronel. O espetáculo – apresentado no dia 27 de novembro, domingo, às 16h, trabalha com o jogo e com o improviso. O roteiro preestabelecido é aberto a novas possibilidades a partir da interação com o público.

Na sátira The Best Off, os integrantes do grupo Só Rindo Bonecos da Montanha (Gramado – RS) relembram suas próprias trajetórias a partir de personagens criados ao longo de suas carreiras, como o gaúcho Oswaldir Carlos Serjão e o argentino Carlão. No espetáculo – em cartaz nos dias 3 e 4 de dezembro, sábado e domingo, às 20h -, serão apresentadas algumas cenas montadas nos últimos 24 anos, que mesclam improviso e participação do público.

Encontros de Cenas Curtas

No dia 10 de novembro, quinta, às 20h, e no período de 18 de novembro a 2 de dezembro, sextas, também às 20h, a Cia Bonecos Urbanos realiza encontros de cenas curtas, seguidos de bate-papos com os artistas.

Participam do primeiro encontro, no dia 10 de novembro, Wilson Vasconcelos, com a cena Biju (ventriloquia tradicional) e Valdeck de Garanhuns, com a cena Benedito (ventriloquia mamulengo). Em seguida, o público tem oportunidade de conversar com Valdeck, poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de histórias e mestre em teatro de mamulengo. Com 25 anos de carreira, o artista realiza trabalho educacional em escolas, empresas, entidades, ruas e praças.

O encontro do dia 18 de novembro reúne Teatro por um Triz, com a cena Viva a Máquina, e Cia Truks, com a cena Nosso teatro de objetos. Em seguida, Henrique Sitchin convida o público para um bate-papo. Com 25 anos de experiência, Sitchin é ator bonequeiro, autor e diretor teatral. Foi um dos fundadores e é o atual diretor da Cia Truks – Teatro de Bonecos. Também coordena o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, espaço de referência do teatro de bonecos de São Paulo, em projeto contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

No dia 25 de novembro, o Teatro de la Plaza apresenta a cena Teatro mecânico, e o grupo O Casulo BonecObjeto apresenta o curta-metragem Os Incógnitos. Em seguida, Héctor Lopez Girondo e Ana Maria Amaral conversam com o público. Héctor Lopez Girondo é ator, formado pela Escuela Nacional de Arte Dramática, de Buenos Aires. Também é diretor de teatro infantil, titiritero (marionetista) e dramaturgo. Trabalhou nos grupos de Ariel Bufano, no Teatro Gral, em San Martín, até radicar-se no Brasil, onde fundou a Cia Teatro de la Plaza. Ana Maria de Abreu Amaral possui graduação em biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1956), graduação em filosofia (1952), mestrado em arte (1983) e doutorado em artes cênicas pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente, é diretora-fundadora do grupo O Casulo – BonecObjeto e professora titular da Universidade de São Paulo.

O último encontro, no dia 2 de dezembro, conta com a participação da Cia. Bonecos Urbanos, que apresenta as cenas Criação do mundo e Break brother. Em seguida, Luiz André Cherubini propõe uma conversa com o público. Formado em direção teatral pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e em comunicação social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cherubini é um dos fundadores do Grupo Sobrevento, companhia teatral especializada em teatro de bonecos e de animação. O artista também foi curador do Primeiro Festival Internacional de Teatro Rio Cena Contemporânea, do Festival SESI Bonecos do Mundo e do Festival SESI Bonecos do Brasil. Foi professor de teatro de animação na Escola de Comunicação e Artes – ECA – da Universidade de São Paulo e coordenou projetos e cursos de formação de marionetistas e manipuladores por todo o Brasil.

Oficinas de confecção de bonecos

No período de 9 a 30 de novembro, quartas, às 18h, o público terá oportunidade de aprender algumas técnicas de confecção de bonecos. As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no local, com uma hora de antecedência. Os personagens construídos podem ser vistos nos espetáculos em cartaz durante a ocupação.

Dia 9 de novembro: confecção de um miniboneco de ventriloquia – com materiais recicláveis e reutilizáveis, será feita uma homenagem a Valdeck de Garanhuns e Wilson Vasconcelos (Palhaço Gelatina), que estarão presentes no encontro de cenas curtas do dia 10 de novembro.

Dia 16 de novembro: confecção de marionetes de tecido – a oficina, que propõe o trabalho com materiais recicláveis e reutilizáveis, apresenta o processo de criação dos bonecos usados no espetáculo Só sonho samba, em cartaz no dia 19 de novembro.

Dia 23 de novembro: confecção de fantoches mamulengos – a oficina também propõe o uso de materiais recicláveis e reutilizáveis para construção de um boneco em homenagem a Danilo Cavalcante, do grupo Mamulengo da Folia – em cartaz no dia 16 de novembro.

Dia 30 de novembro: manipulação direta de bonecos pendulares – dedicada a uma das técnicas mais usadas pela Cia Bonecos Urbanos, a oficina presta  homenagem ao público que assiste à temporada.

Sobre a Cia Bonecos Urbanos

O grupo foi criado em 1998 por Eduardo Alves e Rubinho Louzada, a partir da montagem Brincando com os deuses do Olimpo. A proposta é democratizar a arte e valorizar o espaço público com apresentações de espetáculos voltados a pessoas de todas as idades. A Cia Bonecos Urbanos também investe em trabalhos de vídeo e televisão. Alguns de seus integrantes fizeram parte do elenco de programas infantis da TV Cultura e da TV Brasil, entre eles Vila Sésamo, Cocoricó, Que monstro te mordeu e Igarapé mágico. A companhia foi, ainda, indicada ao prêmio Video Music Brasil (VMB) pela realização do clipe musical Entre seus rins, do Grupo IRA.


Programa Cena Aberta Funarte 2016 – SP
Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, campos Elíseos)

Ocupação 18 anos da Cia Bonecos Urbanos

Espetáculo: Samba de boneco
Com Cia Bonecos Urbanos
Dia 11 de novembro. Sexta, às 20h.
De 17 de novembro a 1º de dezembro. Quintas, às 20h.
Ingressos: R$30 (meia-entrada: R$15)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 60 min. Classificação etária: livre.

Espetáculo: Bonecos, Ritmos & Músicas
Com Cia Bonecos Urbanos
Dias 12 e 13 de novembro. Sábado e domingo, às 16h.
Dia 4 de dezembro. Domingo, às 16h.
Gratuito
Duração: 50 min. Classificação etária: livre.

Espetáculo: A Fábula da Criação
Com Cia Bonecos Urbanos
Dias 12 e 13 de novembro. Sábado e domingo, às 20h.
Ingressos: R$30 (meia-entrada: R$15)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 60 min. Classificação etária: livre.

Espetáculo: BOtecoNECO
Com Grupo Sorriso Feliz (Cabo Frio – RJ)
Dia 19 de novembro, sábado, às 16h.
Ingressos: R$30 (meia-entrada: R$15)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 60 min. Classificação etária: 12 anos

Espetáculo: Só sonho samba
Com Cia Bonecos Urbanos
Dias 19 e 20 de novembro. Sábado e domingo, às 20h
Ingressos: R$30 (meia-entrada: R$15)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 60 min. Classificação etária: livre.

Espetáculo: Pinóquio Etc e Tal
Com Grupo Teatro por um Triz
Dia 20 de novembro. Domingo, às 16h.
Ingressos: R$30 (meia-entrada: R$15)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 60 min. Classificação etária: livre.

Espetáculo: No Curso do Rio
Com Cia Bonecos Urbanos
Dias 26 de novembro e 3 de dezembro. Sábados, às 16h.
Gratuito.
Duração: 50 min. Classificação etária: livre.

Espetáculo: Certa entidade em busca de outra
Com Cia Bonecos Urbanos
Dias 26 e 27 de novembro. Sábado e domingo, às 20h.
Ingressos: R$30 (meia-entrada: R$15)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 60 min. Classificação etária: 14 anos.

Espetáculo: A Folia no Terreiro do Seu Mané Pacaru
Com Mamulengo da Folia (Canhotinho – PE)
Dia 27 de novembro. Domingo, às 16h
Ingressos: R$30 (meia-entrada: R$15)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 60 min. Classificação etária: livre.

Espetáculo: The Best Off
Com Só Rindo Bonecos da Montanha (Gramado – RS)
Dias 3 e 4 de dezembro. Sábado e domingo, às 20h
Ingressos: R$30 (meia-entrada: R$15)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 60 min. Classificação etária: livre.

Encontros de Cenas Curtas
Dia 10 de novembro. Quinta, às 20h.
De 18 de novembro a 2 de dezembro. Sextas, às 20h.
Ingressos: R$30 (meia-entrada: R$15)
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 60 min | Classificação etária: livre

Dia 10 de novembro: cenas Biju (Wilson Vasconcelos) e Benedito (Valdeck de Garanhuns). Bate-papo com Valdeck de Garanhuns.

Dia 18 de novembro: cenas Viva a máquina (Teatro por um Triz) e Nosso teatro de objetos (Cia. Truks). Bate-papo com Henrique Sitchin.

Dia 25 de novembro: cena Teatro mecânico (Teatro de la Plaza) e curta-metragem Os incógnitos (O Casulo BonecObjeto). Bate-papo com Ana Maria Amaral.

Dia 2 de dezembro: cenas Criação do Mundo e Break Brother (Cia Bonecos Urbanos). Bate-papo com Luiz André  Cherubini (grupo Sobrevento).

Oficinas de confecção de bonecos
De 9 a 30 de novembro. Quartas, às 18h.
Gratuitas
20 vagas. Inscrições no local com antecedência de uma hora.
Duração: 180 min. Classificação etária: 12 anos.

Dia 9 de novembro: confecção de um miniboneco de ventriloquia

Dia 16 de novembro: confecção de marionetes de tecido

Dia 23 de novembro: confecção de fantoches Mamulengos

Dia 30 de novembro: manipulação direta de bonecos pendulares

Mais informações:
(11) 3622-5177
funartesp@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *