A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou nesta terça-feira, 8 de novembro, a lista de projetos selecionados para o Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016.Os proponentes não premiados poderão interpor recurso ao Centro da Música no prazo de dois dias úteis a partir da divugação do resultado, ou seja, até esta quinta-feira, dia 10 de novembro. Os pedidos devem ser enviados para o endereço eletrônico: classicos.funarte@gmail.com.
Quarenta e seis partituras inéditas foram selecionadas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a ser realizada pela instituição em outubro de 2017. Os prêmios variam de R$ 11 mil a R$ 22 mil, distribuídos em cinco categorias: obra para orquestra de câmara, peças para orquestra de cordas, partituras para conjuntos de seis a dez intérpretes, obras para conjuntos de três a cinco intérpretes e peças para solista ou duo.
Nota de esclarecimento:
Concluída a análise dos projetos identificados apenas por números, os membros da Comissão, repetindo procedimento adotado em Comissão análoga anterior, decidiram que das dez obras previstas no Edital para a categoria “seis a dez instrumentos”, apenas sete mereciam aprovação. O valor correspondente aos três prêmios suprimidos foi transferido para a categoria “um a dois instrumentos”, que passou de dezesseis para vinte obras.