Dual Cena Contemporânea apresenta ‘Profetas da selva’ na Funarte SP

Espetáculo 'Profetas da selva'. Foto: Clarissa Lambert.

Sob a coordenação de Solange Borelli, a Radar Cultural Gestão e Projetos – contemplada no programa Cena Aberta Funarte 2016 – traz para a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP o espetáculo Profetas da selva, do núcleo artístico Dual Cena Contemporânea. As apresentações são realizadas nos dias 25, 26 e 27 de novembro, sexta e sábado, às 19h, e domingo, às 18h. Os ingressos têm preços populares.

Profetas da selva propõe a releitura de danças praticadas pelas etnias tupi e guarani no século XV. De acordo com a tradição, os xamãs profetizavam migrações místicas em busca de uma “Terra sem mal”, a “Yvy Marã ey”, onde não haveria diferenças entre deuses e homens. O lugar poderia ser alcançado por meio de danças e jejuns. O espetáculo foi criado a partir de intercâmbios realizados nas aldeias Guyrapa-Ju e Krukutu. Os integrantes do Dual envolveram-se com a rotina de trabalho, os rituais festivos e cotidianos, as danças na casa sagrada, a religiosidade, o canto, a música e as pinturas corporais dessas etnias. Em seguida, esses elementos foram reelaborados para ser apresentados em cena. A companhia também criou um blog com textos, imagens e outros registros do processo, disponíveis neste link: https://pedrasmovedicas.wordpress.com/2016/08/25/profetas-da-selva-notas-e-reflexoes-para-ler-a-obra/

Ciclo de imersão artística
No dia 26 de novembro, sábado, das 13h30 às 20h, o núcleo Dual Cena Contemporânea compartilha com o público a pesquisa realizada durante o processo de criação do espetáculo. O etnomusicólogo Edson Tosta Matarezio abre a programação com a palestra Corpo indígena. Em seguida, os interessados podem participar das oficinas de Pintura corporal e de Dança indígena, que têm como foco a corporeidade do guerreiro indígena brasileiro. Logo depois, serão servidas comidas típicas na Partilha culinária. Para encerrar, haverá uma apresentação de Profetas da selva, seguida de bate-papo com os bailarinos, a equipe técnica e os participantes. Há 20 vagas para o Ciclo de imersão, e as atividades são gratuitas (exceto o espetáculo). Para se inscrever, os interessados devem enviar carta de interesse para o e-mail: cia.dual@hotmail.com.

Sobre o núcleo artístico Dual Cena Contemporânea
Dirigido por Ivan Bernardelli, o Dual realiza pesquisas artísticas a partir de mitologias e temas associados à cultura brasileira. Entre os espetáculos já realizados, destacam-se: Duo para dois perdidos (2012), inspirado no universo da peça Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos, e Terra trêmula (2014), que pesquisou as tensões religiosas do Brasil colonial para promover o encontro entre Ogum e São Miguel Arcanjo. Recentemente contemplada pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, a companhia trabalha na criação do espetáculo Chulos, inspirado nos palhaços das Folias de Reis. O grupo também foi contemplado no programa Laboratório da Cena Funarte 2016.

Programa Cena Aberta Funarte 2016 – SP
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Espetáculo: Profetas da Selva
De 25 a 27 de novembro. Sexta e sábado, às 19h. Domingo, às 18h.

Ingressos: R$10 (meia-entrada: R$5).
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 50 min. Classificação etária: livre.

Ciclo de imersão artística
Dia 26 de novembro. Sábado, a partir das 13h30.

13h30 – Palestra Corpo indígena, com Edson Tosta Matarezio
15h – Oficina de pintura corporal indígena
16h30 – Oficina de dança indígena
17h30 – Partilha culinária
19h – Apresentação do espetáculo Profetas da selva
20h – Bate-papo com bailarinos, equipe técnica e espectadores

Ficha técnica
Direção geral e direção cênica: Ivan Bernardelli | Elenco: Junior Gonçalves, Kleber Cândido, Ivan Bernardelli e Diogo Carvalho ou Wellington Campos | Projeto de luz e iluminação: Osvaldo Gazotti | Tatuagens: Mauro Nakata – Tattoos do Mauro | Cenografia: Mauro Martorelli | Coordenação da pesquisa e intercâmbio nas aldeias indígenas: Roger Muniz | Orientação da pesquisa musical: Edson Tosta Matarezio | Oficina de pintura corporal indígena: Xumaya Xya (indígena Funil-ô) | Design gráfico e digital: Ivan Bernardelli | Registro em vídeo: Alícia Peres | Direção de produção e produção executiva: Radar Cultural Gestão e Projetos – Solange Borelli

Mais informações:
(11) 3622-5177
funartesp@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *