Nesta quinta-feira, 8 de dezembro, às 19h, em Belém do Pará, a Fotoativa recebe convidados para debater gestão e programas de residência em espaços independentes. Participam da mesa: Camila Fialho, da Fotoativa (Belém/PA); Fernanda Brenner, do Pivô (São Paulo/SP); Nadam Guerra, do Terra Una (Liberdade/MG); Denis Rodriguez e Leonardo Remor, ambos da Península (Porto Alegre/RS). O debate terá como mediadora a artista e curadora Mônica Hoff (Florianópolis/SC).
A mesa inaugura o ciclo de debates do projeto Não sou daqui, nem sou de lá. Gestão, curadoria e residência artística em rede, contemplado com o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição, do qual a Fotoativa é parceira. Em um primeiro momento, cada participante apresentará seu próprio espaço e como se articulam seus programas de residência e intercâmbio. O segundo momento será pautado por questões que permeiam o dia a dia dessas estruturas, voltadas à investigação e difusão da arte contemporânea no Brasil.
Dentre os temas a serem abordados, destacam-se: os limites e negociações para a promoção de práticas artísticas em instalações históricas; as configurações formais desses espaços e as suas implicações; o entorno e o trabalho junto a comunidades específicas; o tipo e os sentidos de prática artística produzidos nestes contextos; o extenso volume de comunicação na formação das redes de atuação de espaços como estes; como gerar canais de comunicação e divulgação alternativos, interessantes e eficientes; analogias e contrastes entre os espaços participantes do projeto e seus contextos de atuação; e fundamentalmente como lidam com adversidades, como desenvolvem suas metodologias, quais são suas redes de trabalho e investigação, com quem conversam, como se repensam e que modos de existir podem emergir destas práticas.
Sobre o projeto
Andressa Cantergiani, Denis Rodriguez e Leonardo Remor, os três artistas – gestores do espaço Península, situado em Porto Alegre, e propositores do projeto Não sou daqui, nem sou de lá. Gestão, curadoria e residência artística em rede, saem para residência nos três espaços em rede (Fotoativa, Terra Una e Pivô) e em seu retorno recebem um quarto artista, selecionado através de convocatória pública, em Porto Alegre. Não sou daqui, nem sou de lá pretende com isso ser um projeto simultaneamente de formação, produção, debate, difusão e intercâmbio das práticas artísticas, curatoriais e de gestão realizadas nestes contextos.
Em Belém do Pará, a Fotoativa é a anfitriã do projeto e recebe o artista Denis Rodriguez para uma residência artística, cujo trabalho desenvolvido culmina com a abertura de uma exposição no dia 11 de dezembro, a partir das 15h. Ao longo de sua estada, o artista conta com o acompanhamento crítico-curatorial de Camila Fialho, do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Associação Fotoativa.
Andressa Cantergiani realiza, neste momento, sua residência no Terra Una, em Minas Gerais, com o acompanhamento de Nadan Guerra. E Leonardo Remor, no Pivô, em São Paulo, com acompanhamento de Fernanda Brenner.
A quarta e última residência, a ser realizada em fevereiro de 2017 na Península, em Porto Alegre, contará com o acompanhamento da curadora Kamilla Nunes, de Florianópolis. Inscrições abertas até 18 de dezembro.
O projeto prevê ainda a produção de uma publicação com o registro das experiências e debates e textos que buscam situar e refletir sobre tais práticas no contexto brasileiro.
Serviço:
Debate: “Portas Abertas para diálogos entre espaços independentes: gestão e programas de residência”
Data: 8/12/2016, às 19h
Local: Fotoativa
Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico – Belém – Pará