Funarte lança vídeo em comemoração aos dez anos do Estúdio F

A Fundação Nacional de Artes – Funarte disponibiliza em seu Portal, a partir desta sexta-feira, 16 de dezembro, um vídeo comemorativo dos dez anos do programa de rádio Estúdio F. Com o nome de Estúdio F, 10 anos, o vídeo faz um panorama e mostra os bastidores do programa, que é produzido pela Fundação, por meio do Canal Virtual, e transmitido semanalmente pelas emissoras de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (Rádios Nacional do Rio, de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões) e pela Rádio Cultura Brasil, de São Paulo.

Com 29 minutos de duração, o vídeo reúne depoimentos dos servidores que fazem o programa, como seu produtor e apresentador, Paulo César Soares, o operador de áudio Ribamar Mendes e os pesquisadores/roteiristas Cláudio Felício, Flávia Esteves, Maria Cristina Martins e Pedro Paulo Malta – este coordenador do Canal Virtual e responsável pelo roteiro e pela direção do “Estúdio F, 10 anos”.

O vídeo possui, ainda, trechos de algumas edições do Estúdio F, como, por exemplo, a primeira, transmitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 28 de novembro de 2006, sobre os compositores Assis Valente e Custódio Mesquita. Além de relembrar os primeiros passos dessa história (nascida de uma parceria da Funarte com a antiga Radiobrás, atual EBC), o material conta como o programa é feito – da pesquisa de conteúdo à edição de áudio – e ressalta seu papel na preservação da memória da música brasileira.

No décimo ano de sua história, o Estúdio F contabiliza 327 edições dedicadas a contar a história de personagens importantes da música brasileira, entre compositores, cantores, instrumentistas e conjuntos. Um vasto painel que vai da maestrina carioca Chiquinha Gonzaga ao grupo paulistano Racionais MCs, passando por divas da era do rádio, bandas de rock dos anos 80/90, mestres do choro, ícones da bossa nova e do samba e grandes inovadores da música nacional, como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali.

Para ouvir o Estúdio F, acesse o índice de programas no portal da Funarte (https://sistema.funarte.gov.br/noticias-antigas/estudiof) ou acompanhe ao vivo a programação das emissoras que transmitem a atração: na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o Estúdio F vai ao ar aos sábados, às 14h. Já na Rádio Nacional de Brasília, é apresentado aos domingos, em dois horários: às 13h e às 23h. Na Nacional da Amazônia, pode ser ouvido aos domingos, às 23h. Também aos domingos, é atração da Rádio Nacional do Alto Solimões, às 21h. Já na Rádio Cultura Brasil (São Paulo), é apresentado às quartas-feiras, em dois horários: 9h e 21h.

Assista ao vídeo: https://sistema.funarte.gov.br/noticias-antigas/brasilmemoriadasartes/acervo/funarte/no-ar-os-bastidores-e-as-historias-do-estudio-f/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *