Projeto “Focus em cena com…” ocupa o Teatro Cacilda Becker

Espetáculo 3 Pontos... - Focus Cia. de Dança. Foto: Paula Kossatz

A partir de 27 de janeiro até 17 de fevereiro, o Teatro Cacilda Becker, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), será ocupado pela Focus Cia de Dança. Durante o período, dois espetáculos da companhia, elogiados pela crítica, As canções que você dançou pra mim e 3 pontos…, serão apresentados em conjunto com trabalhos de quatro grupos cariocas convidados: Crutz Cia de Dança, Cia Nós da Dança, Grupo Carlota Portella e Grupo Nimo. A ocupação FOCUS EM CENA COM …” também irá oferecer bate-papos e aulas abertas.

Um Samba de Amor Desfeito com a Crütz Cia. de Dança; AutoRetrato com a Cia Nós da Dança; 3 Pontos… com a Cia Focus de Dança; Arte em Movimento (Trechos) com o Grupo Carlota Portella; e Luz no Olhar com o Grupo Nimo são outros espetáculos que vão compor a programação durante a ocupação.

Além das apresentações, também haverá aulas abertas gratuitas, por meio de inscrição. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas com o envio do currículo para o e-mail focusciadedanca@gmail.com. O público-alvo é de bailarinos profissionais.  Os selecionados serão comunicados via email. O horário das aulas é das 10h às 12h, as quartas (ministrada pelo grupo convidado) e quintas, ministradas pela Focus.

As canções que você dançou pra mim

O espetáculo As canções que você dançou pra mim, da Focus Cia de Dança, dirigido por Alex Neoral, retorna ao Rio de Janeiro para apenas seis apresentações que fazem parte do projeto Dança Verão, no Teatro Cacilda Becker, com a ocupação Focus em Cena com … . O espetáculo traz iê-iê-iês, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, emoções além do horizonte que estão na construção da coreografia. Além de Alex Neoral, que também faz parte do elenco, estão Carol Pires, Clarice Silva/Sheila Fingier, Cosme Gregory, José Vilaça, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Monica Burity.

“A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco que durante as viagens da cia. cantava músicas do rei onde um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum”, conta o diretor e coreógrafo Alex Neoral. “Uma canção  vai puxando a da sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa Alex.

Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto em suas versões originais em clássicos dos anos 1960 a 1980 compõem As canções que você dançou para mim. Para Alex o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança. Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, As canções que você dançou pra mim traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos.

Direção e Coreografia: Alex Neoral.
Bailarinos: Alex Neoral, Carol Pires, Clarice Silva/Sheila Fingier, Cosme Gregory, José Vilaça, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Monica Burity.

Sobre a Focus
A Focus Cia de Dança é uma das mais atuantes e aclamadas companhias do país. Consagrada pela crítica especializada e pelo público, cada vez mais numeroso, a Cia encerrou o ano de 2016 somando 115 apresentações em todo o território nacional e no Canadá, onde participou com quatro trabalhos de repertório no Festival Quarties Danse em Montreal, em setembro. Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a Focus recebeu, em novembro/2016, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a maior condecoração da cultura brasileira que todos os anos agracia artistas e grupos de maior destaque no cenário artístico e cultural do Brasil naquele ano.

Entre 2010 e 2011, a Cia se apresentou em 32 cidades da França destacando a Bienal de Dança de Lyon. No exterior, levou suas obras para Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. No Brasil, para mais 80 cidades, entre capitais e cidades do interior. Em 2007 e 2008 seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil. Em 2011, o trabalho As canções que você dançou pra mim foi eleito entre os 10 melhores pelo Jornal O Globo, e em 2012 pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo um dos três melhores pela originalidade e simplicidade na opinião do júri especialista. Em 2014, estreou o espetáculo Saudade de Mim em parceria com o Projeto Portinari e João Cândido Portinari. Em 2016, o espetáculo As canções que você dançou pra mim ultrapassou a marca de 250 apresentações e mais de 80 mil espectadores. Recentemente estreou o espetáculo Cinequanon que cumpriu curta temporada em novembro/2016.

SERVIÇO:

Apresentações: dias 27, 28 e 29/01

Um samba de amor desfeito – Crutz Cia de Dança +  As canções que você dançou pra mim – Focus Cia de Dança

Apresentações: dias 03, 04 e 05/02

AutoRetrato – Cia Nós da Dança +  As canções que você dançou pra mim – Focus Cia de Dança

Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Apresentações: 10, 11 e 12/02

Trechos de Arte em Movimento – Grupo Carlota Portella + 3 pontos… – Focus Cia de Dança

Apresentações: 17, 18 e 19/02

Luz no Olhar – Grupo Nimo + 3 pontos… – Focus Cia de Dança

Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Local: Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete 338 – Largo do Machado
Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933

Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)
Duração: 70 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *