A Fundação Nacional de Artes – Funarte lamenta o término das atividades da rádio MPB FM, emissora carioca que vinha ocupando a frequencia 90,3 FM, um dos últimos celeiros da MPB no Rádio Brasileiro.
Segundo Ariane Carvalho, ex-diretora artística da rádio e detentora da marca, três programas eram considerados referência no segmento e preferidos do público: Faro MPB, Palco MPB e Samba Social Clube. Ariane explicou ao jornalista Silvio Essinger, de O Globo, que vendeu 50% da MPB FM para o Grupo Bandeirantes em 2012, e que o combinado era manter a identidade da programação – voltada para a música popular brasileira e suas manifestações, do samba, à bossa e ao rock – por um tempo determinado. Segundo ainda Ariane Carvalho, após esse período, a Bandeirante poderia decidir o que fazer com a frequência. A ideia da empresária é levar os programas mais bem sucedidos para outras rádios.
O produtor cultural Haroldo Costa assim se manifestou sobre o fim da emissora dedicada à música popular brasileira: “É lamentável que a Rádio MPB FM esteja fora do ar. É um retrocesso. Perdemos todos, a música, os músicos brasileiros e ouvintes. Que pena!”
“Li com tristeza a notícia sobre o encerramento das atividades da Rádio MPB Fm, uma porta já tão estreita, que se fecha para a divulgação da música, das artes”, disse a cantora, compositora e jornalista Tania Malheiros. “Espero com otimismo que algo seja feito e que possamos contar novamente com esse canal tão importante de divulgação da nossa música.”
No seu Facebook, a emissora divulgou a seguinte nota: “Por uma decisão estratégica do Grupo Bandeirantes, o conteúdo da rádio BandNews Fluminense FM 94.9 passa a ser transmitido a partir de amanhã (01/02) também em FM 90.3, atual frequência da MPB FM. A programação da rádio que toca exclusivamente música popular brasileira continuará sendo transmitida online no aplicativo Band Rádios para smartphones e na web no site mpbfm.com.br, ficando assim ainda mais acessível para o seu público fiel”.