Projeto ‘Focus em cena com…’: últimos dias

Espetáculo 3 Pontos... - Focus Cia. de Dança. Foto: Paula Kossatz

De 27 de janeiro a 19 de fevereiro, o Teatro Cacilda Becker, da Funarte, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), está ocupado pela Focus Cia. de Dança. Durante o período, espetáculos da companhia, elogiados pela crítica, são apresentados em conjunto com trabalhos de quatro grupos cariocas convidados: Crütz Cia. de Dança, Cia. Nós da Dança, Grupo Carlota Portella e Cia. NIMO. A ocupação Focus em cena com… recebe, do dia 17, sexta, até domingo, 19, os espetáculos Luz no olhar, da Cia. NIMO, e 3 pontos…, da Focus. Na sexta e no sábado, o horário é às 20h; no domingo, às 19h.

A programação também inclui debates abertos ao público e aulas, dirigidas a bailarinos profissionais. O horário das aulas é das 10h às 12h, as quartas (ministrada pelo grupo convidado) e quintas (ministradas pela Focus). Para mais informações sobre essas atividades e inscrições, deve ser utilizado o e-mail:  focusciadedanca@gmail.com.  Os selecionados são comunicados por e-mail.

Sobre os espetáculos

Luz no olhar

O espetáculo Luz no olhar, da Companhia NIMO – Núcleo de Ideias em Movimento, tem como cenário a luz e os corpos dos bailarinos. “Como ocupar essa luz?” é a pergunta que inspira o trabalho. Ele tem como proposta ser “uma brincadeira dinâmica de movimentos dentro de várias possibilidades de luz e sombras”. Com a montagem, a NIMO pretende “mostrar o quão articulados podem ser os corpos e ver como isso é transformado de acordo com a luz que eles recebem”.

Fundada em 2014 a NIMO vem realizando um trabalho intenso de pesquisa e criação, tendo apresentado nesse período as seguintes obras: Inquietudes; Pedaço de Mim; Bach; Zabé e Apenas isso.

3 pontos…

Três coreografias da Focus Cia.de Dança compõem o espetáculo 3 pontos… São eles: Um a um, Interpret e Strong strings. Nessas peças, com uma trilha musical que vai de Bach a Nirvana (executada ao vivo), os bailarinos vão de movimentos expansivos, como se rasgassem o espaço, a gestos pequenos e sutis. Na exploração desse espaço, o coreógrafo também brinca com o conceito de aglomeração e com um desejo de “ocupar o mesmo lugar”, ou de explorar amplamente a cena. Quedas agressivas e imediatas são, também, um ponto marcante do espetáculo, em que solos, duos, trios e quartetos são combinados e utilizados de várias maneiras.

A coreografia Um a um traz em sua essência a pesquisa de dois corpos que, juntos, geram novas possibilidades de movimento. Musicalmente, o trabalho é composto de seis movimentos, todos de Johann Sebastian Bach. Nessas músicas, o casamento do violoncelo com o piano traduz o tema tratado no trabalho: a “combinação de um + um’”

Interpret tem como trilha sonora a composição para violino solo Chaconne, de Bach,– obra que vem inspirando muitos outros artistas, e também o coreógrafo Alex Neoral, que instigou-se a investigar essa peça musical tão complexa.

Strong Strings busca retratar como o corpo é afetado diretamente pelas informações que o cercam, rápidas, imediatas e enérgicas, que “estimulam e definem movimentos”. A coreografia é embalada por músicas da banda de rock norte-americana Nirvana (com versões para quarteto de cordas), executadas ao vivo. Na obra, a Focus usa o ritmo tão típico desse grupo musical, para usufruir do humor e da energia que encontra nas músicas da banda, em sua movimentação.

Sobre a Focus

A Focus Cia. de Dança é uma das mais aclamadas companhias do país e é considerada uma das mais atuantes. Consagrada pela crítica especializada e pelo público, cada vez mais numeroso, a companhia encerrou o ano de 2016 somando 115 apresentações, em todo o território nacional e no Canadá, onde participou com quatro trabalhos de repertório no Festival Quarties Danse, em Montreal, em setembro. Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a Focus recebeu, em novembro do ano passado, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a maior condecoração do Governo Federal para a cultura brasileira – que todos os anos agracia artistas e grupos de maior destaque no cenário artístico e cultural do país, em cada ano.

Entre 2010 e 2011, a Focus apresentou-se em 32 cidades da França, com destaque para sua participação na Bienal de Dança de Lyon. No exterior, além do Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá receberam seus trabalhos. No Brasil, fez temporadas em mais de 80 municípios, entre capitais e cidades do interior. Em 2007 e 2008, seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B do Jornal do Brasil. Em 2011, o trabalho As canções que você dançou pra mim foi eleito um dos 10 melhores pelo Jornal O Globo e, em 2012 pelo Guia da Folha de São Paulo (sendo considerado um dos três melhores, pela originalidade e simplicidade, pelo júri especialista. Em 2014, estreou o espetáculo Saudade de mim, em parceria com o Projeto Portinari e João Cândido Portinari. Em 2016, As canções que você dançou pra mim ultrapassou a marca de 250 apresentações e mais de 80 mil espectadores. Em novembro de 2016, a Focus estreou o espetáculo Cinequanon, tendo cumprido curta temporada.

Espetáculos anteriores do projeto

No Focus em Cena com… já foram apresentados os espetáculos: Um Samba de Amor Desfeito, com a Crütz Cia. de Dança; AutoRetrato com a Cia Nós da Dança; e Arte em movimento (Trechos) com o Grupo Carlota Portella

Focus em cena com…

Projeto de ocupação do Teatro Cacilda Becker
De 27 de janeiro a 19 de fevereiro

Próximas atrações

Dias 17, 18 e 19/02

Espetáculos

Luz no olhar – Cia. NIMO – Núcleo de Ideias em Movimento
e
3 pontos… – Focus Cia de Dança

Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado
Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte

Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte

Ingressos: R$ 30. Meia entrada: R$ 15
Duração: 70 minutos

Serviço dos espetáculos

Luz no olhar
Cia. NIMO – Núcleo de Ideias em Movimento
Coreógrafo: Gleidson Vigne
Bailarinos: Laura Ávila, Leilane Teles, Luisa Libório, Luiza Azeredo, Nayanne Cavalcante

3 pontos

Direção e coreografia: Alex Neoral

Bailarinos: Carol Pires, Clarice Silva/Sheila Fingier, Cosme Gregory, José Vilaça, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Monica Burity

Espetáculos já apresentados

Dias 27, 28 e 29/01
Um samba de amor desfeito – Crütz Cia, de Dança +  As canções que você dançou pra mim – Focus Cia. de Dança

Dias 3, 04 e 05/02
AutoRetrato – Cia. Nós da Dança +  As canções que você dançou pra mim – Focus Cia de Dança

Dias: 10, 11 e 12/02
Trechos de Arte em Movimento – Grupo Carlota Portella + 3 pontos… – Focus Cia de Dança