As artes visuais regem a programação do Complexo Cultural Funarte Brasília neste fim de semana. Com exceção das segundas-feiras, estão abertas diariamente, das 10h às 22h, as exposições Monumento e Poema 193, selecionadas pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Atos Visuais. A entrada, para as duas exposições, é gratuita.
Poema 193, exibida na Galeria Fayga Ostrower, é uma criação do artista plástico cearense Diego de Santos, também vencedor do respeitado Prêmio PIPA Online Popular, em 2014. Com fotos, desenhos e vídeos, Diego de Santos realiza uma construção poética onde a ideia de moradia se assimila, em seus desdobramentos, tanto à de lares em sua intimidade como à dos conflitos sociais gerados pela falta de teto. O artista confronta elementos como a concha, o fogo, a fuligem e a ação do tempo para provocar um leque de leituras estéticas e sensoriais.
Já a intervenção Monumento, dos irmãos Adriano e Fernando Guimarães (DF) e Ismael Monticelli (RS), convida a uma reflexão sobre a modernidade e seus ideais de progresso, velocidade e dinamismo. A criação de Brasília e o desenvolvimento da indústria automobilística no país também embasam a construção da obra, que utiliza como matéria-prima restos de veículos acidentados. A obra tem curadoria de Daniela Name (RJ) e Marília Panitz (DF).
Programação Funarte Brasília – De 2 a 9 de março
Galeria Fayga Ostrower
Exposição: Poema 193
De: Diego de Santos
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Atos Visuais
Até 2 de abril | De terça a domingo, das 10h às 21h
Classificação etária: livre
Gratuita
Marquise/Entorno
Instalação: Monumento
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Atos Visuais
Até 2 de abril | De terça a domingo, das 10h às 21h
Classificação etária: livre
Gratuita
O Complexo Cultural Funarte Brasília fica no Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções.