No próximo sábado, 20 de fevereiro, o programa A Grande Música, da TV Brasil, exibirá gravações de quatro das obras apresentadas durante a XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. São elas: Abertura Festiva, de E. Mahle; Suíte Orquestral, de Rafael Bezerra; Movimento Concertante, de Pedro A. Dias; e Filho da Floresta, de R. Tacuchian. Essas obras foram interpretadas pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a direção de Ernani Aguiar; a obra de R. Tacuchian teve solo vocal de Veruschka Mainhard. Outras obras apresentadas durante a XVIII Bienal entrarão em breve na programação de A Grande Música, em datas que serão previamente divulgadas.
Ainda no próximo sábado, 20, às 19h, a Rádio MEC-FM transmitirá outras obras apresentadas durante a XVIII Bienal, a saber: Intervenções I e II, de José Orlando Alves; O Massapê Vivo, de Jorge Antunes, e Colapsos, de Marcus Siqueira. Essas obras foram interpretadas pela Orquestra Sinfônica Nacional, dirigida por Lutero Rodrigues; a obra de Marcus Siqueira tem participação do Quarteto Radamés Gnattali. Durante a transmissão, serão difundidas entrevistas com os compositores. Outras obras ouvidas durante a XVIII Bienal serão difundidas pela Rádio MEC-FM em datas a serem anunciadas.
Promovida pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), a XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea ocupou a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro de 2009. Ao todo, foram apresentados dez concertos, cada um deles com oito a dez obras musicais.
A primeira edição da Bienal ocorreu em 1975. A partir de 1979, o evento passou a ser organizado pela Funarte. Nos concertos que ela realiza, são ouvidas obras recentes de compositores vivos de todo o Brasil, iniciantes ou renomados, ligados a diversas tendências artísticas.