Companhia Quik leva programação gratuita ao norte do país, de 28 a 31 de março

A cidade de Rio Branco, no Acre, recebe a Quik Cia de Dança de Minas Gerais de 28 a 31 deste mês, para uma série de atividades, entre espetáculo, oficinas, roda de conversa e exposição de fotografia. Contemplada no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, a companhia apresenta o espetáculo Ressonâncias na Praça Municipal do São Francisco, nesta terça, e depois segue para Cidade do Povo e Praça da Revolução.

Em Ressonâncias, a história se constrói em parceria com a plateia, que compõe a cena envolvendo dança, música, espaço, arquitetura e público em uma formação única que resulta em uma construção inédita a cada apresentação. A transversalidade da arte neste espetáculo se propõe a refletir o cenário vivo de cada local de apresentação, permitindo a seus interlocutores olhares que dialogam e revelam seus imaginários. Cada apresentação possibilita ao público diferentes perspectivas e formas de recepção e assimilação da montagem, de acordo com o perfil e características de cada espaço e do público presente.

Ressonâncias já circulou pelas cidades de Belém, Manaus e Porto Velho em 2016 e agora se despede do público na capital acreana, com apoio da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour (FEM) e da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), além da parceria com a Associação de Dança do Acre, o Movimento de Dança do Acre e Ceja Forrozeiro.

Sobre o espetáculo – Criado em 2010, Ressonâncias participou de importantes festivais de dança e teatro como: FIT-B H, Fitrupa-PA, Filte- BA, FID-BH, Garanhuns- PE, Mova-se-AM.

Sobre a oficinaPermeabilidades – Estratégias para uma dança criativa será ministrada por Rodrigo Quik e Letícia Carneiro. Os bailarinos vão trabalhar com a improvisação como um meio de aproximação do público com o seu sensório e sua percepção, potencializando sua sensibilidade através da exploração deste corpo e suas relações com o espaço, com outros corpos e com a música. A oficina desenvolverá, através de técnicas de consciência corporal e de jogos de improvisação em dança, a possibilidade de sensibilização e da vivência do público com os processos de criação utilizados durante o espetáculo. A atividade é aberta ao público.

Sobre a roda de conversa – Realizada por Rodrigo Quik e Letícia Carneiro, com o Movimento de Dança do Acre, terá como tema o trabalho da cia, conhecimentos adquiridos e experiências na área cultural em ações articuladas entre produção, criação, ações socioartísticas e gestão.

Sobre a exposição Com a curadoria de Rodrigo Quik e Letícia Carneiro, a mostra Outros Olhares reúne o olhar de vários fotógrafos sobre o espetáculo “Ressonâncias” desde 2010, criando diferentes possibilidades de novas realidades, interlocuções e transversalidades. A proposta é refletir o cenário vivo e a presença do público de cada local de apresentação, permitindo a seus interlocutores olhares que dialogam e revelam seus imaginários. Dentre os fotógrafos participantes estão Ilana Lansky, Foca, Nina Blauth, Ary Kerner, Guto Muniz e Tarcísio de Paula

Sobre a Quik Companhia de Dança – Fundada em 2000, no bairro Jardim Canadá – Município de Nova Lima (MG), pelos bailarinos Letícia Carneiro e Rodrigo Quik, ambos com vasta experiência profissional em dança contemporânea no Brasil e no exterior, como integrantes do Grupo Corpo de 1984 a 1996. Com 17 anos de existência, possui nove espetáculos. Durante esse tempo, construiu uma metodologia de criação artística, na qual sempre valorizou os procedimentos de pesquisas sistematizadas em dança contemporânea e suas interfaces com outras linguagens artísticas. A Quik descobriu, nesta trajetória, que novos olhares para o mundo e diferentes possibilidades de dialogar com outras linguagens artísticas trazem potencialidade de criação para seus espetáculos. Há 13 anos, a Quik atua na comunidade do Jardim Canadá, em Nova Lima (MG), por meio de seus projetos socioartístico cultural, contribuindo para o acesso da população aos bens culturais, por meio das atividades promovidas no “Quik Espaço Cultural” e pelas ações produzidas em seu projeto de educação pela arte, o “Quik Cidadania”.

Ficha Técnica

Concepção, Criação e Interpretação: Letícia Carneiro e Rodrigo Quik
Criação e execução da trilha sonora ao vivo: Rodrigo Salvador e Antônio Moreira
Figurino: Silma Dornas e Rodrigo Quik
Cenografia: Letícia Carneiro
Produção executiva: Merry Couto

PROGRAMAÇÃO

Dia 28/3 (terça-feira), das 9h às 11h30

Oficina Permeabilidades – Estratégias para uma dança criativa
Local – Usina de Arte João Donato
R. das Acácias, 1155 – Distrito Industrial
Informações para inscrições no email camilaprodutora@gmail.com

Dia 29/3 (quarta-feira)

Local: Praça Municipal do São Francisco
Rua Joaquim Macedo

Exposição fotográfica: 15h às 18h
Espetáculo: 17h

Dia: 30/3 (quinta-feira)

Local: Cidade do Povo – Quadra 22, próximo ao Mercado
Exposição fotográfica: 15h às 18h
Espetáculo: 17h

Dia 31/03 (sexta-feira)

Local: Praça da Revolução (em frente ao colégio Barão do Rio Branco – CERB)
Exposição fotográfica: 15h às 18h
Espetáculo: 17h
Roda de conversa: 19h às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *