O presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Stepan Nercessian, apresentou em cerimônia aberta, no Teatro Plínio Marcos, na quarta-feira (29), o novo coordenador da Representação Regional da entidade em Brasília, João Carlos Corrêa. Ele substitui Débora Aquino, que esteve à frente da Regional desde 2012.
O primeiro desafio proposto para a Funarte tendo Corrêa na coordenação de Brasília é a reforma e retomada das atividades da Sala Cássia Eller do Complexo Cultural Funarte, atualmente fechada por problemas técnicos e estruturais. Segundo Nercessian, “existe uma determinação do Ministro Roberto Freire para que isso seja feito em todos os espaços próprios da Funarte”. Mas o presidente avalia que os equipamentos de Brasília são especialmente importantes nesse sentido, já que a cidade hoje é deficitária em locais públicos para a arte e a cultura.
“Estamos convencidos, no MinC e na Funarte, de que a primeira coisa que temos a fazer é oferecer os nossos locais para o público de cada lugar. Não tem sentido ajudar, financiar e dar verba quando nossas dependências não estão em condições de receber o público e os artistas de todo Brasil”, pontua Nercessian. Além de Brasília, a Funarte tem espaços culturais no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
João Carlos Corrêa lembrou, durante o evento, que a reestruturação das salas da Funarte vai permitir a acolhida dos projetos Pixinguinha, de música, e Mambembão, de artes cênicas – prestes a serem retomados. “Estamos numa luta de anos por equipamentos culturais dignos da nossa arte, dignos de Brasília, e a luta me trouxe aqui hoje”, declarou o novo coordenador. “Estou doido para começar a trabalhar”, descontraiu .
A cerimônia contou com a presença dos secretários do Ministério da Cultura (MinC), Adão Cândido (Articulação e Desenvolvimento Institucional – SADI), e Raimundo Benoni (Infraestrutura – Seinfra), além do diretor executivo da Funarte, Reinaldo Veríssimo.
Perfil
Artista da dança e do teatro e funcionário público de carreira do Senado Federal, João Carlos Corrêa nasceu em Belém do Pará e, nos últimos quatro anos, foi chefe de gabinete do senador Roberto Muniz (PP/BA). Foi Conselheiro de Cultura do Governo de Brasília (GDF) e é responsável pelo projeto Dança e Cidadania – criado em 2009 para promover a inclusão social de jovens de 13 a 18 anos, através do ensino de dança. Entre as peças que Corrêa já encenou está Fahrenheit – João de Ferro, dirigida por Luciana Martuchelli.