Funarte SP recebe o espetáculo de teatro ‘Homo Patitur’ na Sala Carlos Miranda

'Homo Patitur'. Foto: Allis Bezerra.

O espetáculo Homo Patitur, do grupo Eco Teatral, fica em cartaz na Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP no último fim de semana de abril. Escrito e dirigido por Thiago Franco Balieiro e com atuação de Lucas Cabrini, o solo tem apresentações nos dias 28 e 29, às 21h, e 30, às 20h. Os preços dos ingressos são populares.

Inspirado no ensaio O Mito de Sísifo, do escritor argelino Albert Camus, o espetáculo aborda temas fundamentais para o ser humano, como: o abandono, o trabalho absurdo, a falta de sentido da vida, o suicídio. Em latim, homo patitur significa literalmente “homem que sofre”. No solo do Eco Teatral o sentido do título é o da necessidade de suportar os sofrimentos sem deixar de enfrentar o vazio do cotidiano. Daí a relação com o ensaio de Camus e com Sísifo, figura da mitologia grega condenada a empurrar eternamente montanha acima uma enorme pedra, que rola para baixo a cada vez que atinge o topo.

A encenação retrata um dia na vida de um homem solitário, cuja expectativa de ter uma companhia jamais se confirma. Seus únicos contatos com outra existência são vestígios deixados por um cão que nunca sai do próprio abrigo. Com quase uma hora de duração, há apenas uma fala da personagem no espetáculo, que enfatiza a importância dos gestos e induz a plateia a notar cada detalhe do corpo do ator.

Homo Patitur é o terceiro espetáculo produzido pelo grupo Eco Teatral, que estreou em 2012 com a premiada montagem de Sala de Espera. Estabelecida desde 2015 no bairro da Luz, em São Paulo, a companhia desenvolve um trabalho de pesquisa focado no desenvolvimento técnico do ator. Em sua sede, ministra um curso de treinamento corporal e um curso de preparação vocal, além de se envolver em outros projetos, como jams de dança e cursos de dança afro.

Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Espetáculo: Homo Patitur
De 28 a 30 de abril. Sexta e sábado, 21 h. Domingo, 20h
Ingressos: R$ 40 (meia-entrada: R$ 20).
Cartões não são aceitos.
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Será fornecido um ingresso por pessoa.
Duração: 60 min. Classificação etária: 16 anos.

Ficha técnica:
Direção e dramaturgia: Thiago Franco Balieiro | Ator: Lucas Cabrini | Desenho de luz e operação: Gustavo Gus | Operação de Som: Gabriela Hamati | Figurino: Rosangela Ribeiro | Cenografia: Amanda Venturelli | Projeto gráfico: Angela Ribeiro | Produção: Eco Teatral

Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *