A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio de seu Centro da Música, está desenvolvendo uma série de ações que visam fortalecer e ampliar a área da pesquisa musical na instituição. Dividido em dois eixos, o Projeto Pesquisa Musical, a ser implementado em breve, prevê a criação de uma coleção de ensaios críticos contemporâneos e a produção de coletâneas de música brasileira (erudita e popular) em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Na primeira ação, serão disponibilizados online volumes com ensaios críticos inéditos sobre artistas e movimentos da música popular brasileira, escritos por autores contemporâneos. A proposta é lançar ensaios sobre artistas como Vitor Ramil, Luiz Tatit, Thiago Amud, José Miguel Wisnik, Mano Brown, entre outros.
Já o projeto de criação das coletâneas será realizado pela Funarte em parceria com o Departamento de Promoção Internacional (Deint) do Ministério da Cultura. Serão selecionadas partituras de música brasileira – popular, erudita e de bandas de música – que serão disponibilizadas on-line nos sites do MinC e da Funarte. O texto de organização a ser incluído no material terá versões em português, inglês e espanhol.
A seleção das peças contará com a participação de importantes instituições de pesquisa musical de todo o país, que estão sendo consultadas pelo Centro da Música da Funarte. O Cemus também ficará responsável pela produção do conteúdo e organização geral, e para isso terá o apoio de pesquisadores especializados em partituras.