A Funarte MG recebe a Companhia Paulicea de Teatro (SP) para apresentação única do espetáculo teatral A Razão Blindada, no dia 4 de maio, quarta-feira, às 21h. Os ingressos têm preços populares.
A peça do argentino Aristides Vargas é baseada no clássico romance espanhol Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes; em A verdade sobre Sancho Pança, de Franz Kafka; e ainda em depoimentos do jornalista Chico Vargas e de outros militantes políticos que lutaram na década de 1970. Os testemunhos incluem relatos sobre o Presídio Rawson, do tempo da ditadura militar argentina. A tradução é de João das Neves,
Dirigida por Alexandre Kavanji, a montagem apresenta duas pessoas detidas. A ação se desenvolve num centro de correção – que pode ser um cárcere, um hospital psiquiátrico ou uma delegacia policial -. Nessa fronteira ambígua, a história se passa em corredores, pátios e banheiros desse local, para onde as pessoas são levadas para serem vigiadas e controladas. Mas a cena também é ambientada “na memória de Sancho Pança e no corpo de D. Quixote, aprisionado no cárcere do ar”, acrescenta Aristides Vargas. Presos e submetidas a violência física e psicológica, os personagens se reconfortam, todos os domingos durante o anoitecer, em torno da história de Dom Quixote e Sancho Pança.
A Cia. Paulicea diz que A Razão Blindada lança discussão sobre os modos de aprisionamento e torturas que um homem pode suportar, bem como sobre as formas de resistência a esses abusos. “Se temos nossos corpos usurpados por diferentes tipos de controle social, econômico, cultural ou político, podemos também criar desvios, fissuras que proporcionem outra forma de relação com a liberdade, nem que seja utópica”, comentam os artistas.
Filiada à Cooperativa Paulista de Teatro (CPT), a Companhia Paulicea atua desde 1997. Participou de vários projetos programados pelas secretarias municipais de Cultura e de Educação de São Paulo; e da Caravana Paulista de Teatro, da Secretaria de Estado da Cultura. Seu espetáculo infantil Brincando na Chuva recebeu o Prêmio Estímulo Flávio Rangel 2000. O grupo realizou diversos trabalhos para o público infanto-juvenil e adulto, que incluíram pesquisas de linguagem do teatro popular. Realizou oficinas e temporadas de circulação pelo Estado de São Paulo. Participou de vários eventos importantes, como o Festival Internacional de Teatro (FIT), de São José do Rio Preto; do Festival Internacional de Londrina; do Festival Internacional de Teatro de Havana/Cuba; e da Mostra SESI de Teatro Infantil. Foi convidado para outras mostras e ciclos de apresentações, como o Circuito Cultural do Estado de São Paulo; o Circuito SESC de Artes; a Mostra de Teatro de Rua de Campinas, o Festival Nacional de Presidente Prudente (Fentep); o projeto Teatro nos Parques, da CPT; além dos festivais de teatro do Ceará, e do Espirito Santo.Em 2015, realizou mais de cem apresentações, em várias cidades de São Paulo e de outros estados.
Espetáculo teatral
A Razão Blindada
Com a Companhia Paulicea de Teatro (SP)
Filiada à Cooperativa Paulista de Teatro
Funarte MG
Rua Januária, Nº 68 Centro – Belo Horizonte
(31)3213-3084 | (31) 3213-7112
Ingressos: R$ 20. Meia: R$10
Duração: 80min
Classificação etária: 16 anos
Ficha técnica/artística
Texto: Aristides Vargas. Tradução: João das Neves
Direção: Alexandre Kavanji
Direção de atores: Solange Dias
Atores: Dudu Oliveira e Cássio Castelan
Trilha Sonora: Charles Razl. Cenário, figurinos e adereços: Guto Togniazollo. Iluminação: Mauro Martoreli. Operação de som: Gabriel Kavanji. Fotos: Léo Xymox e Augusto Paiva (Programa). Assessoria de Comunicação: Ester Vitkauskas
Mais informações
Produção – Leo Horta – leohorta.teatro@gmail.com
Cia. Paulicea: ciapaulicea@gmail.com e kavanji@gmail.com
Funarte MG: funartemg@funarte.gov.br