Mostra Cantautores chega à sexta edição e é destaque na programação da Funarte MG

A sexta edição da Mostra Cantautores, que acontece de 6 a 13 de maio, em Belo Horizonte (MG), leva ao público artistas já reconhecidos e novos talentos, que representam diferentes estilos e territórios musicais do Brasil. Os shows ocupam três espaços da capital mineira: além da Funarte MG, o Teatro Bradesco e o Idea Casa de Cultura. Os ingressos são limitados e estão à venda pela internet, a partir do endereço www.mostracantautores.com.br.

O festival, que surgiu em 2011 em um pequeno teatro de Belo Horizonte, tornou-se rapidamente referência nacional para mapear a canção autoral produzida em todas as regiões do país. E tem como regra a apresentação dos artistas em formato solo e intimista, acompanhados unicamente pela própria voz e por seu instrumento.

Entre os destaques desta edição estão o paraibano Chico César, já consagrado na MPB, em turnê de seu último álbum Estado de Poesia; e Vitor Ramil, cantor e compositor gaúcho com vasta carreira no país e na America Latina, que prepara o lançamento de Campos Neutrais, próximo disco de canções inéditas após sete anos. Os dois protagonizam o fim de semana de abertura do festival.

Já o encerramento traz a sul-mato-grossense radicada em São Paulo Alzira E, que tem trinta anos de carreira, nove discos e composições prestadas a grandes artistas do país, além do mineiro Nelson Angelo, um dos integrantes do Clube da Esquina, cantador icônico desde os anos 1960, parceiro ao lado de Milton Nascimento, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi.

A programação traz ainda alguns dos compositores que mais chamam atenção no radar da nova música brasileira. O pianista pernambucano Zé Manoel volta a BH com canções do álbum Canção e Silêncio. Tim Bernardes, de São Paulo, pela primeira vez se apresenta em formato solo, mostrando repertório próprio inédito e algumas canções da banda O Terno, pela qual é mais conhecido. Do Rio de Janeiro, a compositora Ilessi traz seu trabalho autoral e interpretações de outros jovens cantautores da cena nacional. A participação internacional deste ano fica por conta da moçambicana radicada em São Paulo Lenna Bahule, que mostra o resultado do seu trabalho de criação com foco na música vocal e no corpo.

Com grande atenção à música produzida em Minas, a Mostra ainda apresenta as seguintes atrações: Serginho Beagá, nome marcante do samba da capital; Leopoldina, premiada e veterana representante da geração do movimento Reciclo Geral; Deh Mussulini, uma das idealizadoras do Coletivo ANA (Amostra Nua de Autoras); Paulo Rocha, que promove as canções do seu primeiro EP; Sara Não Tem Nome, que passeia também pelo folk e o pop; Alexandre Andrés, jovem cantautor com três discos aos 25 anos; Jennifer Souza e Luiz Gabriel Lopes, que além de desenvolverem consistentes carreiras solo são também idealizadores da Mostra.

A 6ª Mostra Cantautores é realizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH com patrocínio da UNI-BH, apoio cultural da Funarte MG, BDMG Cultural, Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Sobre a Mostra
Idealizada em 2011 pelos artistas mineiros Jennifer Souza e Luiz Gabriel Lopes, a Mostra Cantautores surgiu com a proposta de aproximar o público da obra de diversos compositores em seu estado mais puro, ou seja, acompanhada apenas de um instrumento. Considerado o mais intimista dos festivais brasileiros, a Mostra Cantautores propõe atualizar o conceito histórico do cantautor, cancioneiro que expressa a lírica das suas composições de forma direta, a partir do poder da voz e do acompanhamento.

Já aceitaram esse desafio e marcaram a história da Mostra grandes nomes como Xangai, Guinga, Luiz Tatit, Vander Lee, Zé Miguel Wisnik, Sergio Santos, Ceumar e Déa Trancoso. O festival transformou-se, também, num frutífero  momento de encontro e reflexão de artistas de diferentes lugares do país. “Nesta edição recebemos mais de 200 inscrições e tivemos um árduo trabalho da comissão de curadoria, dada a expressiva qualidade e o desejo desses cantautores e cantautoras em fazer parte do projeto”, explica Jennifer Souza. “Queremos contribuir para traçar essa contínua cartografia da música brasileira, não apenas geograficamente, mas localizando quais as produções autorais mais significativas da canção hoje, em seus diversos estilos”, completa Luiz Gabriel Lopes.

Programação

6 de maio – sábado
18h – Vitor Ramil (RS) I Abertura: Jennifer Souza (MG)
21h – Chico César (PB) I Abertura: Luiz Gabriel Lopes (MG)

Teatro Bradesco (Rua da Banhia, 2244 -Lourdes)

9 de maio – terça- feira
20h – Zé Manoel (PE)
21h30 – Tim Bernardes (SP)

Idea Casa de Cultura (Rua Bernardo Guimarães, 1200)

10 de maio – quarta-feira
20h30 – Ilessi (RJ) & Paulo Rocha (MG)

Funarte MG (Rua Januária, 68, Centro)

11 de maio – quinta-feira
20h30 – Leopoldina (MG) & Serginho Beagá (MG)

Funarte MG (Rua Januária, 68, Centro)

12 de maio – sexta-feira
20h – Deh Mussulini (MG) & Lenna Bahule (Moçambique)

Funarte MG (Rua Januária, 68, Centro)

13 de maio – sábado
18h – Alzira E (MS) I Abertura: Sara Não Tem Nome (MG)
21h – Nelson Angelo (MG) I Abertura: Alexandre Andrés (MG)

Funarte MG (Rua Januária, 68, Centro)

Atividades Extras
Funarte MG
Acesso gratuito

Encontro com o compositor Nelson Angelo (MG) – 12/05 – 15h
O compositor e cronista Pablo Castro conversa com Nelson Angelo sobre aspectos musicais, históricos e políticos de sua obra, singularmente inserida no contexto do Clube do Esquina e em relação à historiografia de acontecimentos musicais de outras ordens.

Essa é pra tocar no rádio? – 13/05 – 15h
Com Patrícia Palumbo/Flávio Henrique/João Paulo Cunha/Lucas Simões
Mediação: Luiz Gabriel Lopes

Dando sequência às discussões iniciadas nas outras edições, a Mostra Cantautores reúne profissionais vinculados ao campo da música popular no Brasil para debater os rumos e gargalos do circuito, num bate-papo aberto ao público.
Jornalistas, artistas, programadores e radialistas se encontram para pensar criticamente o momento da produção atual da canção, suas potências e limitações, suas hibridizações enquanto linguagem e sua incerta deriva enquanto produto de consumo. A proposta é esboçar possíveis novos mapas e atitudes diante das transformações do mercado, numa troca de perspectivas entre artistas, público e imprensa.

Serviço

6ª Mostra Cantautores
6 a 13 de maio
Teatro Bradesco, Idea Espaço Cultural e Funarte MG
Belo Horizonte (MG)

Ingressos: Entre R$14 e R$20 (Inteira)
Informações e vendas: www.mostracantautores.com.br


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *