‘S/Título, óleo sobre tela’ em cartaz na Funarte MG

'S/Título - Óleo sobre tela'

O espetáculo S/Título, óleo sobre tela – que integrou a programação do Simpósio Interdisciplinar – Arte e Ciências Humanas Integradas, promovido pela Funarte MG, volta em cartaz dia 18, quinta, às 20 horas, no mesmo espaço, em Belo Horizonte (MG). A peça, com censura livre, tem curta temporada: até 21 de maio.

S/Título, óleo sobre tela aborda, principalmente, o tema da representatividade: cultural, artística, social e política. A peça conta a história de quatro representantes políticos, que devem se reunir para a decisão sobre o impasse do quadro oficial da Independência. Há rumores de que o quadro, que ocupa há mais de um século o palácio do governo, é falso. O que fazer com o quadro? A partir desse mote, desdobram-se questões sobre a veracidade histórica, o documental em contraponto à memória, as relações de poder entre grupos sociais e indivíduos e principalmente o tema da representatividade.

S/Título, óleo sobre tela foi escrita por Sara Pinheiro em 2013, na cidade de Asunción, Paraguai, e reescrita com a colaboração de outras pessoas, que, como a dramaturga, vivem em Belo Horizonte, MG. Embora as paisagens socioculturais tenham contribuído para o texto, ele pode ser aplicado em qualquer lugar, de qualquer Estado.

Sobre a Cia. do Chá

A Cia do Chá foi fundada em 2008, em Belo Horizonte, pelos artistas Cristiane Andrade, Sara Pinheiro, Jésus Lataliza, Francis Severino, Fabiano Rabelo, Luís Dias , João Valadares e Vinícius Souza, formados pelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR). Suas criações são frutos da diversidade de desejos e identidades artísticas dos integrantes – hibridismo que permitiu experimentações e trânsitos por linguagens teatrais.

A companhia estreou em 2009, com o espetáculo Da ordem das Coisas, escrito e dirigido por Vinícius Souza. Participou do 10° Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte (MG), com a cena A Mudança (livremente inspirada na obra A Metamorfose de Kafka). Neste festival, a Cia do Chá obteve o prêmio para a construção do espetáculo, que posteriormente contou com o apoio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. A Mudança foi apresentada na cidade de Belo Horizonte e no festival curitibano Fringe, dentro da Mostra Teatro para Ver de Perto, onde a companhia alcançou boas repercussões de público e de crítica.

Em 2010, realizou o espetáculo Fausto(s!) em parceria com a Preqaria Cia de Teatro. Em 2011, concebeu a cena curta Ensaio para outra história, dirigida por Vinícius Souza, com apresentações no 3° Festival Breves Cenas de Teatro (Manaus/AM), no 12° Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto (BH/MG) e no 1° Multifestival (Três Rios/RJ). A Cia também participou da 6ª Mostra Cenas Breves (Curitiba/ PR), com a cena Os escafandristas, de Vinícius Souza, e atuou com parceria no projeto Janela de Dramaturgia, realizado por Sara Pinheiro e Vinícius Souza.

Atualmente, em seu repertório, a Cia do Chá de Teatro circula com o espetáculo S/Título, óleo sobre tela, que teve sua estreia em dezembro de 2013 e apresentou-se no Festival Belo Horizonte FIT/BH em 2014. S/Título, óleo sobre tela tem a direção de Gustavo Bones e de Mariana Maioline, e a dramaturgia de Sara Pinheiro.

Ficha Técnica:
Organização e Produção: Cristiane Andrade
Idealização: Cristiane Andrade, Pedro Neves e Walter Mendes
Apoio Artístico e Técnico: Antônio Augusto Paganelli, Bremmer Guimarães, Igor Leal, Jésus Lataliza, Luiza Palhares, Mariana Maioline, Pedro Neves, Randy Vieira e Walter Mendes.
Teaser, Registro Audiovisual e Fotografia: Randy Vieira e Antônio Augusto Paganelli
Projeto Gráfico: Luíza Palhares
Assistência de produção: Will Soares
Agradecimentos: Alexandre de Sena, Daniela Paiva, Gustavo Bones, Laura Lima, Pedro Neves, Rafael Ávila e Sara Pinheiro.
Apoio: ESPANCA! e UNIBH
Realização: Funarte MG e Humaitá Agrupamento de Teatro

Serviço:

S/Título, óleo sobre tela
De 18 a 21 de maio, às 20h

Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre
Ingressos: R$20 e R$10 (meia-entrada)

Local: Funarte MG
Rua Januária, Nº 68, Centro – Belo Horizonte (MG)
(31) 3213-3084
(31) 3213-7112

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *