Funarte SP apresenta a instalação ‘Estudo para Monumento’, de Erica Ferrari

'Estudo para Monumento'. Imagem: Erica Ferrari.

Com abertura no dia 27 de maio e visitação até o dia 10 de julho, a artista Erica Ferrari apresenta a exposição Estudo para Monumento, na Galeria Mario Schenberg do Complexo Cultural Funarte São Paulo. O trabalho foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 e pode ser visto, na abertura, das 15h às 20h. Durante o período de visitação, a mostra fica aberta de segundas a sextas, das 10h às 18h. E aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h.

A instalação representa em escala real as ruínas de dois importantes edifícios, situados no Rio de Janeiro e em Berlim. Ambos os prédios foram destruídos em consequência de atos políticos, e a proposta da exposição é refletir sobre a continuidade do valor simbólico dessas construções mesmo após o seu desaparecimento.

O edifício modernista Columbushaus é uma das referências do trabalho. Projetado em 1932 pelo arquiteto alemão Erich Mendelsohn, ele foi incendiado em 1953 num protesto popular em Berlim Oriental. A outra referência é a primeira sede da União Nacional dos Estudantes – UNE, na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro. Em abril de 1964, durante a repressão promovida pela ditadura militar, o prédio sofreu um atentado, sendo depois reconstruído com projeto de Oscar Niemeyer. Os dois ataques aconteceram, portanto, em contextos de repressão por regimes recém-implantados – porém, situados em lados opostos no âmbito da Guerra Fria.

Tal como os monumentos, acredita Erica Ferrari, também as respectivas ruínas são carregadas de valor histórico e ideológico. Ao representá-las, usando madeira e outros materiais de descarte parcialmente carbonizados, a mostra evidencia como o corpo arquitetônico de um lugar pode se tornar alvo da luta política. Ao mesmo tempo, o trabalho também constata o potencial que as áreas destruídas preservaram para a construção do ‘novo’, transformando-se depois de certo tempo em cartões postais de suas cidades.

Exposição: Estudo para Monumento

Abertura: dia 27 de maio. Sábado, das 15h às 20h.

Visitação: de 28 de maio a 10 de julho. De segundas a sextas, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h.

Serviço educativo: segunda a sexta, das 14h às 18h.

Agendamentos: educativofunarte@gmail.com

Lançamento do catálogo: 08 de julho, às 15h

Entrada franca.

Galeria Mario Schenberg – Complexo Cultural Funarte SP

Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)

Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mais informações:

funartesp@gmail.com

(11) 3662-5177

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *