Teatro de Arena Eugênio Kusnet recebe ‘Somos todos Olga’

'Somos todos Olga'. Foto: Jesus Carlos.

No dia 2 de junho estreia, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, o monólogo Somos todos Olga, com texto, direção e interpretação de Alessandra Cavagna. O espetáculo fica em cartaz até o dia 25 de junho, às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 20h. Os ingressos têm preços populares.

Olga Benário Prestes foi uma militante comunista alemã, de origem judia. Companheira de Luís Carlos Prestes, chegou ao Brasil em 1934 para apoiar o Partido Comunista Brasileiro. Após a Insurreição Comunista, em 1935, foi presa e deportada para a Alemanha nazista, onde deu à luz sua filha Anita. Foi morta em 1942, em uma câmara de gás, na cidade de Bernburg.

O espetáculo biográfico Somos todos Olga retrata a militante nos momentos anteriores à sua execução. Judia e comunista, a mulher que sempre lutou por liberdade e justiça vê-se confinada em uma cela e sabe que sua morte é certa. Ela sofre com seu destino próximo e com a impossibilidade de voltar a ver seus entes queridos. A pesquisa parte da última carta que Olga escreveu a seu companheiro Luís Carlos Prestes, à sua filha Anita e ao mundo. Por atrás da guerrilheira, havia seu lado humano: doce e impetuosa, meiga e determinada. Era uma pessoa forte, mas sentia-se frágil e amargurada, sabendo que perderia a vida em um futuro próximo.

A montagem tem como base o teatro físico e o teatro essencial. O imaginário é construído a partir do corpo da atriz-criadora, que compartilha ideologias e pensamentos. O público também participa da cena, sendo convidado a tomar decisões. O espetáculo tem, ainda, elementos do teatro épico e do “estranhamento brechtiano”. Por meio de fatos históricos, questões políticas e sociais, emoções e memórias, a peça busca despertar questionamentos e reflexões.

Espetáculo: Somos todos Olga
De 2 a 25 de junho. Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 20h.
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo e é fornecido um ingresso por pessoa
Duração: 90 min. Classificação etária: 16 anos.

Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque – São Paulo (SP)
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte

Ficha técnica:
Texto, direção e interpretação: Alessandra Cavagna | Assistência de direção: Fabrício Casanova e Alessandra Christine | Figurino: Alessandra Cavagna | Iluminação: Décio Filho | Operação de Som: Alessandra Chistine e Thiago Silva | Operação de Luz: Fabrício Casanova

Mais informações
funartesp@gmail.com
(11) 3662-5177

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *