Funarte Brasília recebe o público com teatro e artes visuais no fim de semana

'Teto e paz' mescla poesia e realidade no Teatro Plínio Marcos. Foto: Irene Egler/ Divulgação

Para celebrar o encerramento das exposições Parque funcional e À vista – Paisagem em contorno, selecionadas pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Atos Visuais 2015, artistas e curadores programaram três eventos abertos e gratuitos nestas sexta (2) e sábado (3).

Mas o fim de semana na Funarte Brasília não é só de despedidas. Quem também chega na sexta (2), ao Teatro Plínio Marcos, é a Cia. La casa incierta, trazendo poesia e dramaticidade em Teto e paz, uma criação coletiva assinada por seis jovens ex-moradores de rua, também atores no espetáculo.

À vista – Paisagem em contorno
Ainda na sexta (2), a exposição À vista – Paisagem em contorno, que reúne trabalhos de nove artistas visuais de Brasília, oferece uma visita guiada por mediador e por um tradutor para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

No evento, que é livre para todos os públicos e tem entrada franca, serão comentados os processos de produção e de criação dos trabalhos das artistas Bruna Neiva, Cecília Bona, Iris Helena, Karina Dias, Julia Milward, Luciana Paiva, Nina Orthof, Raquel Nava e Yana Tamayo.

A mostra tem curadoria de Marília Panitz e pode ser visitada na Galeria Fayga Ostrower apenas até domingo (4).

Parque funcional
Domingo (4) também é o último dia para visitar a exposição Parque funcional, do artista paulistano Beto Shwafaty, na Marquise/Entorno do Complexo Cultural Funarte Brasília.

A obra envolve a construção e exibição de obras feitas com materiais sustentáveis e de reúso, que transitam pela escultura, microarquitetura e design (especificamente mobiliário urbano), sob a inspiração de projetos de contracultura e estratégias de autoprodução ligadas a locais e épocas diversas.

Para marcar este fim de temporada, Shwafaty coordenará, na sexta (2), um workshop gratuito no Instituto das Artes da Universidade de Brasília (UnB), que abordará as metodologias, referências e histórias que compõem a criação premiada pela Funarte.

Já no sábado (3), o artista e o teórico Cayo Honorato recebem o público no Complexo Cultural Funarte, para uma conversa informal sobre os vetores conceituais e históricos que embasam o projeto.

Teto e paz
O Teatro Plínio Marcos se abre nesta sexta (2) para uma temporada relâmpago do espetáculo Teto e paz, criado e interpretado por seis jovens ex-moradores de rua de Brasília – que estarão no palco ao lado dos atores Lívia Fernandes, Jeferson Alves e Clarice Cardell, da Cia. La casa incierta.

Teto e paz dá continuidade a um projeto iniciado pela companhia em 2015, com o espetáculo Meninos da guerra – um resgate das experiências de vida de 22 moças e rapazes em situação de grande vulnerabilidade social.

“Por trás da vivência sem direitos básicos e amparo de pai e mãe, e do contato com a morte desde muito cedo, há uma grande potência nesses meninos, gerada pela relação forte e trágica com a vida. Isso nos permitiu recuperar deles a narrativa do herói ̶ o que é capaz de proteger o outro e de ir ao inferno”, conta o dramaturgo Carlos Laredo, diretor do espetáculo.

Além dos jovens Iara dos Anjos, Herbert Lins, João Vitor Arantes, Lucimara Ferreira, Joaquim Ricald e Patrício Alves, e dos três atores de La casa incierta, também atua na peça o rapper GOG, que assina a trilha sonora da obra.

“É um espetáculo necessário, que promove a emoção e o confronto entre a poesia e a dura realidade”, analisa a atriz e produtora Clarice Cardell.Teto e paz tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e vai integrar também a programação do festival Cena contemporânea, em agosto próximo.

SERVIÇO:
Visita guiada com mediador à mostra À vista – Paisagem em contorno
Dia 2 de junho | Sexta, às 17h
Com tradução para LIBRAS
Local: Galeria Fayga Ostrower do Complexo Cultural Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções), Brasília, DF
Entrada franca
Classificação etária: livre

Exposição À vista – Paisagem em contorno
De 20 de abril a 4 de junho | Terça a domingo, das 10h às 21h
Mostra coletiva com as artistas visuais Bruna Neiva, Cecília Bona, Iris Helena, Karina Dias, Julia Milward, Luciana Paiva, Nina Orthof, Raquel Nava e Yana Tamayo
Fotografia, vídeo, objeto e instalação
Curadoria: Marília Panitz
Local: Galeria Fayga Ostrower – Complexo Cultural Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções), Brasília, DF
Entrada franca
Classificação etária: livre

Workshop Parque funcional: introdução história e teórica e exercício prático
Dia 2 de junho | Sexta, das 14h às 18h
Classificação etária: livre
Gratuito
Inscrições: info@parquefuncional.org
Local: Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Instituto de Artes da UnB, Ed. Maquete – Ateliê de Escultura

Conversa aberta com Beto Shwafaty e Cayo Honorato
Dia 3 de junho | Sábado, às 16h
Classificação etária: livre
Gratuito
Local: Marquise/Entorno do Complexo Cultural da Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)

Exposição Parque funcional
De 20 de abril a 4 de junho | Terça a domingo, das 10h às 21h
Classificação etária: livre
Entrada franca
Local: Marquise/Entorno do Complexo Cultural da Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)

Espetáculo Teto e paz
De 2 a 4 de junho | Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h
Direção: Carlos Laredo | Produção: Clarice Cardell | Elenco: Lívia Fernandes, Jeferson Alves, Clarice Cardell, Iara dos Anjos, Herbert Lins, João Vitor Arantes, Lucimara Ferreira, Joaquim Ricald e Patrício Alves | Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF)
Duração: 75min | Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre às 16h. Não aceita cartão
Local: Teatro Plínio Marcos do Complexo Cultural Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções), Brasília, DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *