Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o projeto Que Se Funk terá apresentações nos dias 10, na Praça Mauá; 12 e 13 de junho, em Bangu, no Rio de Janeiro (RJ), com entrada franca. No mês de julho serão mais duas apresentações, na Tijuca, na Zona Norte.
O espetáculo da Cia JP MOVE é uma investigação cênica sobre o Movimento Funk, suas relações com a sociedade e as conexões estabelecidas entre os indivíduos e os espaços da cidade.
As cenas são inspiradas nos bailes, no ir e vir pelas ruas e por esses encontros joviais que recodificaram a “ginga carioca”, história contada com o corpo e um jogo de mixagens musicais pela trajetória do funk carioca.
O corpo e o movimento declaram suas vivências, ideias criativas e dinâmicas a respeito da cultura, que vem se reinventando para sobreviver em meio ao preconceito e censura a essa manifestação jovem, que se tornou um dos maiores fenômenos de massa do Brasil desde os anos 1970.
Representando essas manifestações, as danças urbanas se apropriam dos diversos espaços culturais da cidade, entre eles, teatros, cinemas e praças públicas, para nutrir a espontaneidade e criatividade.
Diversas cenas de Que se Funk foram inspiradas no ‘passinho’ do menor da favela, uma nova dança surgida nas ruas. Assim, o projeto pretende levar o espectador a vivenciar a cultura funk.
Ficha Técnica:
Direção Geral: André Araújo
Direção Artística e coreografia: Michel Cordeiro
Direção de texto: Anna Bradilli
Assistente de direção: Bianca Martins
Produção: Rafael Fernandes
Iluminação: Michel Cordeiro
Figurinista: Raquel Cristina
Fotografia: Luis Eduardo
Intérpretes criadores: Aline Cardoso, Bruna Bastos, Camila Simões, Douglas Rodrigues, Julio Rodrigues, Jéssica Ramos, Marcos Guedes, Rodrigo Barboza e Samir Santos.
Serviço:
Projeto ‘Que Se Funk’
Dia 10 de junho, 14h (sábado)
Local: Praça Mauá – Virada Sustentável Rio 2017
Dia 12 de junho, 14h (segunda-feira)
Dia 13 de junho, 10h (terça-feira)
Local: Nave do Conhecimento de Padre Miguel
Rua Marechal Marciano, s/n, Bangu – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3468-7308
*Entrada franca