Dá mesmo para morrer de amor, segundo o cardiologista inglês Alexander Lyon, do Imperial College, em Londres. A espécie de infarto, que não tem nenhuma artéria bloqueada, é chamada cardiomiopatia de Takotsubo, e provoca nos pacientes dores no peito (www.theconversation.com).
Com base nessas informações, o projeto Receitas para não morrer de amor desenvolveu um cardápio teatral diferente para oferecer ao público da Funarte MG, no período de 23 de junho a 2 de julho, em Belo Horizonte.
O que faria alguém morrer de amor? Ou o que faria alguém para não padecer dessa moléstia? As questões constituem o mote principal da pesquisa na criação de Receitas para não morrer de amor, pequenas estórias de amor sem final feliz. O espetáculo aborda as dificuldades que o ser humano tem de amar a si próprio, de amar o outro verdadeiramente, de aceitar as diferenças e, principalmente nos dias atuais, manter uma relação amorosa.
“São três olhares sobre o amor, o que podem nos dizer sobre ele a ciência, a arte e o ser apaixonado?” ressalta a diretora Ângela Mourão. Contaminados por fábulas, histórias, filmes, poesias, músicas, tratados da psicologia, notícias e fatos reais, e motivados a pesquisar o que acontece depois do fim de um grande amor ou com o resultado de um amor não correspondido, os atores se lançaram a experimentos cênicos, criando ambientes e contextos peculiares e personagens estranhamente cotidianos. “Partimos do diálogo das experiências pessoais com os mitos e as grandes histórias de amor da humanidade. Chegamos a cenas do dia a dia, que todos nós já vivemos, dos amores irrealizados, impossíveis ou interrompidos e o tipo de sentimento que essas vivências nos trazem” conta a diretora.
No elenco estão Fábio Schmidt, Gabriela Dominguez e Raysner de Paula, que também assina a dramaturgia. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Ficha técnica:
Direção: Ângela Mourão
Dramaturgia: Raysner de Paula
Atuação: Fábio Schmidt, Gabriela Dominguez e Raysner de Paula
Trilha sonora: G.A. Barulhista
Iluminação: Felipe Cosse
Visagismo: Gabriela Dominguez
Preparação Física: Joaquim Elias
Preparação Vocal: Ana Hadad
Projeto Gráfico: Denilson Gomes | Solo Comunicação
Assessoria de Comunicação: ZT Comunicação, Bruna Sobreira e Guilherme Lourenço
Coordenação de Produção: Fábio Schmidt
Produção Executiva: Bruna Sobreira
Apoio Cultural: Carabina Cultural, Centro de Referência da Juventude – BH, Grupo Teatro Andante, Funarte MG e Solo Comunicação
Receitas para não morrer de amor
De 23 a 25/06; 29,30/06, 1º e 2/07
Quinta a sábado, 20h; domingos, 19h
Duração: 55 min
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$20 e R$10 (meia entrada)
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68, Centro – Belo Horizonte (MG)
(31) 3213-3084