Inspirados em três peças que visitam o universo do fazer teatral, os alunos de Teatro do Centro Universitário do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) levam à Funarte, dias 21 e 22 de junho (quarta e quinta), o espetáculo Cenas trágicas – A tragédia da vida privada.
Sob direção teatral de Denis Camargo e direção de arte de Thiago Sabino – ambos professores do IESB -, 14 alunos-atores vão apresentar, no Teatro Plínio Marcos, uma história criada a partir da estética do teatro do absurdo e livremente adaptada das peças Seis personagens à procura de um autor (do dramaturgo e romancista italiano Luigi Pirandello), Geração Trianon (da novelista, diretora e autora teatral carioca Anamaria Nunes), e Um trem chamado desejo (do escritor e roteirista Luís Alberto de Abreu, de São Paulo).
Cenas Trágicas, de acordo com seus diretores, põe em xeque elementos do teatro tradicional e “cria sua própria forma de comédia anárquica para expressar a existência sem sentido do homem moderno, num universo governado pelo acaso”.
Com concepção e adaptação de Denis Camargo, a narrativa expõe o processo criativo de uma companhia de teatro fictícia, que ainda acredita na força do gênero trágico mas se prende a uma metodologia de trabalho duvidosa – e cômica. Questões privadas da companhia e de seus atores misturam-se a temas universais, como traição, inveja, mentiras, jogos de interesse, imprevistos, comportamentos estranhos e bizarros.
O embate ideológico se estabelece com a chegada de seis personagens que, como os de Pirandello, procuram por um autor, e defendem a tese de que a ficção é mais real do que a própria realidade. Para eles, os personagens fictícios, quando conseguem chegar à cena, se eternizam, ao contrário daqueles que foram descartados pelo escritor.
A encenação conta com música executada ao vivo e é resultado da disciplina Prática de Montagem 1, do curso de Teatro do Centro Universitário IESB, voltada à construção de um espetáculo com os alunos do 7º semestre. A entrada é gratuita, mas os produtores incentivam a doação espontânea de alimentos não perecíveis ou roupas e sapatos usados, que serão encaminhados a pacientes em tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal.
Espetáculo Cenas trágicas – A tragédia da vida privada
Dias 21 e 22 de junho | Quarta e quinta, às 20h
Adaptação, concepção e direção: Denis Camargo | Elenco: Amanda Miranda, Carolina Monteiro, Dan Kuae, Gabriela Arcanjo, Isa Schmidt Bravo, Isabela Menezes, Isis Castro, Jacy Alves, Juliano Gusmão, Leonardo Gomes, Maria Clara Farias, Micael Alves, Rafael Oliveira e Walber Freitas | Composição da trilha sonora e direção musical: Walber Freitas | Músicos: Larissa Rosa, Leandro Vaz, Paulo Black e Vanessa Di Farias | Orientação de figurino, adereços e maquiagem: Thiago Sabino | Confecção de bonecos e adereços: Tânia Alves e Thiago Sabino | Desenho de luz: Denis Camargo e Thiago Sabino | Operador de luz: Rodrigo Lelis | Montador e operador de luz: Damião dos Santos e Rodrigo Lelis | Cenotécnicos: Dan Kuwae, Walber Freitas e Bruno Gil | Fotografia e programação visual: Estúdio Carbono | Coordenação de produção e orientação de pesquisa: Denis Camargo | Direção de vídeo e projeto de captação financeira: Daniel Kuae
Duração: 105min | Classificação etária: 12 anos
Entrada franca. Doações de alimentos não perecíveis, roupas e sapatos são bem-vindas
Local: Teatro Plínio Marcos do Complexo Cultural Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília, DF. (Entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)