Nesta quinta-feira, dia 29, às 18h30, a Maldita Cia de Investigação Teatral fará ensaio aberto do espetáculo Maxilar Viril, na Funarte MG. A entrada é gratuita. Com dramaturgia inédita e direção de Amaury Borges, a peça estreou em junho de 2014 em Belo Horizontes, tendo integrado a programação do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte 2016, projeto Off Cena do Sesc Palladim 2016, e do Verão Arte Contemporânea em 2015. O projeto foi contemplado no Laboratório da Cena Funarte 2016.
Durante três meses a Maldita Cia de Investigação Teatral realizou seus encontros na Funarte MG. Foram ensaios destinados à continuidade de estudos sobre a dramaturgia sonora e espacial do espetáculo MaxilarViril. Os estudos sobre espetáculo foram em busca de uma relação ainda mais direta e próxima com o espectador.
Na montagem, América e seu filho, Dulcídio, restam sozinhos na aldeia de Lucanamarca, propriedade herdada do pai falecido. Desse ponto, relembram a trajetória de perdas que os levou até essa situação. O espetáculo relaciona essa fábula a documentos de Comissões da Verdade da América Latina para propor uma reflexão sobre a condição humana, a intolerância e a barbárie na atualidade.
Maxilar Viril, em seu universo tirânico de relações, se justifica no panorama de sociedade contemporânea: vivemos tempos de barbárie, em que a violência é ferramenta de afirmação do indivíduo que, para existir, sente necessidade de aniquilar o outro. Os conflitos apresentados, como o jogo de status na relação entre o masculino e o feminino, as hierarquias familiares e suas deformações e o absurdo como a motivação do ato criminoso, potencializam uma reflexão acerca da deterioração das relações humanas no mundo atual. A ideia é apresentar ao espectador um encontro sinestésico a fim de permitir o questionamento das relações trágicas que marcam a nossa realidade contemporânea.
Sobre a Maldita Cia. de Investigação Teatral – Desde seu surgimento em 2002, um dos principais focos da pesquisa da Maldita Cia. é o teatro de ocupação. Sediada em Belo Horizonte, ela desenvolve um trabalho singular na cena teatral de Belo Horizonte, pesquisando o uso de objetos para o mascaramento do ator; o teatro como arte do espaço; o teatro como arte do encontro; narrativas que transitam do épico ao dramático.
Suas ações perpassam a criação teatral, atividades de formação e a promoção de encontros entre artistas e pensadores que possam fomentar a efervescência criativa e reflexiva no teatro. O grupo realizou os projetos de formação Cena 3×4 (2002-2005), em parceria com o Galpão Cine Horto, e Circuito OFF (2003-2006) em parceria com o grupo Teatro Invertido. Em seu repertório, estão os espetáculos Maxilar Viril (2014), Cara Preta (2009) e Casa das Misericórdias (2002).
Saiba mais em www.malditacia.com
Serviço:
Espetáculo: Maxilar Viril
Data: 29 de junho de 2017 (quinta-feira), às 18h30
Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte – MG
Entrada Gratuita
Lotação: 70 lugares